A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9223 |
Resumo: | O presente artigo traz uma discussão ético-ambiental acerca da importância da água e seus múltiplos usos sociais, à luz do entendimento da população de Aracatiaçu, Sobral-CE, face às condições de semiaridez da região no contexto das políticas públicas de secas. O propósito deste trabalho é compreender a visão dos alunos do ensino fundamental II e dos moradores da zona rural da referida região distrital (agricultores e pescadores) acerca da água e de seu manejo e verificar a correlação de entendimento dos respectivos interlocutores em relação a importância deste objeto de estudo no cotidiano das populações locais. Ao mesmo tempo, entender o impacto do ensino de geografia na formação ético-ambiental dos supracitados educandos, comparando com o entendimento dos demais interlocutores da pesquisa, no que diz respeito às questões relativas à água no cotidiano da vida prática nessa região semiárida. Para tanto, o caminhar metodológico adotado partiu de uma visão sistêmica e holística, na qual buscou-se uma compreensão integral do objeto, cujos instrumentos utilizados na captação das informações foram o questionário fechado de múltipla escolha e a entrevista aberta, segundo os critérios da história oral. O resultado final ratifica as hipóteses iniciais do referido trabalho, nas quais visualizou-se um maior grau de importância e cuidado atribuído ao objeto segundo o grau de relação prática com o mesmo. |
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A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SERTANEJO NO AMBIENTE SEMIÁRIDO CEARENSEGeografia FísicaConsciência Ambiental; Sustentabilidade; Educação Ambiental; SemiáridoO presente artigo traz uma discussão ético-ambiental acerca da importância da água e seus múltiplos usos sociais, à luz do entendimento da população de Aracatiaçu, Sobral-CE, face às condições de semiaridez da região no contexto das políticas públicas de secas. O propósito deste trabalho é compreender a visão dos alunos do ensino fundamental II e dos moradores da zona rural da referida região distrital (agricultores e pescadores) acerca da água e de seu manejo e verificar a correlação de entendimento dos respectivos interlocutores em relação a importância deste objeto de estudo no cotidiano das populações locais. Ao mesmo tempo, entender o impacto do ensino de geografia na formação ético-ambiental dos supracitados educandos, comparando com o entendimento dos demais interlocutores da pesquisa, no que diz respeito às questões relativas à água no cotidiano da vida prática nessa região semiárida. Para tanto, o caminhar metodológico adotado partiu de uma visão sistêmica e holística, na qual buscou-se uma compreensão integral do objeto, cujos instrumentos utilizados na captação das informações foram o questionário fechado de múltipla escolha e a entrevista aberta, segundo os critérios da história oral. O resultado final ratifica as hipóteses iniciais do referido trabalho, nas quais visualizou-se um maior grau de importância e cuidado atribuído ao objeto segundo o grau de relação prática com o mesmo.UFPIRodrigues da Silva, Francisco ElitomSobrinho, josé FalcaoCosta Falcão, Cleire LimaCastelo Branco, Maria Luiza Ximenes2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/922310.26694/equador.v8i2.9223REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 2 (2019); 186 - 2082317-349110.26694/equador.v8i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9223/5404Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T14:07:57Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9223Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-08-31T14:07:57Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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