APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Renata Cristina L.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3474
Resumo: Este trabalho pretende oferecer uma exposição e caracterização de certas marcas (sinais) do Idealismo Transcendental presente na primeira Crítica de Kant. Para a realização dos presentes propósitos teremos como apoio algumas passagens do Prefácio à segunda edição da Crítica da razão pura, determinados pontos da Estética Transcendental, bem como tomaremos enquanto base de nossas reflexões a sexta seção da antinomia da razão pura, presente na Crítica da razão pura, denominada de “O idealismo transcendental como chave para a solução da dialética cosmológica”. Entendemos que Kant apresenta, nessa parte de sua Crítica, a caracterização específica e a peculiaridade decisiva do Idealismo Transcendental da Crítica da razão pura. Nossa investigação seguirá as seguintes etapas: i) apresentação da Revolução Copernicana em filosofia proposta por Kant, pois consideramos tal revolução – a mudança de método e no modo de pensar o conhecimento em geral, bem como, em específico, o conhecimento metafísico (filosofia) – o primeiro passo do filósofo em direção ao seu idealismo; ii) elucidação de algumas das conseqüências que Kant extrai das considerações realizadas por ele acerca do espaço e do tempo na Estética Transcendental, as quais assinalam, como diz Kant, a “prova direta” (B534) do idealismo transcendental, ou seja, da idealidade transcendental dos fenômenos; iii) análise e exposição da já citada sexta seção, na qual Kant oferece o que pensamos ser uma caracterização propriamente dita do Idealismo Transcendental da Crítica da razão pura, isto é, o tipo particular de idealidade que Kant atribui a todos os objetos do nosso conhecimento.
id UFPI-1_e0947240862b036e93c45e9459981dea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3474
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANTKantidealismo transcendentalconhecimentoEste trabalho pretende oferecer uma exposição e caracterização de certas marcas (sinais) do Idealismo Transcendental presente na primeira Crítica de Kant. Para a realização dos presentes propósitos teremos como apoio algumas passagens do Prefácio à segunda edição da Crítica da razão pura, determinados pontos da Estética Transcendental, bem como tomaremos enquanto base de nossas reflexões a sexta seção da antinomia da razão pura, presente na Crítica da razão pura, denominada de “O idealismo transcendental como chave para a solução da dialética cosmológica”. Entendemos que Kant apresenta, nessa parte de sua Crítica, a caracterização específica e a peculiaridade decisiva do Idealismo Transcendental da Crítica da razão pura. Nossa investigação seguirá as seguintes etapas: i) apresentação da Revolução Copernicana em filosofia proposta por Kant, pois consideramos tal revolução – a mudança de método e no modo de pensar o conhecimento em geral, bem como, em específico, o conhecimento metafísico (filosofia) – o primeiro passo do filósofo em direção ao seu idealismo; ii) elucidação de algumas das conseqüências que Kant extrai das considerações realizadas por ele acerca do espaço e do tempo na Estética Transcendental, as quais assinalam, como diz Kant, a “prova direta” (B534) do idealismo transcendental, ou seja, da idealidade transcendental dos fenômenos; iii) análise e exposição da já citada sexta seção, na qual Kant oferece o que pensamos ser uma caracterização propriamente dita do Idealismo Transcendental da Crítica da razão pura, isto é, o tipo particular de idealidade que Kant atribui a todos os objetos do nosso conhecimento.EDUFPI2019-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/347410.26694/pensando.v10i19.662PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 10 No. 19 (2019): VARIA; 52-61PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 10 No 19 (2019): VARIA; 52-61PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 10 n. 19 (2019): VARIA; 52-612178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3474/3047Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Renata Cristina L. 2022-11-05T21:11:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3474Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-11-05T21:11:01Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT
title APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT
spellingShingle APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT
Andrade, Renata Cristina L.
Kant
idealismo transcendental
conhecimento
title_short APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT
title_full APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT
title_fullStr APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT
title_full_unstemmed APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT
title_sort APONTAMENTOS ACERCA DO IDEALISMO TRANSCENDENTAL NO CONTEXTO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT
author Andrade, Renata Cristina L.
author_facet Andrade, Renata Cristina L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Renata Cristina L.
dc.subject.por.fl_str_mv Kant
idealismo transcendental
conhecimento
topic Kant
idealismo transcendental
conhecimento
description Este trabalho pretende oferecer uma exposição e caracterização de certas marcas (sinais) do Idealismo Transcendental presente na primeira Crítica de Kant. Para a realização dos presentes propósitos teremos como apoio algumas passagens do Prefácio à segunda edição da Crítica da razão pura, determinados pontos da Estética Transcendental, bem como tomaremos enquanto base de nossas reflexões a sexta seção da antinomia da razão pura, presente na Crítica da razão pura, denominada de “O idealismo transcendental como chave para a solução da dialética cosmológica”. Entendemos que Kant apresenta, nessa parte de sua Crítica, a caracterização específica e a peculiaridade decisiva do Idealismo Transcendental da Crítica da razão pura. Nossa investigação seguirá as seguintes etapas: i) apresentação da Revolução Copernicana em filosofia proposta por Kant, pois consideramos tal revolução – a mudança de método e no modo de pensar o conhecimento em geral, bem como, em específico, o conhecimento metafísico (filosofia) – o primeiro passo do filósofo em direção ao seu idealismo; ii) elucidação de algumas das conseqüências que Kant extrai das considerações realizadas por ele acerca do espaço e do tempo na Estética Transcendental, as quais assinalam, como diz Kant, a “prova direta” (B534) do idealismo transcendental, ou seja, da idealidade transcendental dos fenômenos; iii) análise e exposição da já citada sexta seção, na qual Kant oferece o que pensamos ser uma caracterização propriamente dita do Idealismo Transcendental da Crítica da razão pura, isto é, o tipo particular de idealidade que Kant atribui a todos os objetos do nosso conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3474
10.26694/pensando.v10i19.662
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3474
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v10i19.662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3474/3047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 10 No. 19 (2019): VARIA; 52-61
PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 10 No 19 (2019): VARIA; 52-61
PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 10 n. 19 (2019): VARIA; 52-61
2178-843X
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1799755926133014528