BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros, Raimundo Mainar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7647
Resumo:  O balanço hídrico contabiliza a eficiência e afere a disponibilidade de água no solo. O objetivo é avaliar as condições hídricas por meio do panorama climáticas da precipitação e temperatura do ar buscando os resultados do aquecimento global no balanço hídrico climático de grande valia para o setor agrícola e consequentemente para a economia, favorecendo um gerenciamento integrado dos recursos hídricos. Os dados pluviométricos foram adquiridos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE, 1990), Agencia Pernambucana de Água e Clima (APAC, 2017) compreendido entre os anos de 1913 a 2016. Utilizaram-se dos valores da temperatura média do ar estimadas pelo software Estima_T. As mudanças de CAD praticamente não alteram os poderes evaporativos, as deficiências e excedentes hídricos excetos para os aumentos de temperatura e redução de chuvas. Com aumento na temperatura e redução na precipitação as deficiências hídricas sem ampliam e provocam desates maiores desgastes nos níveis de represas, açudes, agronegócios, agropecuária entra tantas outras áreas. A população deverá recorrer ao armazenamento de água de chuva cotidianamente, no setor agrícola deverá plantar com sementes supre precoce resistente a baixos índices pluviais. Observou-se que os fenômenos climatológicos El Niño e La Niña não influenciaram de forma significativa nos índices pluviométricos das localidades estudadas.
id UFPI-2_97ee2e2c4d18dc8f9a90a3c2d3ca5153
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/7647
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASILclimatologiaFlutuações hidroclimáticas, elementos meteorológicos, conforto térmico, agricultura. O balanço hídrico contabiliza a eficiência e afere a disponibilidade de água no solo. O objetivo é avaliar as condições hídricas por meio do panorama climáticas da precipitação e temperatura do ar buscando os resultados do aquecimento global no balanço hídrico climático de grande valia para o setor agrícola e consequentemente para a economia, favorecendo um gerenciamento integrado dos recursos hídricos. Os dados pluviométricos foram adquiridos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE, 1990), Agencia Pernambucana de Água e Clima (APAC, 2017) compreendido entre os anos de 1913 a 2016. Utilizaram-se dos valores da temperatura média do ar estimadas pelo software Estima_T. As mudanças de CAD praticamente não alteram os poderes evaporativos, as deficiências e excedentes hídricos excetos para os aumentos de temperatura e redução de chuvas. Com aumento na temperatura e redução na precipitação as deficiências hídricas sem ampliam e provocam desates maiores desgastes nos níveis de represas, açudes, agronegócios, agropecuária entra tantas outras áreas. A população deverá recorrer ao armazenamento de água de chuva cotidianamente, no setor agrícola deverá plantar com sementes supre precoce resistente a baixos índices pluviais. Observou-se que os fenômenos climatológicos El Niño e La Niña não influenciaram de forma significativa nos índices pluviométricos das localidades estudadas.UFPIde Medeiros, Raimundo Mainar2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/764710.26694/equador.v7i2.7647REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 126 - 1462317-349110.26694/equador.v7i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7647/4906Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:54:02Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7647Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-01-02T17:54:02Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL
title BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL
spellingShingle BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL
de Medeiros, Raimundo Mainar
climatologia
Flutuações hidroclimáticas, elementos meteorológicos, conforto térmico, agricultura.
title_short BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL
title_full BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL
title_fullStr BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL
title_full_unstemmed BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL
title_sort BALANÇO HÍDRICO E O AQUECIMENTO NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE, BRASIL
author de Medeiros, Raimundo Mainar
author_facet de Medeiros, Raimundo Mainar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Medeiros, Raimundo Mainar
dc.subject.por.fl_str_mv climatologia
Flutuações hidroclimáticas, elementos meteorológicos, conforto térmico, agricultura.
topic climatologia
Flutuações hidroclimáticas, elementos meteorológicos, conforto térmico, agricultura.
description  O balanço hídrico contabiliza a eficiência e afere a disponibilidade de água no solo. O objetivo é avaliar as condições hídricas por meio do panorama climáticas da precipitação e temperatura do ar buscando os resultados do aquecimento global no balanço hídrico climático de grande valia para o setor agrícola e consequentemente para a economia, favorecendo um gerenciamento integrado dos recursos hídricos. Os dados pluviométricos foram adquiridos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE, 1990), Agencia Pernambucana de Água e Clima (APAC, 2017) compreendido entre os anos de 1913 a 2016. Utilizaram-se dos valores da temperatura média do ar estimadas pelo software Estima_T. As mudanças de CAD praticamente não alteram os poderes evaporativos, as deficiências e excedentes hídricos excetos para os aumentos de temperatura e redução de chuvas. Com aumento na temperatura e redução na precipitação as deficiências hídricas sem ampliam e provocam desates maiores desgastes nos níveis de represas, açudes, agronegócios, agropecuária entra tantas outras áreas. A população deverá recorrer ao armazenamento de água de chuva cotidianamente, no setor agrícola deverá plantar com sementes supre precoce resistente a baixos índices pluviais. Observou-se que os fenômenos climatológicos El Niño e La Niña não influenciaram de forma significativa nos índices pluviométricos das localidades estudadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7647
10.26694/equador.v7i2.7647
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7647
identifier_str_mv 10.26694/equador.v7i2.7647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7647/4906
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 126 - 146
2317-3491
10.26694/equador.v7i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063028805632