O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Brito Nunes, Hikaro Kayo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Abreu Andrade, Alessandra, Silva Gouveia, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7869
Resumo: A Cartografia e a Geografia possuem vínculos que, com o passar dos anos, tornam-se mais efetivos e dinâmicos, tendo em vista que as representações realizadas pelo conhecimento cartográfico serve como subsídio para investigações geográficas e no âmbito da Geografia Escolar. O objetivo do estudo é discutir a utilização da Cartografia no ensino de Geografia em escolas públicas da cidade de Caxias/Maranhão, destacando a participação dos sujeitos mais próximos (alunos e professores) no processo de ensino-aprendizagem. Fez-se uso do método Dedutivo e pesquisa Exploratória com caráter quali-quantitativo, subsidiando a aplicação de questionários (aos alunos) e a realização de entrevistas semi-estruturadas (aos professores). Foram notados cenários distintos se comparadas as escolas “A” e “B”, tendo em vista abordagens diferenciadas nessas escolas. Sobre os alunos, a compreensão pelo campo de estudo da Cartografia e da Geografia se diferenciou à medida que foram identificadas as dificuldades de compreensão dos conteúdos de Geografia por meio da Cartografia. Quanto aos professores, os mesmos apontaram a relação da sua formação docente no atual cenário de utilização das estratégias didáticas. Nesse sentido, de acordo com os relatos, não houve um preparo adequado no curso de formação docente, e isso contribuiu para certa carência no que se refere à segurança no domínio desse conteúdo e proporciona uma série de desafios. Assim, pôde-se chegar à conclusão de que a alfabetização cartográfica nas escolas é ainda inicial/incipiente e que os professores demonstram dificuldade em ensinar o conteúdo principalmente relacionado à sua formação docente.
id UFPI-2_467850ee33c78c53c752a17655f2266e
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/7869
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aulaCartografia; Alunos e Professores; Escolas Públicas; Caxias/MA.A Cartografia e a Geografia possuem vínculos que, com o passar dos anos, tornam-se mais efetivos e dinâmicos, tendo em vista que as representações realizadas pelo conhecimento cartográfico serve como subsídio para investigações geográficas e no âmbito da Geografia Escolar. O objetivo do estudo é discutir a utilização da Cartografia no ensino de Geografia em escolas públicas da cidade de Caxias/Maranhão, destacando a participação dos sujeitos mais próximos (alunos e professores) no processo de ensino-aprendizagem. Fez-se uso do método Dedutivo e pesquisa Exploratória com caráter quali-quantitativo, subsidiando a aplicação de questionários (aos alunos) e a realização de entrevistas semi-estruturadas (aos professores). Foram notados cenários distintos se comparadas as escolas “A” e “B”, tendo em vista abordagens diferenciadas nessas escolas. Sobre os alunos, a compreensão pelo campo de estudo da Cartografia e da Geografia se diferenciou à medida que foram identificadas as dificuldades de compreensão dos conteúdos de Geografia por meio da Cartografia. Quanto aos professores, os mesmos apontaram a relação da sua formação docente no atual cenário de utilização das estratégias didáticas. Nesse sentido, de acordo com os relatos, não houve um preparo adequado no curso de formação docente, e isso contribuiu para certa carência no que se refere à segurança no domínio desse conteúdo e proporciona uma série de desafios. Assim, pôde-se chegar à conclusão de que a alfabetização cartográfica nas escolas é ainda inicial/incipiente e que os professores demonstram dificuldade em ensinar o conteúdo principalmente relacionado à sua formação docente.UFPIde Brito Nunes, Hikaro Kayode Abreu Andrade, AlessandraSilva Gouveia, Luciano2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/786910.26694/equador.v7i2.7869REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 79 - 952317-349110.26694/equador.v7i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7869/4903Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:54:02Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7869Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-01-02T17:54:02Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
title O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
spellingShingle O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
de Brito Nunes, Hikaro Kayo
Cartografia; Alunos e Professores; Escolas Públicas; Caxias/MA.
title_short O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
title_full O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
title_fullStr O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
title_full_unstemmed O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
title_sort O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
author de Brito Nunes, Hikaro Kayo
author_facet de Brito Nunes, Hikaro Kayo
de Abreu Andrade, Alessandra
Silva Gouveia, Luciano
author_role author
author2 de Abreu Andrade, Alessandra
Silva Gouveia, Luciano
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Brito Nunes, Hikaro Kayo
de Abreu Andrade, Alessandra
Silva Gouveia, Luciano
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia; Alunos e Professores; Escolas Públicas; Caxias/MA.
topic Cartografia; Alunos e Professores; Escolas Públicas; Caxias/MA.
description A Cartografia e a Geografia possuem vínculos que, com o passar dos anos, tornam-se mais efetivos e dinâmicos, tendo em vista que as representações realizadas pelo conhecimento cartográfico serve como subsídio para investigações geográficas e no âmbito da Geografia Escolar. O objetivo do estudo é discutir a utilização da Cartografia no ensino de Geografia em escolas públicas da cidade de Caxias/Maranhão, destacando a participação dos sujeitos mais próximos (alunos e professores) no processo de ensino-aprendizagem. Fez-se uso do método Dedutivo e pesquisa Exploratória com caráter quali-quantitativo, subsidiando a aplicação de questionários (aos alunos) e a realização de entrevistas semi-estruturadas (aos professores). Foram notados cenários distintos se comparadas as escolas “A” e “B”, tendo em vista abordagens diferenciadas nessas escolas. Sobre os alunos, a compreensão pelo campo de estudo da Cartografia e da Geografia se diferenciou à medida que foram identificadas as dificuldades de compreensão dos conteúdos de Geografia por meio da Cartografia. Quanto aos professores, os mesmos apontaram a relação da sua formação docente no atual cenário de utilização das estratégias didáticas. Nesse sentido, de acordo com os relatos, não houve um preparo adequado no curso de formação docente, e isso contribuiu para certa carência no que se refere à segurança no domínio desse conteúdo e proporciona uma série de desafios. Assim, pôde-se chegar à conclusão de que a alfabetização cartográfica nas escolas é ainda inicial/incipiente e que os professores demonstram dificuldade em ensinar o conteúdo principalmente relacionado à sua formação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7869
10.26694/equador.v7i2.7869
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7869
identifier_str_mv 10.26694/equador.v7i2.7869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7869/4903
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 79 - 95
2317-3491
10.26694/equador.v7i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063773294592