O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7869 |
Resumo: | A Cartografia e a Geografia possuem vínculos que, com o passar dos anos, tornam-se mais efetivos e dinâmicos, tendo em vista que as representações realizadas pelo conhecimento cartográfico serve como subsídio para investigações geográficas e no âmbito da Geografia Escolar. O objetivo do estudo é discutir a utilização da Cartografia no ensino de Geografia em escolas públicas da cidade de Caxias/Maranhão, destacando a participação dos sujeitos mais próximos (alunos e professores) no processo de ensino-aprendizagem. Fez-se uso do método Dedutivo e pesquisa Exploratória com caráter quali-quantitativo, subsidiando a aplicação de questionários (aos alunos) e a realização de entrevistas semi-estruturadas (aos professores). Foram notados cenários distintos se comparadas as escolas “A” e “B”, tendo em vista abordagens diferenciadas nessas escolas. Sobre os alunos, a compreensão pelo campo de estudo da Cartografia e da Geografia se diferenciou à medida que foram identificadas as dificuldades de compreensão dos conteúdos de Geografia por meio da Cartografia. Quanto aos professores, os mesmos apontaram a relação da sua formação docente no atual cenário de utilização das estratégias didáticas. Nesse sentido, de acordo com os relatos, não houve um preparo adequado no curso de formação docente, e isso contribuiu para certa carência no que se refere à segurança no domínio desse conteúdo e proporciona uma série de desafios. Assim, pôde-se chegar à conclusão de que a alfabetização cartográfica nas escolas é ainda inicial/incipiente e que os professores demonstram dificuldade em ensinar o conteúdo principalmente relacionado à sua formação docente. |
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O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aulaCartografia; Alunos e Professores; Escolas Públicas; Caxias/MA.A Cartografia e a Geografia possuem vínculos que, com o passar dos anos, tornam-se mais efetivos e dinâmicos, tendo em vista que as representações realizadas pelo conhecimento cartográfico serve como subsídio para investigações geográficas e no âmbito da Geografia Escolar. O objetivo do estudo é discutir a utilização da Cartografia no ensino de Geografia em escolas públicas da cidade de Caxias/Maranhão, destacando a participação dos sujeitos mais próximos (alunos e professores) no processo de ensino-aprendizagem. Fez-se uso do método Dedutivo e pesquisa Exploratória com caráter quali-quantitativo, subsidiando a aplicação de questionários (aos alunos) e a realização de entrevistas semi-estruturadas (aos professores). Foram notados cenários distintos se comparadas as escolas “A” e “B”, tendo em vista abordagens diferenciadas nessas escolas. Sobre os alunos, a compreensão pelo campo de estudo da Cartografia e da Geografia se diferenciou à medida que foram identificadas as dificuldades de compreensão dos conteúdos de Geografia por meio da Cartografia. Quanto aos professores, os mesmos apontaram a relação da sua formação docente no atual cenário de utilização das estratégias didáticas. Nesse sentido, de acordo com os relatos, não houve um preparo adequado no curso de formação docente, e isso contribuiu para certa carência no que se refere à segurança no domínio desse conteúdo e proporciona uma série de desafios. Assim, pôde-se chegar à conclusão de que a alfabetização cartográfica nas escolas é ainda inicial/incipiente e que os professores demonstram dificuldade em ensinar o conteúdo principalmente relacionado à sua formação docente.UFPIde Brito Nunes, Hikaro Kayode Abreu Andrade, AlessandraSilva Gouveia, Luciano2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/786910.26694/equador.v7i2.7869REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 79 - 952317-349110.26694/equador.v7i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7869/4903Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:54:02Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7869Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-01-02T17:54:02Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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