ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Meireles , Cristina Amaro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3555
Resumo: Nesse texto, nós pretendemos explorar o tema da acolhida do outro a partir do problema da comunicação. Em variados contextos, frequentemente predomina a compreensão de que dialogar, ouvir e considerar os pontos de vista de uma alteridade seja coisa natural e factível. No entanto, a realidade das relações humanas insiste em trazer evidências na direção contrária. Tanto no plano micro das relações interpessoais, como no plano macro das relações políticas nacionais e internacionais, abundam exemplos de situações em que a conversa e o diálogo falharam, seja porque o falante não conseguiu expressar o que queria, por mais que dominasse o idioma, seja porque o interlocutor não conseguiu acolher o discurso do falante, mesmo tendo compreendido o seu significado linguístico. Assim, a discussão que propomos tem como eixo a pergunta: o que realmente significa comunicar? E, além disso: o que é lícito esperar da comunicação a fim de promover o encontro com a alteridade da maneira mais efetiva possível? Buscaremos respostas para essas perguntas a partir de dois filósofos franceses contemporâneos que, ao se indagarem sobre a humanidade dos seres humanos, elegeram as relações com a alteridade como elemento central na constituição da própria subjetividade: Jean Nabert (1881-1960) e Paul Ricoeur (1913-2005). As elaborações de ambos partem da constatação lúcida de que a verdadeira comunicação não é a regra das relações humanas, mas a exceção, o “milagre”. Apesar disso, ela é caminho indispensável para o encontro legítimo com a alteridade e o consequente “acréscimo de ser” no sujeito.
id UFPI-1_bc2a05df0ec81c05b529e7a0caaceae6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3555
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEURComunicaçãoIncomunicabilidadeDiscursoRicoeurNabertNesse texto, nós pretendemos explorar o tema da acolhida do outro a partir do problema da comunicação. Em variados contextos, frequentemente predomina a compreensão de que dialogar, ouvir e considerar os pontos de vista de uma alteridade seja coisa natural e factível. No entanto, a realidade das relações humanas insiste em trazer evidências na direção contrária. Tanto no plano micro das relações interpessoais, como no plano macro das relações políticas nacionais e internacionais, abundam exemplos de situações em que a conversa e o diálogo falharam, seja porque o falante não conseguiu expressar o que queria, por mais que dominasse o idioma, seja porque o interlocutor não conseguiu acolher o discurso do falante, mesmo tendo compreendido o seu significado linguístico. Assim, a discussão que propomos tem como eixo a pergunta: o que realmente significa comunicar? E, além disso: o que é lícito esperar da comunicação a fim de promover o encontro com a alteridade da maneira mais efetiva possível? Buscaremos respostas para essas perguntas a partir de dois filósofos franceses contemporâneos que, ao se indagarem sobre a humanidade dos seres humanos, elegeram as relações com a alteridade como elemento central na constituição da própria subjetividade: Jean Nabert (1881-1960) e Paul Ricoeur (1913-2005). As elaborações de ambos partem da constatação lúcida de que a verdadeira comunicação não é a regra das relações humanas, mas a exceção, o “milagre”. Apesar disso, ela é caminho indispensável para o encontro legítimo com a alteridade e o consequente “acréscimo de ser” no sujeito.EDUFPI2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/355510.26694/pensando.v12i26.12649PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 12 No. 26 (2021): DOSSIÊ PAUL RICOEUR; 109-126PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 12 No 26 (2021): DOSSIÊ PAUL RICOEUR; 109-126PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 12 n. 26 (2021): DOSSIÊ PAUL RICOEUR; 109-1262178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3555/3128Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana Meireles , Cristina Amaro 2022-11-06T19:33:04Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3555Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-11-06T19:33:04Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR
title ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR
spellingShingle ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR
Viana Meireles , Cristina Amaro
Comunicação
Incomunicabilidade
Discurso
Ricoeur
Nabert
title_short ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR
title_full ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR
title_fullStr ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR
title_full_unstemmed ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR
title_sort ACOLHER O OUTRO: NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO EM NABERT E RICOEUR
author Viana Meireles , Cristina Amaro
author_facet Viana Meireles , Cristina Amaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana Meireles , Cristina Amaro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Incomunicabilidade
Discurso
Ricoeur
Nabert
topic Comunicação
Incomunicabilidade
Discurso
Ricoeur
Nabert
description Nesse texto, nós pretendemos explorar o tema da acolhida do outro a partir do problema da comunicação. Em variados contextos, frequentemente predomina a compreensão de que dialogar, ouvir e considerar os pontos de vista de uma alteridade seja coisa natural e factível. No entanto, a realidade das relações humanas insiste em trazer evidências na direção contrária. Tanto no plano micro das relações interpessoais, como no plano macro das relações políticas nacionais e internacionais, abundam exemplos de situações em que a conversa e o diálogo falharam, seja porque o falante não conseguiu expressar o que queria, por mais que dominasse o idioma, seja porque o interlocutor não conseguiu acolher o discurso do falante, mesmo tendo compreendido o seu significado linguístico. Assim, a discussão que propomos tem como eixo a pergunta: o que realmente significa comunicar? E, além disso: o que é lícito esperar da comunicação a fim de promover o encontro com a alteridade da maneira mais efetiva possível? Buscaremos respostas para essas perguntas a partir de dois filósofos franceses contemporâneos que, ao se indagarem sobre a humanidade dos seres humanos, elegeram as relações com a alteridade como elemento central na constituição da própria subjetividade: Jean Nabert (1881-1960) e Paul Ricoeur (1913-2005). As elaborações de ambos partem da constatação lúcida de que a verdadeira comunicação não é a regra das relações humanas, mas a exceção, o “milagre”. Apesar disso, ela é caminho indispensável para o encontro legítimo com a alteridade e o consequente “acréscimo de ser” no sujeito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3555
10.26694/pensando.v12i26.12649
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3555
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v12i26.12649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3555/3128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 12 No. 26 (2021): DOSSIÊ PAUL RICOEUR; 109-126
PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 12 No 26 (2021): DOSSIÊ PAUL RICOEUR; 109-126
PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 12 n. 26 (2021): DOSSIÊ PAUL RICOEUR; 109-126
2178-843X
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1799755926545104896