A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues da Silva, Francisco Elitom
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sobrinho, josé Falcao, Costa Falcão, Cleire Lima, Castelo Branco, Maria Luiza Ximenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9223
Resumo: O presente artigo traz uma discussão ético-ambiental acerca da importância da água e seus múltiplos usos sociais, à luz do entendimento da população de Aracatiaçu, Sobral-CE, face às condições de semiaridez da região no contexto das políticas públicas de secas. O propósito deste trabalho é compreender a visão dos alunos do ensino fundamental II e dos moradores da zona rural da referida região distrital (agricultores e pescadores) acerca da água e de seu manejo e verificar a correlação de entendimento dos respectivos interlocutores em relação a importância deste objeto de estudo no cotidiano das populações locais. Ao mesmo tempo, entender o impacto do ensino de geografia na formação ético-ambiental dos supracitados educandos, comparando com o entendimento dos demais interlocutores da pesquisa, no que diz respeito às questões relativas à água no cotidiano da vida prática nessa região semiárida. Para tanto, o caminhar metodológico adotado partiu de uma visão sistêmica e holística, na qual buscou-se uma compreensão integral do objeto, cujos instrumentos utilizados na captação das informações foram o questionário fechado de múltipla escolha e a entrevista aberta, segundo os critérios da história oral. O resultado final ratifica as hipóteses iniciais do referido trabalho, nas quais visualizou-se um maior grau de importância e cuidado atribuído ao objeto segundo o grau de relação prática com o mesmo.
id UFPI-2_30fac3f7cf9a8f9dc0b16b148b26fd7e
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/9223
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSEGeografia FísicaConsciência Ambiental; Sustentabilidade; Educação Ambiental; SemiáridoO presente artigo traz uma discussão ético-ambiental acerca da importância da água e seus múltiplos usos sociais, à luz do entendimento da população de Aracatiaçu, Sobral-CE, face às condições de semiaridez da região no contexto das políticas públicas de secas. O propósito deste trabalho é compreender a visão dos alunos do ensino fundamental II e dos moradores da zona rural da referida região distrital (agricultores e pescadores) acerca da água e de seu manejo e verificar a correlação de entendimento dos respectivos interlocutores em relação a importância deste objeto de estudo no cotidiano das populações locais. Ao mesmo tempo, entender o impacto do ensino de geografia na formação ético-ambiental dos supracitados educandos, comparando com o entendimento dos demais interlocutores da pesquisa, no que diz respeito às questões relativas à água no cotidiano da vida prática nessa região semiárida. Para tanto, o caminhar metodológico adotado partiu de uma visão sistêmica e holística, na qual buscou-se uma compreensão integral do objeto, cujos instrumentos utilizados na captação das informações foram o questionário fechado de múltipla escolha e a entrevista aberta, segundo os critérios da história oral. O resultado final ratifica as hipóteses iniciais do referido trabalho, nas quais visualizou-se um maior grau de importância e cuidado atribuído ao objeto segundo o grau de relação prática com o mesmo.UFPIRodrigues da Silva, Francisco ElitomSobrinho, josé FalcaoCosta Falcão, Cleire LimaCastelo Branco, Maria Luiza Ximenes2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/922310.26694/equador.v8i2.9223REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 2 (2019); 186 - 2082317-349110.26694/equador.v8i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9223/5404Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T14:07:57Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9223Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-08-31T14:07:57Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
title A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
spellingShingle A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
Rodrigues da Silva, Francisco Elitom
Geografia Física
Consciência Ambiental; Sustentabilidade; Educação Ambiental; Semiárido
title_short A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
title_full A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
title_fullStr A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
title_full_unstemmed A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
title_sort A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
author Rodrigues da Silva, Francisco Elitom
author_facet Rodrigues da Silva, Francisco Elitom
Sobrinho, josé Falcao
Costa Falcão, Cleire Lima
Castelo Branco, Maria Luiza Ximenes
author_role author
author2 Sobrinho, josé Falcao
Costa Falcão, Cleire Lima
Castelo Branco, Maria Luiza Ximenes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues da Silva, Francisco Elitom
Sobrinho, josé Falcao
Costa Falcão, Cleire Lima
Castelo Branco, Maria Luiza Ximenes
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Física
Consciência Ambiental; Sustentabilidade; Educação Ambiental; Semiárido
topic Geografia Física
Consciência Ambiental; Sustentabilidade; Educação Ambiental; Semiárido
description O presente artigo traz uma discussão ético-ambiental acerca da importância da água e seus múltiplos usos sociais, à luz do entendimento da população de Aracatiaçu, Sobral-CE, face às condições de semiaridez da região no contexto das políticas públicas de secas. O propósito deste trabalho é compreender a visão dos alunos do ensino fundamental II e dos moradores da zona rural da referida região distrital (agricultores e pescadores) acerca da água e de seu manejo e verificar a correlação de entendimento dos respectivos interlocutores em relação a importância deste objeto de estudo no cotidiano das populações locais. Ao mesmo tempo, entender o impacto do ensino de geografia na formação ético-ambiental dos supracitados educandos, comparando com o entendimento dos demais interlocutores da pesquisa, no que diz respeito às questões relativas à água no cotidiano da vida prática nessa região semiárida. Para tanto, o caminhar metodológico adotado partiu de uma visão sistêmica e holística, na qual buscou-se uma compreensão integral do objeto, cujos instrumentos utilizados na captação das informações foram o questionário fechado de múltipla escolha e a entrevista aberta, segundo os critérios da história oral. O resultado final ratifica as hipóteses iniciais do referido trabalho, nas quais visualizou-se um maior grau de importância e cuidado atribuído ao objeto segundo o grau de relação prática com o mesmo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9223
10.26694/equador.v8i2.9223
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9223
identifier_str_mv 10.26694/equador.v8i2.9223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9223/5404
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 2 (2019); 186 - 208
2317-3491
10.26694/equador.v8i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063145197568