DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Roneide dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moura, Pedro Edson Face, da Silva, Raianny Sara Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4386
Resumo: Este artigo tem por objetivo geral realizar um diagnóstico integrado da ocupação desordenada do campo de dunas, na comunidade Iguape, Aquiraz/CE, apontando os principais impactos causados por esta ocupação. O método de abordagem adotado é o sistêmico, a partir deste partiu-se da escolha do tema, definição da área e fundamentação teórica. As etapas seguintes referem-se ao levantamento e análise do material bibliográfico e cartográfico, estudo dos principais impactos ambientais, elaboração dos mapas temáticos, processamento digital dos dados e elaboração de perfis da área em estudo, bem como conversas informais com moradores e trabalhos de campo. Como conclusão, destaca-se quatro principais alterações da dinâmica natural do campo de dunas devido a ocupação desornada em ambientes considerados de alta fragilidade, próximo à costa, a citar: o barramento da comunicação do rio com a área inundada, interrompendo assim a dinâmica de sedimentos; a interrupção do fluxo de sedimentos eólicos pela ocupação residencial, que gera conflitos relacionados ao avanço das dunas; a exposição dos sedimentos aos ventos, canalizados nas depressões interdunares, provocados pelo desmatamento da vegetação; e os alagamentos sazonais intensificados pelo assoreamento da planície inundada. Por fim, espera-se que o estudo sirva para subsidiar outras pesquisas que visem o planejamento da ocupação humana nessa área.
id UFPI-2_dd770c402bda73e3ebf0b4a59a6fd960
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/4386
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.Geografia FísicaZona Costeira. SIG. Socioambinetal. Impacto Ambiental. Dunas.Este artigo tem por objetivo geral realizar um diagnóstico integrado da ocupação desordenada do campo de dunas, na comunidade Iguape, Aquiraz/CE, apontando os principais impactos causados por esta ocupação. O método de abordagem adotado é o sistêmico, a partir deste partiu-se da escolha do tema, definição da área e fundamentação teórica. As etapas seguintes referem-se ao levantamento e análise do material bibliográfico e cartográfico, estudo dos principais impactos ambientais, elaboração dos mapas temáticos, processamento digital dos dados e elaboração de perfis da área em estudo, bem como conversas informais com moradores e trabalhos de campo. Como conclusão, destaca-se quatro principais alterações da dinâmica natural do campo de dunas devido a ocupação desornada em ambientes considerados de alta fragilidade, próximo à costa, a citar: o barramento da comunicação do rio com a área inundada, interrompendo assim a dinâmica de sedimentos; a interrupção do fluxo de sedimentos eólicos pela ocupação residencial, que gera conflitos relacionados ao avanço das dunas; a exposição dos sedimentos aos ventos, canalizados nas depressões interdunares, provocados pelo desmatamento da vegetação; e os alagamentos sazonais intensificados pelo assoreamento da planície inundada. Por fim, espera-se que o estudo sirva para subsidiar outras pesquisas que visem o planejamento da ocupação humana nessa área.UFPIFUNCAP- Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoSousa, Roneide dos SantosMoura, Pedro Edson Faceda Silva, Raianny Sara Ferreira2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/438610.26694/equador.v4i4.4386REVISTA EQUADOR; v. 4, n. 4 (2015); 21 - 352317-349110.26694/equador.v4i4reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4386/2611info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-17T14:31:21Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4386Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2015-12-17T14:31:21Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.
title DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.
spellingShingle DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.
Sousa, Roneide dos Santos
Geografia Física
Zona Costeira. SIG. Socioambinetal. Impacto Ambiental. Dunas.
title_short DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.
title_full DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.
title_fullStr DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.
title_sort DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.
author Sousa, Roneide dos Santos
author_facet Sousa, Roneide dos Santos
Moura, Pedro Edson Face
da Silva, Raianny Sara Ferreira
author_role author
author2 Moura, Pedro Edson Face
da Silva, Raianny Sara Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FUNCAP- Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Roneide dos Santos
Moura, Pedro Edson Face
da Silva, Raianny Sara Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Física
Zona Costeira. SIG. Socioambinetal. Impacto Ambiental. Dunas.
topic Geografia Física
Zona Costeira. SIG. Socioambinetal. Impacto Ambiental. Dunas.
description Este artigo tem por objetivo geral realizar um diagnóstico integrado da ocupação desordenada do campo de dunas, na comunidade Iguape, Aquiraz/CE, apontando os principais impactos causados por esta ocupação. O método de abordagem adotado é o sistêmico, a partir deste partiu-se da escolha do tema, definição da área e fundamentação teórica. As etapas seguintes referem-se ao levantamento e análise do material bibliográfico e cartográfico, estudo dos principais impactos ambientais, elaboração dos mapas temáticos, processamento digital dos dados e elaboração de perfis da área em estudo, bem como conversas informais com moradores e trabalhos de campo. Como conclusão, destaca-se quatro principais alterações da dinâmica natural do campo de dunas devido a ocupação desornada em ambientes considerados de alta fragilidade, próximo à costa, a citar: o barramento da comunicação do rio com a área inundada, interrompendo assim a dinâmica de sedimentos; a interrupção do fluxo de sedimentos eólicos pela ocupação residencial, que gera conflitos relacionados ao avanço das dunas; a exposição dos sedimentos aos ventos, canalizados nas depressões interdunares, provocados pelo desmatamento da vegetação; e os alagamentos sazonais intensificados pelo assoreamento da planície inundada. Por fim, espera-se que o estudo sirva para subsidiar outras pesquisas que visem o planejamento da ocupação humana nessa área.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4386
10.26694/equador.v4i4.4386
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4386
identifier_str_mv 10.26694/equador.v4i4.4386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/4386/2611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 4, n. 4 (2015); 21 - 35
2317-3491
10.26694/equador.v4i4
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1788990154430480384