EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9364 |
Resumo: | O processo de desenvolvimento com base na sustentabilidade é de suma importância para o meio ambiente e a sociedade. Criar novas formas de crescer economicamente sem danificar o meio é a maneira mais eficaz para garantir a preservação dos ambientes naturais e promover uma melhor qualidade de vida. Entretanto, entende-se que a promoção da sustentabilidade somente será possível por meio do conhecimento que desperte a atenção da população sobre a exploração econômica da natureza, sendo assim, a Educação Ambiental pode ser considerada uma ação necessária. Neste sentido essa Educação deve ter seu lugar no espaço escolar em uma perspectiva integradora. Com esta interpretação este texto tem por objetivo apresentar uma cartilha de Educação Ambiental confeccionada de forma a abordar problemas ambientais e sociais no espaço vivido do aluno, fundamentada no construtivismo. Há a concepção de que essa cartilha ao trazer a realidade local para a sala de aula pode tornar mais eficaz o processo de ensino-aprendizagem. As propostas de práticas pedagógicas, nela incorporadas, utilizam como ponto de partida e de chegada o aluno, desta feita, elas contribuem para a formação de cidadãos aptos a identificar problemas socioambientais e agir de maneira a reivindicar a sua redução, bem como exigir sustentabilidade nas diferentes formas de atuação do homem sobre o espaço. |
id |
UFPI-2_de8b82e03b9edf541f6fde9d6fb81306 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/9364 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMGeografiaDegradação ambiental. Escola. Educação Ambiental. Ensino.O processo de desenvolvimento com base na sustentabilidade é de suma importância para o meio ambiente e a sociedade. Criar novas formas de crescer economicamente sem danificar o meio é a maneira mais eficaz para garantir a preservação dos ambientes naturais e promover uma melhor qualidade de vida. Entretanto, entende-se que a promoção da sustentabilidade somente será possível por meio do conhecimento que desperte a atenção da população sobre a exploração econômica da natureza, sendo assim, a Educação Ambiental pode ser considerada uma ação necessária. Neste sentido essa Educação deve ter seu lugar no espaço escolar em uma perspectiva integradora. Com esta interpretação este texto tem por objetivo apresentar uma cartilha de Educação Ambiental confeccionada de forma a abordar problemas ambientais e sociais no espaço vivido do aluno, fundamentada no construtivismo. Há a concepção de que essa cartilha ao trazer a realidade local para a sala de aula pode tornar mais eficaz o processo de ensino-aprendizagem. As propostas de práticas pedagógicas, nela incorporadas, utilizam como ponto de partida e de chegada o aluno, desta feita, elas contribuem para a formação de cidadãos aptos a identificar problemas socioambientais e agir de maneira a reivindicar a sua redução, bem como exigir sustentabilidade nas diferentes formas de atuação do homem sobre o espaço.UFPISousa, Samira Gomes deCarmo, Judite de Azevedo do2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/936410.26694/equador.v9i1.9364REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 1 (2020); 133 - 1532317-349110.26694/equador.v9i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9364/5639Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-14T02:29:23Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9364Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2020-05-14T02:29:23Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Sousa, Samira Gomes de Geografia Degradação ambiental. Escola. Educação Ambiental. Ensino. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REALIDADE LOCAL: O USO DE CARTILHA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
Sousa, Samira Gomes de |
author_facet |
Sousa, Samira Gomes de Carmo, Judite de Azevedo do |
author_role |
author |
author2 |
Carmo, Judite de Azevedo do |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Samira Gomes de Carmo, Judite de Azevedo do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Degradação ambiental. Escola. Educação Ambiental. Ensino. |
topic |
Geografia Degradação ambiental. Escola. Educação Ambiental. Ensino. |
description |
O processo de desenvolvimento com base na sustentabilidade é de suma importância para o meio ambiente e a sociedade. Criar novas formas de crescer economicamente sem danificar o meio é a maneira mais eficaz para garantir a preservação dos ambientes naturais e promover uma melhor qualidade de vida. Entretanto, entende-se que a promoção da sustentabilidade somente será possível por meio do conhecimento que desperte a atenção da população sobre a exploração econômica da natureza, sendo assim, a Educação Ambiental pode ser considerada uma ação necessária. Neste sentido essa Educação deve ter seu lugar no espaço escolar em uma perspectiva integradora. Com esta interpretação este texto tem por objetivo apresentar uma cartilha de Educação Ambiental confeccionada de forma a abordar problemas ambientais e sociais no espaço vivido do aluno, fundamentada no construtivismo. Há a concepção de que essa cartilha ao trazer a realidade local para a sala de aula pode tornar mais eficaz o processo de ensino-aprendizagem. As propostas de práticas pedagógicas, nela incorporadas, utilizam como ponto de partida e de chegada o aluno, desta feita, elas contribuem para a formação de cidadãos aptos a identificar problemas socioambientais e agir de maneira a reivindicar a sua redução, bem como exigir sustentabilidade nas diferentes formas de atuação do homem sobre o espaço. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9364 10.26694/equador.v9i1.9364 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9364 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v9i1.9364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9364/5639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 1 (2020); 133 - 153 2317-3491 10.26694/equador.v9i1 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756063021465600 |