A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Oliveira, Fernando
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3476
Resumo: Os argumentos de Kenneth Waltz em Man, State and War, feitos por analogia à caça ao veado de Rousseau apresentada Discurso Sobre a Origem das Desigualdades Entre os Homens, servem de base para uma teoria que considera que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força, bem como para determinar certas características inerentes à relação entre Estados (especialmente o grande potencial conflituoso). Uma teoria como essa é apresentada por ele em Theory of International Relations. Tal teoria é extremamente influente, tendo ajudado a fundar o modelo neo-realista nas relações internacionais. Acredito, entretanto, que os argumentos que tem sua raiz na caça ao veado de Rousseau surgem de uma interpretação equivocada de tal alegoria e que uma interpretação correta mostraria que, tal como ela é descrita por Rousseau, a caça ao veado não serviria de base para os argumentos de Waltz. Mesmo com pequenas alterações, que permitam uma aproximação ao modo como Waltz interpreta a caça ao veado, creio que ela não levaria a uma total independência de teorias que considerem que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força e, o que é ainda mais marcante, não levaria a uma consideração tão elevada da ameaça de conflito nas relações internacionais e como tal consideração tem uma influência tão elevada no comportamento dos Estados em tais relações.
id UFPI-1_2b81ea0ec17284ad4de4f6cc3e85ea01
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3476
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZRealismo PolíticoRousseauKenneth WaltzCaça ao VeadoOs argumentos de Kenneth Waltz em Man, State and War, feitos por analogia à caça ao veado de Rousseau apresentada Discurso Sobre a Origem das Desigualdades Entre os Homens, servem de base para uma teoria que considera que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força, bem como para determinar certas características inerentes à relação entre Estados (especialmente o grande potencial conflituoso). Uma teoria como essa é apresentada por ele em Theory of International Relations. Tal teoria é extremamente influente, tendo ajudado a fundar o modelo neo-realista nas relações internacionais. Acredito, entretanto, que os argumentos que tem sua raiz na caça ao veado de Rousseau surgem de uma interpretação equivocada de tal alegoria e que uma interpretação correta mostraria que, tal como ela é descrita por Rousseau, a caça ao veado não serviria de base para os argumentos de Waltz. Mesmo com pequenas alterações, que permitam uma aproximação ao modo como Waltz interpreta a caça ao veado, creio que ela não levaria a uma total independência de teorias que considerem que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força e, o que é ainda mais marcante, não levaria a uma consideração tão elevada da ameaça de conflito nas relações internacionais e como tal consideração tem uma influência tão elevada no comportamento dos Estados em tais relações.EDUFPI2019-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/347610.26694/pensando.v10i19.7009PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 10 No. 19 (2019): VARIA; 74-89PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 10 No 19 (2019): VARIA; 74-89PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 10 n. 19 (2019): VARIA; 74-892178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3476/3049Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Oliveira, Fernando 2022-11-05T21:11:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3476Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-11-05T21:11:01Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ
title A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ
spellingShingle A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ
Nunes Oliveira, Fernando
Realismo Político
Rousseau
Kenneth Waltz
Caça ao Veado
title_short A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ
title_full A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ
title_fullStr A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ
title_full_unstemmed A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ
title_sort A CAÇA AO VEADO E O ERRO DE WALTZ
author Nunes Oliveira, Fernando
author_facet Nunes Oliveira, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Oliveira, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Realismo Político
Rousseau
Kenneth Waltz
Caça ao Veado
topic Realismo Político
Rousseau
Kenneth Waltz
Caça ao Veado
description Os argumentos de Kenneth Waltz em Man, State and War, feitos por analogia à caça ao veado de Rousseau apresentada Discurso Sobre a Origem das Desigualdades Entre os Homens, servem de base para uma teoria que considera que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força, bem como para determinar certas características inerentes à relação entre Estados (especialmente o grande potencial conflituoso). Uma teoria como essa é apresentada por ele em Theory of International Relations. Tal teoria é extremamente influente, tendo ajudado a fundar o modelo neo-realista nas relações internacionais. Acredito, entretanto, que os argumentos que tem sua raiz na caça ao veado de Rousseau surgem de uma interpretação equivocada de tal alegoria e que uma interpretação correta mostraria que, tal como ela é descrita por Rousseau, a caça ao veado não serviria de base para os argumentos de Waltz. Mesmo com pequenas alterações, que permitam uma aproximação ao modo como Waltz interpreta a caça ao veado, creio que ela não levaria a uma total independência de teorias que considerem que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força e, o que é ainda mais marcante, não levaria a uma consideração tão elevada da ameaça de conflito nas relações internacionais e como tal consideração tem uma influência tão elevada no comportamento dos Estados em tais relações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3476
10.26694/pensando.v10i19.7009
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3476
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v10i19.7009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3476/3049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 10 No. 19 (2019): VARIA; 74-89
PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 10 No 19 (2019): VARIA; 74-89
PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 10 n. 19 (2019): VARIA; 74-89
2178-843X
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1799755926137208832