ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DA RESTRIÇÃO AO TRÂNSITO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS NA ÁREA CENTRAL DE CÁCERES-MT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
DOI: | 10.26694/equador.v8i3.9403 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9403 |
Resumo: | Medidas de restrição ao trânsito de veículos automotores são, em geral, aplicadas em áreas centrais dos grandes centros urbanos. Cáceres é uma cidade de porte médio, bicentenária, com alta taxa de motorização e com ruas estreitas na área central, o que acarreta em uma série de problemáticas relacionadas à questão da mobilidade. O objetivo da presente pesquisa é analisar os impactos que podem ser causados com a implementação de medidas de restrição ao trânsito de veículos motorizados na área central de Cáceres-MT. A metodologia utilizada foi a partir de uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. Enquanto procedimentos metodológicos fora feita a contagem do número de estabelecimentos comerciais e residenciais e verificou-se a quantidade de pessoas que circulam pela área central para se realizar o dimensionamento da amostra. Foi elaborado o questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. A aplicação dos questionários foi realizada em duas etapas, uma com os comerciantes, funcionários e residentes da área central e outra com os transeuntes. Efetuou-se a medição da largura e comprimento das vias propostas para transformação em área de pedestrianização, além de quantificar e fotografar as ruas, prédios históricos, estacionamentos e demais estabelecimentos e mobiliários urbanos localizados na área proposta. Delimitou-se a área de estudo e aplicou-se questionário junto à 239 pessoas que residem, trabalham ou transitam pela área central da cidade. Também foram realizadas entrevistas com três profissionais autônomos que exercem atividades em uma das vias que já é fechada à circulação de veículos motorizados, diariamente, das 16h à meia noite. Os resultados mostram que 58,81% dos entrevistados são favoráveis à transformação das vias selecionadas em calçadão e esta implantação é uma forma de manter a cultura, o patrimônio histórico e revitalizar a área, trazendo um novo valor social a sua função. |
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ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DA RESTRIÇÃO AO TRÂNSITO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS NA ÁREA CENTRAL DE CÁCERES-MTGeografia humanaMobilidade urbana. Pedestrianização. Patrimônio histórico. Áreas centraisMedidas de restrição ao trânsito de veículos automotores são, em geral, aplicadas em áreas centrais dos grandes centros urbanos. Cáceres é uma cidade de porte médio, bicentenária, com alta taxa de motorização e com ruas estreitas na área central, o que acarreta em uma série de problemáticas relacionadas à questão da mobilidade. O objetivo da presente pesquisa é analisar os impactos que podem ser causados com a implementação de medidas de restrição ao trânsito de veículos motorizados na área central de Cáceres-MT. A metodologia utilizada foi a partir de uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. Enquanto procedimentos metodológicos fora feita a contagem do número de estabelecimentos comerciais e residenciais e verificou-se a quantidade de pessoas que circulam pela área central para se realizar o dimensionamento da amostra. Foi elaborado o questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. A aplicação dos questionários foi realizada em duas etapas, uma com os comerciantes, funcionários e residentes da área central e outra com os transeuntes. Efetuou-se a medição da largura e comprimento das vias propostas para transformação em área de pedestrianização, além de quantificar e fotografar as ruas, prédios históricos, estacionamentos e demais estabelecimentos e mobiliários urbanos localizados na área proposta. Delimitou-se a área de estudo e aplicou-se questionário junto à 239 pessoas que residem, trabalham ou transitam pela área central da cidade. Também foram realizadas entrevistas com três profissionais autônomos que exercem atividades em uma das vias que já é fechada à circulação de veículos motorizados, diariamente, das 16h à meia noite. Os resultados mostram que 58,81% dos entrevistados são favoráveis à transformação das vias selecionadas em calçadão e esta implantação é uma forma de manter a cultura, o patrimônio histórico e revitalizar a área, trazendo um novo valor social a sua função. UFPILima, Vanda Aparecida SouzaFerreira, Evaldo2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/940310.26694/equador.v8i3.9403REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 3 (2019); 242 - 2592317-349110.26694/equador.v8i3reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9403/5622https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/9403/2313Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T23:42:59Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9403Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2020-03-31T23:42:59Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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