SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Karoline Veloso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Albuquerque, Emanuel Lindemberg Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5734
Resumo: A bacia hidrográfica é considerada uma unidade territorial para análise dos sistemas naturais por excelência. Neste sentido, este trabalho objetivou mapear os sistemas ambientais no alto curso da bacia hidrográfica do Rio Poti, estado do Ceará, na perspectiva de subsidiar o planejamento territorial diante de suas potencialidades e limitações ambientais. Sob o ponto de vista teórico-metodológico, adotou-se a concepção sistêmica, considerando os sistemas ambientais como produto da natureza integrada. Os produtos geocartográficos foram operacionalizados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, sequenciado pela validação in loco. O sistema ambiental possibilita o enfoque do inter-relacionamento existente entre os diferentes elementos que integram o meio físico. Desta forma, os setores ambientais do recorte espacial da pesquisa foram compartimentados da seguinte forma: Planície Ribeirinha (33 km²); Planalto Cuestiforme da Ibiapaba (982 km²); Sertões Ocidentais e dos Pés-de-Serra do Planalto da Ibiapaba (8.836 km²); Sertões do Sul (870 km²); Serras, Morros e Cristas Residuais (73 km²). Conclui-se que a compartimentação dos sistemas ambientais ao nível da bacia hidrográfica é de suma importância, visto que o processo de uso e ocupação da terra se dá em consonância com a disponibilidade dos recursos naturais.  
id UFPI-2_5f6d659e57836b00dfd934b30017f53e
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/5734
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁGeografia FísicaGeossistema; Ecodinâmica; GeoambientalA bacia hidrográfica é considerada uma unidade territorial para análise dos sistemas naturais por excelência. Neste sentido, este trabalho objetivou mapear os sistemas ambientais no alto curso da bacia hidrográfica do Rio Poti, estado do Ceará, na perspectiva de subsidiar o planejamento territorial diante de suas potencialidades e limitações ambientais. Sob o ponto de vista teórico-metodológico, adotou-se a concepção sistêmica, considerando os sistemas ambientais como produto da natureza integrada. Os produtos geocartográficos foram operacionalizados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, sequenciado pela validação in loco. O sistema ambiental possibilita o enfoque do inter-relacionamento existente entre os diferentes elementos que integram o meio físico. Desta forma, os setores ambientais do recorte espacial da pesquisa foram compartimentados da seguinte forma: Planície Ribeirinha (33 km²); Planalto Cuestiforme da Ibiapaba (982 km²); Sertões Ocidentais e dos Pés-de-Serra do Planalto da Ibiapaba (8.836 km²); Sertões do Sul (870 km²); Serras, Morros e Cristas Residuais (73 km²). Conclui-se que a compartimentação dos sistemas ambientais ao nível da bacia hidrográfica é de suma importância, visto que o processo de uso e ocupação da terra se dá em consonância com a disponibilidade dos recursos naturais.  UFPIRibeiro, Karoline VelosoAlbuquerque, Emanuel Lindemberg Silva2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/573410.26694/equador.v6i1.5734REVISTA EQUADOR; v. 6, n. 1 (2017); 57 - 732317-349110.26694/equador.v6i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5734/3597info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T18:20:43Zoai:ojs.10.22.15.19:article/5734Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2022-11-29T18:20:43Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ
title SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ
spellingShingle SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ
Ribeiro, Karoline Veloso
Geografia Física
Geossistema; Ecodinâmica; Geoambiental
title_short SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ
title_full SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ
title_fullStr SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ
title_full_unstemmed SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ
title_sort SISTEMAS AMBIENTAIS NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ
author Ribeiro, Karoline Veloso
author_facet Ribeiro, Karoline Veloso
Albuquerque, Emanuel Lindemberg Silva
author_role author
author2 Albuquerque, Emanuel Lindemberg Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Karoline Veloso
Albuquerque, Emanuel Lindemberg Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Física
Geossistema; Ecodinâmica; Geoambiental
topic Geografia Física
Geossistema; Ecodinâmica; Geoambiental
description A bacia hidrográfica é considerada uma unidade territorial para análise dos sistemas naturais por excelência. Neste sentido, este trabalho objetivou mapear os sistemas ambientais no alto curso da bacia hidrográfica do Rio Poti, estado do Ceará, na perspectiva de subsidiar o planejamento territorial diante de suas potencialidades e limitações ambientais. Sob o ponto de vista teórico-metodológico, adotou-se a concepção sistêmica, considerando os sistemas ambientais como produto da natureza integrada. Os produtos geocartográficos foram operacionalizados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, sequenciado pela validação in loco. O sistema ambiental possibilita o enfoque do inter-relacionamento existente entre os diferentes elementos que integram o meio físico. Desta forma, os setores ambientais do recorte espacial da pesquisa foram compartimentados da seguinte forma: Planície Ribeirinha (33 km²); Planalto Cuestiforme da Ibiapaba (982 km²); Sertões Ocidentais e dos Pés-de-Serra do Planalto da Ibiapaba (8.836 km²); Sertões do Sul (870 km²); Serras, Morros e Cristas Residuais (73 km²). Conclui-se que a compartimentação dos sistemas ambientais ao nível da bacia hidrográfica é de suma importância, visto que o processo de uso e ocupação da terra se dá em consonância com a disponibilidade dos recursos naturais.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5734
10.26694/equador.v6i1.5734
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5734
identifier_str_mv 10.26694/equador.v6i1.5734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5734/3597
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 6, n. 1 (2017); 57 - 73
2317-3491
10.26694/equador.v6i1
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063460818944