O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Silva, Miquéias Rildo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Farias, Juliana Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9235
Resumo: Os problemas ambientais causados pelas ações antrópicas são cada vez mais evidentes, principalmente pelo uso indiscriminado do solo, ocasionando sérios problemas à sociedade. Nesse sentido, os estudos sobre planejamento ambiental têm sido desenvolvidos com o objetivo de conscientizar quanto à utilização adequada do solo, através de métodos que envolvam procedimentos de coleta e análises de informações que contribuam nesse processo. A bacia hidrográfica tem sido utilizada como unidade de planejamento, por entender que esta unidade espacial permite uma análise integrada entre os elementos que a compõe. A Geoecologia das Paisagens tem mostrado eficiência nestes estudos. Através de uma análise sistêmica, busca identificar as potencialidades e limitações das unidades de paisagem, fornecendo subsídios que possibilitem a utilização consciente dos recursos naturais. O sensoriamento remoto tem se mostrado um importante instrumento para utilização neste processo. Dessa forma, foram utilizados dois produtos de sensoriamento remoto: as imagens do Radar SRTM e as imagens do satélite LANDSAT 8, para demonstrar suas potencialidades na pesquisa em curso realizada no Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN). Por meio da utilização de SIG’s, estas imagens foram processadas, resultando em produtos cartográficos, como o mapa altimétrico e o mapa de cobertura do solo.
id UFPI-2_2d1b826871a1503557bfc95c7525862a
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/9235
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)Geografia FísicaGeotecnologias; Planejamento Ambiental; Recursos HídricosOs problemas ambientais causados pelas ações antrópicas são cada vez mais evidentes, principalmente pelo uso indiscriminado do solo, ocasionando sérios problemas à sociedade. Nesse sentido, os estudos sobre planejamento ambiental têm sido desenvolvidos com o objetivo de conscientizar quanto à utilização adequada do solo, através de métodos que envolvam procedimentos de coleta e análises de informações que contribuam nesse processo. A bacia hidrográfica tem sido utilizada como unidade de planejamento, por entender que esta unidade espacial permite uma análise integrada entre os elementos que a compõe. A Geoecologia das Paisagens tem mostrado eficiência nestes estudos. Através de uma análise sistêmica, busca identificar as potencialidades e limitações das unidades de paisagem, fornecendo subsídios que possibilitem a utilização consciente dos recursos naturais. O sensoriamento remoto tem se mostrado um importante instrumento para utilização neste processo. Dessa forma, foram utilizados dois produtos de sensoriamento remoto: as imagens do Radar SRTM e as imagens do satélite LANDSAT 8, para demonstrar suas potencialidades na pesquisa em curso realizada no Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN). Por meio da utilização de SIG’s, estas imagens foram processadas, resultando em produtos cartográficos, como o mapa altimétrico e o mapa de cobertura do solo.UFPIPrograma de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)de Souza Silva, Miquéias RildoFarias, Juliana Felipe2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/923510.26694/equador.v8i2.9235REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 2 (2019); 276 - 2892317-349110.26694/equador.v8i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9235/5409Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T14:07:57Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9235Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-08-31T14:07:57Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)
title O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)
spellingShingle O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)
de Souza Silva, Miquéias Rildo
Geografia Física
Geotecnologias; Planejamento Ambiental; Recursos Hídricos
title_short O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)
title_full O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)
title_fullStr O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)
title_full_unstemmed O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)
title_sort O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)
author de Souza Silva, Miquéias Rildo
author_facet de Souza Silva, Miquéias Rildo
Farias, Juliana Felipe
author_role author
author2 Farias, Juliana Felipe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Silva, Miquéias Rildo
Farias, Juliana Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Física
Geotecnologias; Planejamento Ambiental; Recursos Hídricos
topic Geografia Física
Geotecnologias; Planejamento Ambiental; Recursos Hídricos
description Os problemas ambientais causados pelas ações antrópicas são cada vez mais evidentes, principalmente pelo uso indiscriminado do solo, ocasionando sérios problemas à sociedade. Nesse sentido, os estudos sobre planejamento ambiental têm sido desenvolvidos com o objetivo de conscientizar quanto à utilização adequada do solo, através de métodos que envolvam procedimentos de coleta e análises de informações que contribuam nesse processo. A bacia hidrográfica tem sido utilizada como unidade de planejamento, por entender que esta unidade espacial permite uma análise integrada entre os elementos que a compõe. A Geoecologia das Paisagens tem mostrado eficiência nestes estudos. Através de uma análise sistêmica, busca identificar as potencialidades e limitações das unidades de paisagem, fornecendo subsídios que possibilitem a utilização consciente dos recursos naturais. O sensoriamento remoto tem se mostrado um importante instrumento para utilização neste processo. Dessa forma, foram utilizados dois produtos de sensoriamento remoto: as imagens do Radar SRTM e as imagens do satélite LANDSAT 8, para demonstrar suas potencialidades na pesquisa em curso realizada no Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN). Por meio da utilização de SIG’s, estas imagens foram processadas, resultando em produtos cartográficos, como o mapa altimétrico e o mapa de cobertura do solo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9235
10.26694/equador.v8i2.9235
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9235
identifier_str_mv 10.26694/equador.v8i2.9235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9235/5409
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 2 (2019); 276 - 289
2317-3491
10.26694/equador.v8i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063098011648