PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Sousa, Juciara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins Filho, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7357
Resumo: O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), maior programa habitacional brasileiro nas últimas décadas, vem realizando o sonho de aquisição da casa própria de muitos brasileiros ao mesmo tempo em que vem realizando mudanças no espaço urbano da maioria das cidades brasileiras. O PMCMV atua no município de Timon-MA como vetor de crescimento da malha urbana, no entanto se faz necessário analisar os impactos socioambientais decorrentes da implantação desses conjuntos habitacionais na cidade. O presente artigo tem como objeto de estudo os conjuntos habitacionais Padre Delfino e Julia Almeida oriundos do PMCMV (na faixa de renda 1) que são os atuais vetores de crescimento urbano no sentido oeste da cidade. Foram realizados registros fotográficos espaciais, observação e coleta de dados em forma de formulários aplicados em amostras da população local e entrevista ao técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município, além da coleta de dados bibliográficos para concretizar a realização da metodologia do trabalho. Ambos os conjuntos habitacionais apresentam ausência e/ou carência de infraestruturas dificultando assim o cotidiano da população residente nos mesmos, isso sem mencionar a localização espacial dos conjuntos habitacionais tornando a população marginalizada mediante esse aspecto peculiar. Além do impacto social existente, foi evidenciado impacto ambiental em ambos os conjuntos habitacionais devido entre outros fatores, a retirada da vegetação nativa para a construção dos mesmos. Portanto o presente artigo propõe uma melhoria dos aspectos infra estruturais dos conjuntos estudados e o desenvolvimento de projetos ambientais que resgatem a vegetação nativa tanto da área dos conjuntos estudados como do seu entorno.
id UFPI-2_b690cbce4712f81f1f472bd4a5a0b119
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/7357
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.GEOGRAFIA URBANA E SOCIOAMBIENTALMinha Casa Minha Vida; Impacto socioambiental; Crescimento Urbano; Conjuntos Habitacionais; Timon/MAO Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), maior programa habitacional brasileiro nas últimas décadas, vem realizando o sonho de aquisição da casa própria de muitos brasileiros ao mesmo tempo em que vem realizando mudanças no espaço urbano da maioria das cidades brasileiras. O PMCMV atua no município de Timon-MA como vetor de crescimento da malha urbana, no entanto se faz necessário analisar os impactos socioambientais decorrentes da implantação desses conjuntos habitacionais na cidade. O presente artigo tem como objeto de estudo os conjuntos habitacionais Padre Delfino e Julia Almeida oriundos do PMCMV (na faixa de renda 1) que são os atuais vetores de crescimento urbano no sentido oeste da cidade. Foram realizados registros fotográficos espaciais, observação e coleta de dados em forma de formulários aplicados em amostras da população local e entrevista ao técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município, além da coleta de dados bibliográficos para concretizar a realização da metodologia do trabalho. Ambos os conjuntos habitacionais apresentam ausência e/ou carência de infraestruturas dificultando assim o cotidiano da população residente nos mesmos, isso sem mencionar a localização espacial dos conjuntos habitacionais tornando a população marginalizada mediante esse aspecto peculiar. Além do impacto social existente, foi evidenciado impacto ambiental em ambos os conjuntos habitacionais devido entre outros fatores, a retirada da vegetação nativa para a construção dos mesmos. Portanto o presente artigo propõe uma melhoria dos aspectos infra estruturais dos conjuntos estudados e o desenvolvimento de projetos ambientais que resgatem a vegetação nativa tanto da área dos conjuntos estudados como do seu entorno.UFPIOliveira Sousa, JuciaraMartins Filho, Jorge2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/735710.26694/equador.v8i1.7357REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 1 (2019); 133 - 1512317-349110.26694/equador.v8i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7357/5337Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T12:09:20Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7357Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-07-05T12:09:20Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.
title PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.
spellingShingle PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.
Oliveira Sousa, Juciara
GEOGRAFIA URBANA E SOCIOAMBIENTAL
Minha Casa Minha Vida; Impacto socioambiental; Crescimento Urbano; Conjuntos Habitacionais; Timon/MA
title_short PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.
title_full PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.
title_fullStr PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.
title_full_unstemmed PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.
title_sort PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.
author Oliveira Sousa, Juciara
author_facet Oliveira Sousa, Juciara
Martins Filho, Jorge
author_role author
author2 Martins Filho, Jorge
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Sousa, Juciara
Martins Filho, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv GEOGRAFIA URBANA E SOCIOAMBIENTAL
Minha Casa Minha Vida; Impacto socioambiental; Crescimento Urbano; Conjuntos Habitacionais; Timon/MA
topic GEOGRAFIA URBANA E SOCIOAMBIENTAL
Minha Casa Minha Vida; Impacto socioambiental; Crescimento Urbano; Conjuntos Habitacionais; Timon/MA
description O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), maior programa habitacional brasileiro nas últimas décadas, vem realizando o sonho de aquisição da casa própria de muitos brasileiros ao mesmo tempo em que vem realizando mudanças no espaço urbano da maioria das cidades brasileiras. O PMCMV atua no município de Timon-MA como vetor de crescimento da malha urbana, no entanto se faz necessário analisar os impactos socioambientais decorrentes da implantação desses conjuntos habitacionais na cidade. O presente artigo tem como objeto de estudo os conjuntos habitacionais Padre Delfino e Julia Almeida oriundos do PMCMV (na faixa de renda 1) que são os atuais vetores de crescimento urbano no sentido oeste da cidade. Foram realizados registros fotográficos espaciais, observação e coleta de dados em forma de formulários aplicados em amostras da população local e entrevista ao técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município, além da coleta de dados bibliográficos para concretizar a realização da metodologia do trabalho. Ambos os conjuntos habitacionais apresentam ausência e/ou carência de infraestruturas dificultando assim o cotidiano da população residente nos mesmos, isso sem mencionar a localização espacial dos conjuntos habitacionais tornando a população marginalizada mediante esse aspecto peculiar. Além do impacto social existente, foi evidenciado impacto ambiental em ambos os conjuntos habitacionais devido entre outros fatores, a retirada da vegetação nativa para a construção dos mesmos. Portanto o presente artigo propõe uma melhoria dos aspectos infra estruturais dos conjuntos estudados e o desenvolvimento de projetos ambientais que resgatem a vegetação nativa tanto da área dos conjuntos estudados como do seu entorno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7357
10.26694/equador.v8i1.7357
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7357
identifier_str_mv 10.26694/equador.v8i1.7357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7357/5337
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 1 (2019); 133 - 151
2317-3491
10.26694/equador.v8i1
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756062992105472