MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Vitória Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Albuquerque, Francisco Nataniel Batista, Sobrinho, josé Falcao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14349
Resumo: Os estudos em bacias hidrográficas são cada vez mais presentes e proporcionam uma melhor visão ecossistêmica do todo (BOTELHO; SILVA, 2004), assim, esses subsidiam a elaboração de planejamentos ambientais. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar a evolução dos processos de produção de fragilidades ambientais na bacia hidrográfica do riacho Madeira Cortada, sub-bacia do rio Jaguaribe, Ceará. No levantamento de fragilidade ambiental foi utilizada a metodologia de Ross (1994) com adaptações colocadas por Bezerra et al (2016) para o Semiárido Brasileiro. Verificou-se que na bacia, a pecuária possui uma tendência crescente em detrimento do cultivo de lavouras temporárias à medida que no período analisado o percentual de vegetação densa, de acordo com os padrões da Caatinga, foi diminuindo. Para essa foram constatados os mais altos níveis potenciais e emergentes de fragilidade localizados no extremo norte e no sul da bacia, sendo as áreas de fragilidade potencial mais altas ligadas a pedologia e litologia da bacia que possuem grandes áreas vulneráveis. Para fragilidade emergente foi seguido o padrão do potencial quanto a concentração no extremo norte e no sul da bacia, sendo em sua maioria áreas onde na análise de uso e ocupação foram classificadas como solo exposto.
id UFPI-2_98dc4baec2e899649565d878f0f99b93
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/14349
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)Geografia FísicaFragilidade ambiental, Bacia hidrográficaOs estudos em bacias hidrográficas são cada vez mais presentes e proporcionam uma melhor visão ecossistêmica do todo (BOTELHO; SILVA, 2004), assim, esses subsidiam a elaboração de planejamentos ambientais. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar a evolução dos processos de produção de fragilidades ambientais na bacia hidrográfica do riacho Madeira Cortada, sub-bacia do rio Jaguaribe, Ceará. No levantamento de fragilidade ambiental foi utilizada a metodologia de Ross (1994) com adaptações colocadas por Bezerra et al (2016) para o Semiárido Brasileiro. Verificou-se que na bacia, a pecuária possui uma tendência crescente em detrimento do cultivo de lavouras temporárias à medida que no período analisado o percentual de vegetação densa, de acordo com os padrões da Caatinga, foi diminuindo. Para essa foram constatados os mais altos níveis potenciais e emergentes de fragilidade localizados no extremo norte e no sul da bacia, sendo as áreas de fragilidade potencial mais altas ligadas a pedologia e litologia da bacia que possuem grandes áreas vulneráveis. Para fragilidade emergente foi seguido o padrão do potencial quanto a concentração no extremo norte e no sul da bacia, sendo em sua maioria áreas onde na análise de uso e ocupação foram classificadas como solo exposto.UFPILopes, Maria Vitória RodriguesAlbuquerque, Francisco Nataniel BatistaSobrinho, josé Falcao2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1434910.26694/equador.v12i2.14349REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 2 (2023); 212-2412317-349110.26694/equador.v12i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14349/8731Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-30T19:13:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/14349Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2024-03-30T19:13:30Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
title MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
spellingShingle MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
Lopes, Maria Vitória Rodrigues
Geografia Física
Fragilidade ambiental, Bacia hidrográfica
title_short MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
title_full MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
title_fullStr MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
title_sort MAPEAMENTO DO USO, OCUPAÇÃO E FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, SUB-BACIA DO ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
author Lopes, Maria Vitória Rodrigues
author_facet Lopes, Maria Vitória Rodrigues
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista
Sobrinho, josé Falcao
author_role author
author2 Albuquerque, Francisco Nataniel Batista
Sobrinho, josé Falcao
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Vitória Rodrigues
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista
Sobrinho, josé Falcao
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Física
Fragilidade ambiental, Bacia hidrográfica
topic Geografia Física
Fragilidade ambiental, Bacia hidrográfica
description Os estudos em bacias hidrográficas são cada vez mais presentes e proporcionam uma melhor visão ecossistêmica do todo (BOTELHO; SILVA, 2004), assim, esses subsidiam a elaboração de planejamentos ambientais. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar a evolução dos processos de produção de fragilidades ambientais na bacia hidrográfica do riacho Madeira Cortada, sub-bacia do rio Jaguaribe, Ceará. No levantamento de fragilidade ambiental foi utilizada a metodologia de Ross (1994) com adaptações colocadas por Bezerra et al (2016) para o Semiárido Brasileiro. Verificou-se que na bacia, a pecuária possui uma tendência crescente em detrimento do cultivo de lavouras temporárias à medida que no período analisado o percentual de vegetação densa, de acordo com os padrões da Caatinga, foi diminuindo. Para essa foram constatados os mais altos níveis potenciais e emergentes de fragilidade localizados no extremo norte e no sul da bacia, sendo as áreas de fragilidade potencial mais altas ligadas a pedologia e litologia da bacia que possuem grandes áreas vulneráveis. Para fragilidade emergente foi seguido o padrão do potencial quanto a concentração no extremo norte e no sul da bacia, sendo em sua maioria áreas onde na análise de uso e ocupação foram classificadas como solo exposto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14349
10.26694/equador.v12i2.14349
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14349
identifier_str_mv 10.26694/equador.v12i2.14349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14349/8731
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 2 (2023); 212-241
2317-3491
10.26694/equador.v12i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756062680678400