ARBORIZAÇÃO, PAISAGISMO E ORNAMENTAÇÃO: COMPOSIÇÃO NO CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, TERESINA, PIAUÍ, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Pereira, Joana Darc
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moraes, Lorran André, Ribeiro, Karen Veloso, de Sousa, Gardene Maria, Santos Filho, Francisco Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/10381
Resumo: Nos espaços livres dos Campus de universidades públicas e instituições de ensino, em geral, há uma razoável biodiversidade vegetal formada por espécies ornamentais, além de muitas apresentarem espaço para o desenvolvimento de projetos florísticos, evidenciando a importância dos serviços ambientais proporcionados pelo ambiente. Por esta razão, e considerando a importância destes espaços em instituições de ensino objetivou-se realizar o levantamento das espécies vegetais utilizadas na arborização e ornamentação no Campus Ministro Petrônio Portela, da Universidade Federal do Piauí, identificando a sua origem e formas de usos, com o intuito de retratar o cenário da flora selecionada para este fim. O levantamento de campo referente a amostragem qualitativa das espécies vegetais cultivadas nas áreas construídas do campus da UFPI, ocorreu por por meio de visitas exploratórias nas áreas escolhidas, durante os meses de abril a julho de 2019. Foram identificadas 171 espécies de 121 gêneros e 58 famílias botânicas, sendo observada a predominância de espécies de origem exóticas. Fabaceae foi a família mais bem representada na amostra com 20 espécies. A classificação por uso revelou que 83 espécies são ornamentais, 44 medicinais, 13 alimentícias, 5 madeireiras e 26 não foram classificadas em relação ao uso. Conclui-se que a área pesquisada possui grande variedade de espécies sendo a primeira listagem de espécies realizada para mesma, o que pode servir de subsidio para o desenvolvimento de um plano de gestão de arborização visando melhorar as ações de plantios e manutenção das espécies presentes na área, além de ajudar no manejo ambiental e buscar meios que visem a integração da população local através de projetos relacionados a educação ambiental.
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