O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda Jr., José Cavalcante
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3541
Resumo: O raciovitalismo do filósofo espanhol Ortega y Gasset traz uma significativa contribuição ao contemporâneo, isto é, seu comprometimento com o fundamento mais radical da existência: a vida. A teoria raciovitalista aprofunda em seu percurso filosófico a concepção de um ser humano imerso em suas circunstâncias, lugar-base para a construção do ser gente, ser histórico, ser futuro, ser que ama e, por isso, se autocompreende e se revela. Imerso nesse contexto, o presente texto buscou apresentar um recorte da filosofia de Ortega y Gasset, o amor. Para tanto, busca demonstrar os traços gerais de sua teoria e suas implicações na relação do eu com o outro, sendo assim o amor uma manifestação da vida. Enquanto instrumento metodológico, tal estudo tomou como ponto de partida a pesquisa bibliográfica, a qual esteve voltada para a compreensão do contexto histórico, visando destacar o amor como revelador da vida. Mediante essa investigação, verificou-se que a compreensão da perspectiva filosófica de Ortega sobre o amor constitui-se como uma reflexão emergente e urgente sobre a vida, de modo particular, a “minha vida”. E ainda, o raciovitalismo orteguiano ao se referir ao amor o compreende como um fenômeno humano, que não está no campo da transcendência ou no campo das ideias, mas circunscrito no encontro da pessoa com seu sujeito amado. Tal itinerário revela o caráter de encontro que demanda da compreensão do amor, em outras palavras, amar é uma vivificação constante e uma perene criação e conservação intencional do amado na “minha vida”.
id UFPI-1_a0a809f0688e27d970a6d14f3f95fb98
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3541
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSETRaciovitalismoAmorTransmigraçãoO raciovitalismo do filósofo espanhol Ortega y Gasset traz uma significativa contribuição ao contemporâneo, isto é, seu comprometimento com o fundamento mais radical da existência: a vida. A teoria raciovitalista aprofunda em seu percurso filosófico a concepção de um ser humano imerso em suas circunstâncias, lugar-base para a construção do ser gente, ser histórico, ser futuro, ser que ama e, por isso, se autocompreende e se revela. Imerso nesse contexto, o presente texto buscou apresentar um recorte da filosofia de Ortega y Gasset, o amor. Para tanto, busca demonstrar os traços gerais de sua teoria e suas implicações na relação do eu com o outro, sendo assim o amor uma manifestação da vida. Enquanto instrumento metodológico, tal estudo tomou como ponto de partida a pesquisa bibliográfica, a qual esteve voltada para a compreensão do contexto histórico, visando destacar o amor como revelador da vida. Mediante essa investigação, verificou-se que a compreensão da perspectiva filosófica de Ortega sobre o amor constitui-se como uma reflexão emergente e urgente sobre a vida, de modo particular, a “minha vida”. E ainda, o raciovitalismo orteguiano ao se referir ao amor o compreende como um fenômeno humano, que não está no campo da transcendência ou no campo das ideias, mas circunscrito no encontro da pessoa com seu sujeito amado. Tal itinerário revela o caráter de encontro que demanda da compreensão do amor, em outras palavras, amar é uma vivificação constante e uma perene criação e conservação intencional do amado na “minha vida”.EDUFPI2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/354110.26694/pensando.v12i25.10565PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 12 No. 25 (2021): VARIA; 42-53PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 12 No 25 (2021): VARIA; 42-53PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 12 n. 25 (2021): VARIA; 42-532178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3541/3114Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda Jr., José Cavalcante 2022-11-06T16:17:26Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3541Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-11-06T16:17:26Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET
title O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET
spellingShingle O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET
Lacerda Jr., José Cavalcante
Raciovitalismo
Amor
Transmigração
title_short O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET
title_full O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET
title_fullStr O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET
title_full_unstemmed O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET
title_sort O AMOR COMO REVELADOR DA VIDA EM ORTEGA Y GASSET
author Lacerda Jr., José Cavalcante
author_facet Lacerda Jr., José Cavalcante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda Jr., José Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Raciovitalismo
Amor
Transmigração
topic Raciovitalismo
Amor
Transmigração
description O raciovitalismo do filósofo espanhol Ortega y Gasset traz uma significativa contribuição ao contemporâneo, isto é, seu comprometimento com o fundamento mais radical da existência: a vida. A teoria raciovitalista aprofunda em seu percurso filosófico a concepção de um ser humano imerso em suas circunstâncias, lugar-base para a construção do ser gente, ser histórico, ser futuro, ser que ama e, por isso, se autocompreende e se revela. Imerso nesse contexto, o presente texto buscou apresentar um recorte da filosofia de Ortega y Gasset, o amor. Para tanto, busca demonstrar os traços gerais de sua teoria e suas implicações na relação do eu com o outro, sendo assim o amor uma manifestação da vida. Enquanto instrumento metodológico, tal estudo tomou como ponto de partida a pesquisa bibliográfica, a qual esteve voltada para a compreensão do contexto histórico, visando destacar o amor como revelador da vida. Mediante essa investigação, verificou-se que a compreensão da perspectiva filosófica de Ortega sobre o amor constitui-se como uma reflexão emergente e urgente sobre a vida, de modo particular, a “minha vida”. E ainda, o raciovitalismo orteguiano ao se referir ao amor o compreende como um fenômeno humano, que não está no campo da transcendência ou no campo das ideias, mas circunscrito no encontro da pessoa com seu sujeito amado. Tal itinerário revela o caráter de encontro que demanda da compreensão do amor, em outras palavras, amar é uma vivificação constante e uma perene criação e conservação intencional do amado na “minha vida”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3541
10.26694/pensando.v12i25.10565
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3541
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v12i25.10565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3541/3114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 12 No. 25 (2021): VARIA; 42-53
PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 12 No 25 (2021): VARIA; 42-53
PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 12 n. 25 (2021): VARIA; 42-53
2178-843X
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1799755926525181952