CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Padilha, Rinaldo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Souza, Célia Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6910
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar as características ambientais na bacia hidrográfica do rio Carapá, em Colíder e Nova Canaã do Norte – MT. Para a caracterização ambiental, foi realizada pesquisa bibliográfica, fundamentada no Projeto RADAMBRASIL (1980) e consulta à base de dados de estações meteorológicas do INMET.  Os resultados mostraram que a unidade climática da área da bacia é denominada de Clima Equatorial Continental Úmido. Quanto à geologia, registrou a ocorrência da Formação Iriri, Complexo Xingu e a Formação Dardanelos. A área possui duas unidades de relevo: Depressão Interplanáltica da Amazônia Meridional e Planalto dos Parecis. Registrou-se a ocorrência dos solos: Latossolo Vermelho-Amarelo Alumínico, Plintossolo Pétrico Concrecionário, Nitossolo Vermelho Distrófico, Neossolo Quartzarênico Hidromórfico e Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico. Na vegetação predominou a Floresta Ombrófila Aberta Tropical – Formação Submontana com cipó, e a vegetação Floresta Ombrófila Densa Tropical - Formação Submontana dossel emergente. Aproximadamente 80% da área foi desmatada e o uso da terra, que inicialmente era para a agricultura, atualmente está sendo utilizado predominantemente pela pecuária extensiva.
id UFPI-2_44d6e72fe2f38115e4398661b5e4c53a
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/6910
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.bacia hidrográfica; características ambientais; ColíderO estudo teve como objetivo analisar as características ambientais na bacia hidrográfica do rio Carapá, em Colíder e Nova Canaã do Norte – MT. Para a caracterização ambiental, foi realizada pesquisa bibliográfica, fundamentada no Projeto RADAMBRASIL (1980) e consulta à base de dados de estações meteorológicas do INMET.  Os resultados mostraram que a unidade climática da área da bacia é denominada de Clima Equatorial Continental Úmido. Quanto à geologia, registrou a ocorrência da Formação Iriri, Complexo Xingu e a Formação Dardanelos. A área possui duas unidades de relevo: Depressão Interplanáltica da Amazônia Meridional e Planalto dos Parecis. Registrou-se a ocorrência dos solos: Latossolo Vermelho-Amarelo Alumínico, Plintossolo Pétrico Concrecionário, Nitossolo Vermelho Distrófico, Neossolo Quartzarênico Hidromórfico e Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico. Na vegetação predominou a Floresta Ombrófila Aberta Tropical – Formação Submontana com cipó, e a vegetação Floresta Ombrófila Densa Tropical - Formação Submontana dossel emergente. Aproximadamente 80% da área foi desmatada e o uso da terra, que inicialmente era para a agricultura, atualmente está sendo utilizado predominantemente pela pecuária extensiva.UFPIMarques Padilha, Rinaldode Souza, Célia Alves2018-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/691010.26694/equador.v7i1.6910REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 1 (2018): Dossiê: Questões ambientais e dinâmica espacial no estado de Mato Grosso; 184 - 2042317-349110.26694/equador.v7i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6910/4233Direitos autorais 2018 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T18:02:56Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6910Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2018-06-18T18:02:56Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.
title CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.
spellingShingle CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.
Marques Padilha, Rinaldo
bacia hidrográfica; características ambientais; Colíder
title_short CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.
title_full CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.
title_fullStr CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.
title_sort CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, NOS MUNICÍPIOS DE COLÍDER E NOVA CANAÃ DO NORTE – MT.
author Marques Padilha, Rinaldo
author_facet Marques Padilha, Rinaldo
de Souza, Célia Alves
author_role author
author2 de Souza, Célia Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Padilha, Rinaldo
de Souza, Célia Alves
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv bacia hidrográfica; características ambientais; Colíder
topic bacia hidrográfica; características ambientais; Colíder
description O estudo teve como objetivo analisar as características ambientais na bacia hidrográfica do rio Carapá, em Colíder e Nova Canaã do Norte – MT. Para a caracterização ambiental, foi realizada pesquisa bibliográfica, fundamentada no Projeto RADAMBRASIL (1980) e consulta à base de dados de estações meteorológicas do INMET.  Os resultados mostraram que a unidade climática da área da bacia é denominada de Clima Equatorial Continental Úmido. Quanto à geologia, registrou a ocorrência da Formação Iriri, Complexo Xingu e a Formação Dardanelos. A área possui duas unidades de relevo: Depressão Interplanáltica da Amazônia Meridional e Planalto dos Parecis. Registrou-se a ocorrência dos solos: Latossolo Vermelho-Amarelo Alumínico, Plintossolo Pétrico Concrecionário, Nitossolo Vermelho Distrófico, Neossolo Quartzarênico Hidromórfico e Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico. Na vegetação predominou a Floresta Ombrófila Aberta Tropical – Formação Submontana com cipó, e a vegetação Floresta Ombrófila Densa Tropical - Formação Submontana dossel emergente. Aproximadamente 80% da área foi desmatada e o uso da terra, que inicialmente era para a agricultura, atualmente está sendo utilizado predominantemente pela pecuária extensiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6910
10.26694/equador.v7i1.6910
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6910
identifier_str_mv 10.26694/equador.v7i1.6910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6910/4233
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 1 (2018): Dossiê: Questões ambientais e dinâmica espacial no estado de Mato Grosso; 184 - 204
2317-3491
10.26694/equador.v7i1
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756062663901184