INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Ana Maria Severo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo e Souza, Rosemeri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4898
Resumo: A pesquisa tem por foco a dinâmica das áreas verdes públicas (AVPs) urbanas, levando em consideração a importância dessas áreas na cidade e suas funções (ambiental, social e estética) como indicadores de qualidade ambiental urbana. Constitui o objetivo do estudo, elencar indicadores ambientais das áreas verdes públicas que contribuem para qualidade ambiental da cidade de Garanhuns-PE. Adotada a visão sistêmica como perspectiva metódica, tendo a paisagem como categoria geográfica referencial. Os procedimentos envolveram: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e elaboração de material cartográfico através de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os indicadores listados que possibilitam analisar as áreas em estudo são de caráter qualitativo (espacialização, tipologia das áreas verdes públicas e a presença de equipamentos de usos sociais nas mesmas) e quantitativo (quantidade das AVPs e a concentração arbórea). Os resultados demostram que as áreas verdes públicas encontram-se restringidas a localizações restritas dos bairros com melhor estrutura urbana, onde apenas 60% apresentam equipamentos de usos sociais. A espacialização, quantidade e concentração arbóreas das áreas verdes públicas são os indicadores que melhor possibilitam avaliar a qualidade ambiental urbana por permitirem uma visualização dos reflexos dessas áreas sobre a malha urbana.
id UFPI-2_006b5b3cdd4cd835c8e6a8af1d6de0bc
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/4898
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PEGeografia e Ciências AmbientaisArborização. Espacialização. Qualidade Ambiental. Paisagem.A pesquisa tem por foco a dinâmica das áreas verdes públicas (AVPs) urbanas, levando em consideração a importância dessas áreas na cidade e suas funções (ambiental, social e estética) como indicadores de qualidade ambiental urbana. Constitui o objetivo do estudo, elencar indicadores ambientais das áreas verdes públicas que contribuem para qualidade ambiental da cidade de Garanhuns-PE. Adotada a visão sistêmica como perspectiva metódica, tendo a paisagem como categoria geográfica referencial. Os procedimentos envolveram: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e elaboração de material cartográfico através de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os indicadores listados que possibilitam analisar as áreas em estudo são de caráter qualitativo (espacialização, tipologia das áreas verdes públicas e a presença de equipamentos de usos sociais nas mesmas) e quantitativo (quantidade das AVPs e a concentração arbórea). Os resultados demostram que as áreas verdes públicas encontram-se restringidas a localizações restritas dos bairros com melhor estrutura urbana, onde apenas 60% apresentam equipamentos de usos sociais. A espacialização, quantidade e concentração arbóreas das áreas verdes públicas são os indicadores que melhor possibilitam avaliar a qualidade ambiental urbana por permitirem uma visualização dos reflexos dessas áreas sobre a malha urbana.UFPIConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Chaves, Ana Maria SeveroMelo e Souza, Rosemeri2016-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/489810.26694/equador.v5i5.4898REVISTA EQUADOR; v. 5, n. 5 (2016); 130 - 1512317-349110.26694/equador.v5i5reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4898/3222info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-02T13:26:50Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4898Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2017-01-02T13:26:50Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE
title INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE
spellingShingle INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE
Chaves, Ana Maria Severo
Geografia e Ciências Ambientais
Arborização. Espacialização. Qualidade Ambiental. Paisagem.
title_short INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE
title_full INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE
title_fullStr INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE
title_full_unstemmed INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE
title_sort INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE
author Chaves, Ana Maria Severo
author_facet Chaves, Ana Maria Severo
Melo e Souza, Rosemeri
author_role author
author2 Melo e Souza, Rosemeri
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Ana Maria Severo
Melo e Souza, Rosemeri
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e Ciências Ambientais
Arborização. Espacialização. Qualidade Ambiental. Paisagem.
topic Geografia e Ciências Ambientais
Arborização. Espacialização. Qualidade Ambiental. Paisagem.
description A pesquisa tem por foco a dinâmica das áreas verdes públicas (AVPs) urbanas, levando em consideração a importância dessas áreas na cidade e suas funções (ambiental, social e estética) como indicadores de qualidade ambiental urbana. Constitui o objetivo do estudo, elencar indicadores ambientais das áreas verdes públicas que contribuem para qualidade ambiental da cidade de Garanhuns-PE. Adotada a visão sistêmica como perspectiva metódica, tendo a paisagem como categoria geográfica referencial. Os procedimentos envolveram: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e elaboração de material cartográfico através de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os indicadores listados que possibilitam analisar as áreas em estudo são de caráter qualitativo (espacialização, tipologia das áreas verdes públicas e a presença de equipamentos de usos sociais nas mesmas) e quantitativo (quantidade das AVPs e a concentração arbórea). Os resultados demostram que as áreas verdes públicas encontram-se restringidas a localizações restritas dos bairros com melhor estrutura urbana, onde apenas 60% apresentam equipamentos de usos sociais. A espacialização, quantidade e concentração arbóreas das áreas verdes públicas são os indicadores que melhor possibilitam avaliar a qualidade ambiental urbana por permitirem uma visualização dos reflexos dessas áreas sobre a malha urbana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4898
10.26694/equador.v5i5.4898
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4898
identifier_str_mv 10.26694/equador.v5i5.4898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4898/3222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 5, n. 5 (2016); 130 - 151
2317-3491
10.26694/equador.v5i5
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063811043328