ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim de Oliveira, Ana Caroline
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pierangeli, Maria Aparecida Pereira, da Silva, Carolina Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14210
Resumo: Como resultado de sua geodiversidade, do pulso de inundação e da dinâmica fluvial o Pantanal é constituído por um mosaico de paisagens onde se destacam diversas ilhas que dão suporte à fauna e à flora pantaneira. Fundamental para  a manutenção da biodiversidade, a fertilidade química dos solos nessas áreas ainda são pouco conhecidos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a fertilidade do solo em ilhas do Rio Paraguai, no Pantanal Mato-grossense, de Cáceres até as proximidades da Estação Ecológica de Taiamã. Para isso, foram selecionadas seis ilhas, nas quais foram demarcadas uma área de 1 hectare onde foram coletadas amostras compostas de solo nas profundidades de 0-0,20 e 0,20-0,40 m, totalizando 60 amostras. Nessas amostras foram realizadas análises granulométricas e a determinação dos teores disponíveis de potássio (K+), fósforo (P), magnésio (Mg2+), alumínio (Al3+), cálcio (Ca2+), pHH2O, acidez potencial e matéria orgânica. Foram calculados a capacidade de troca de cátions (CTC), porcentagem de saturação por bases (V) e por Al (m). Não houve diferenças nos atributos de fertilidade do solo, entre as ilhas. Os solos das ilhas apresentaram acidez média, com valores de pHH2O variando de 4,8-5,7; altos teores de Al3+, alta CTC e V média. Verificou-se que, diferentemente do que é relatado para solos de outros biomas, a ocorrência de altos teores de Al3+ concomitamentemente com altos teores de K+, Ca2+ e Mg2+. Destaca-se o fato de que os solos dessas ilhas apresentaram altos teores de matéria orgânica, mostrando a importância de sua conservação e preservação quando se pensa no sequestro do CO2 e armazenamento do carbono orgânico no solo.  
id UFPI-2_0c5e1dde719ee256716ad06057bfb749
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/14210
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSEMeio Ambiente e Sustentabilidade. SolosProjeto Ecológico de Longa Duração (PELD Pantanal DARP). CTC. Acidez do solo. carbono orgânico.Como resultado de sua geodiversidade, do pulso de inundação e da dinâmica fluvial o Pantanal é constituído por um mosaico de paisagens onde se destacam diversas ilhas que dão suporte à fauna e à flora pantaneira. Fundamental para  a manutenção da biodiversidade, a fertilidade química dos solos nessas áreas ainda são pouco conhecidos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a fertilidade do solo em ilhas do Rio Paraguai, no Pantanal Mato-grossense, de Cáceres até as proximidades da Estação Ecológica de Taiamã. Para isso, foram selecionadas seis ilhas, nas quais foram demarcadas uma área de 1 hectare onde foram coletadas amostras compostas de solo nas profundidades de 0-0,20 e 0,20-0,40 m, totalizando 60 amostras. Nessas amostras foram realizadas análises granulométricas e a determinação dos teores disponíveis de potássio (K+), fósforo (P), magnésio (Mg2+), alumínio (Al3+), cálcio (Ca2+), pHH2O, acidez potencial e matéria orgânica. Foram calculados a capacidade de troca de cátions (CTC), porcentagem de saturação por bases (V) e por Al (m). Não houve diferenças nos atributos de fertilidade do solo, entre as ilhas. Os solos das ilhas apresentaram acidez média, com valores de pHH2O variando de 4,8-5,7; altos teores de Al3+, alta CTC e V média. Verificou-se que, diferentemente do que é relatado para solos de outros biomas, a ocorrência de altos teores de Al3+ concomitamentemente com altos teores de K+, Ca2+ e Mg2+. Destaca-se o fato de que os solos dessas ilhas apresentaram altos teores de matéria orgânica, mostrando a importância de sua conservação e preservação quando se pensa no sequestro do CO2 e armazenamento do carbono orgânico no solo.  UFPIFAPEMAT/ CNPq/ CAPESAmorim de Oliveira, Ana CarolinePierangeli, Maria Aparecida Pereirada Silva, Carolina Joana2024-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1421010.26694/equador.v12i3.14210REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 3 (2023); 201-2212317-349110.26694/equador.v12i3reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14210/8753https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/14210/3980Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T19:00:43Zoai:ojs.10.22.15.19:article/14210Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2024-04-02T19:00:43Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE
title ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE
spellingShingle ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE
Amorim de Oliveira, Ana Caroline
Meio Ambiente e Sustentabilidade. Solos
Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD Pantanal DARP). CTC. Acidez do solo. carbono orgânico.
title_short ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE
title_full ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE
title_fullStr ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE
title_full_unstemmed ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE
title_sort ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE
author Amorim de Oliveira, Ana Caroline
author_facet Amorim de Oliveira, Ana Caroline
Pierangeli, Maria Aparecida Pereira
da Silva, Carolina Joana
author_role author
author2 Pierangeli, Maria Aparecida Pereira
da Silva, Carolina Joana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMAT/ CNPq/ CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim de Oliveira, Ana Caroline
Pierangeli, Maria Aparecida Pereira
da Silva, Carolina Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente e Sustentabilidade. Solos
Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD Pantanal DARP). CTC. Acidez do solo. carbono orgânico.
topic Meio Ambiente e Sustentabilidade. Solos
Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD Pantanal DARP). CTC. Acidez do solo. carbono orgânico.
description Como resultado de sua geodiversidade, do pulso de inundação e da dinâmica fluvial o Pantanal é constituído por um mosaico de paisagens onde se destacam diversas ilhas que dão suporte à fauna e à flora pantaneira. Fundamental para  a manutenção da biodiversidade, a fertilidade química dos solos nessas áreas ainda são pouco conhecidos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a fertilidade do solo em ilhas do Rio Paraguai, no Pantanal Mato-grossense, de Cáceres até as proximidades da Estação Ecológica de Taiamã. Para isso, foram selecionadas seis ilhas, nas quais foram demarcadas uma área de 1 hectare onde foram coletadas amostras compostas de solo nas profundidades de 0-0,20 e 0,20-0,40 m, totalizando 60 amostras. Nessas amostras foram realizadas análises granulométricas e a determinação dos teores disponíveis de potássio (K+), fósforo (P), magnésio (Mg2+), alumínio (Al3+), cálcio (Ca2+), pHH2O, acidez potencial e matéria orgânica. Foram calculados a capacidade de troca de cátions (CTC), porcentagem de saturação por bases (V) e por Al (m). Não houve diferenças nos atributos de fertilidade do solo, entre as ilhas. Os solos das ilhas apresentaram acidez média, com valores de pHH2O variando de 4,8-5,7; altos teores de Al3+, alta CTC e V média. Verificou-se que, diferentemente do que é relatado para solos de outros biomas, a ocorrência de altos teores de Al3+ concomitamentemente com altos teores de K+, Ca2+ e Mg2+. Destaca-se o fato de que os solos dessas ilhas apresentaram altos teores de matéria orgânica, mostrando a importância de sua conservação e preservação quando se pensa no sequestro do CO2 e armazenamento do carbono orgânico no solo.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14210
10.26694/equador.v12i3.14210
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14210
identifier_str_mv 10.26694/equador.v12i3.14210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14210/8753
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/14210/3980
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 3 (2023); 201-221
2317-3491
10.26694/equador.v12i3
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063007834112