EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sávio José Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Batista, Carlos dos Santos, Amador, Rafael Barra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9340
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contradições criadas pelo desenvolvimento do modo de produção do capital no território maranhense a partir da instalação de grandes projetos de desenvolvimento no estado e a resultante no mundo de trabalho com a precariedade da mão de obra, especialmente, o trabalho escravo contemporâneo. Temos como ponto de partida o complexo minero-siderúrgico-agrícola e portuário instalado no estado. Nesse sentido, sobretudo, as regiões agrícolas do sul e leste do Maranhão são importante, não desprezando sua articulação logísticas com o restantes do estado, em que pese a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e o complexo portuário do Itaqui, na ilha de São Luís, fazendo uma análise em torno das transformações no mundo do trabalho que esses grandes projetos tem acarretado nas regiões de sua instalação. Para esse trabalho, dispomos de uma busca bibliográfica, cartográfica, com pesquisa em documentos governamentais e da sociedade civil. O potencial transformador no espaço maranhense, em que a lógica desenvolvimentista colide com as das populações tradicionais, transformando territórios, repercutindo no acesso à terra, à água, e aos recursos naturais, gerando, de um lado, um panorama de empobrecimento e vulnerabilidade de populações rurais, de outro, a instalação de grandes projetos em espaços periféricos apresenta uma diferença considerável em termos de salários e condições de trabalho, além, de ocorrências de trabalho escravo nesses empreendimentos, desmistificando a ideia de que eles são antagônicos a situações de precariedade do trabalho.
id UFPI-2_f3fad6cfab6fda8eac139380fc28be31
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/9340
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃOGeografia HumanaGrandes Projetos de Desenvolvimento. Trabalho Escravo. MaranhãoEste trabalho tem como objetivo analisar as contradições criadas pelo desenvolvimento do modo de produção do capital no território maranhense a partir da instalação de grandes projetos de desenvolvimento no estado e a resultante no mundo de trabalho com a precariedade da mão de obra, especialmente, o trabalho escravo contemporâneo. Temos como ponto de partida o complexo minero-siderúrgico-agrícola e portuário instalado no estado. Nesse sentido, sobretudo, as regiões agrícolas do sul e leste do Maranhão são importante, não desprezando sua articulação logísticas com o restantes do estado, em que pese a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e o complexo portuário do Itaqui, na ilha de São Luís, fazendo uma análise em torno das transformações no mundo do trabalho que esses grandes projetos tem acarretado nas regiões de sua instalação. Para esse trabalho, dispomos de uma busca bibliográfica, cartográfica, com pesquisa em documentos governamentais e da sociedade civil. O potencial transformador no espaço maranhense, em que a lógica desenvolvimentista colide com as das populações tradicionais, transformando territórios, repercutindo no acesso à terra, à água, e aos recursos naturais, gerando, de um lado, um panorama de empobrecimento e vulnerabilidade de populações rurais, de outro, a instalação de grandes projetos em espaços periféricos apresenta uma diferença considerável em termos de salários e condições de trabalho, além, de ocorrências de trabalho escravo nesses empreendimentos, desmistificando a ideia de que eles são antagônicos a situações de precariedade do trabalho.UFPIRodrigues, Sávio José DiasBatista, Carlos dos SantosAmador, Rafael Barra2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/934010.26694/equador.v9i1.9340REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 1 (2020); 196 - 2142317-349110.26694/equador.v9i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9340/5642Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-14T02:29:23Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9340Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2020-05-14T02:29:23Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO
title EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO
spellingShingle EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO
Rodrigues, Sávio José Dias
Geografia Humana
Grandes Projetos de Desenvolvimento. Trabalho Escravo. Maranhão
title_short EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO
title_full EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO
title_fullStr EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO
title_full_unstemmed EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO
title_sort EXPANSÃO DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E PRECARIEDADE DO TRABALHO NO MARANHÃO
author Rodrigues, Sávio José Dias
author_facet Rodrigues, Sávio José Dias
Batista, Carlos dos Santos
Amador, Rafael Barra
author_role author
author2 Batista, Carlos dos Santos
Amador, Rafael Barra
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sávio José Dias
Batista, Carlos dos Santos
Amador, Rafael Barra
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Humana
Grandes Projetos de Desenvolvimento. Trabalho Escravo. Maranhão
topic Geografia Humana
Grandes Projetos de Desenvolvimento. Trabalho Escravo. Maranhão
description Este trabalho tem como objetivo analisar as contradições criadas pelo desenvolvimento do modo de produção do capital no território maranhense a partir da instalação de grandes projetos de desenvolvimento no estado e a resultante no mundo de trabalho com a precariedade da mão de obra, especialmente, o trabalho escravo contemporâneo. Temos como ponto de partida o complexo minero-siderúrgico-agrícola e portuário instalado no estado. Nesse sentido, sobretudo, as regiões agrícolas do sul e leste do Maranhão são importante, não desprezando sua articulação logísticas com o restantes do estado, em que pese a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e o complexo portuário do Itaqui, na ilha de São Luís, fazendo uma análise em torno das transformações no mundo do trabalho que esses grandes projetos tem acarretado nas regiões de sua instalação. Para esse trabalho, dispomos de uma busca bibliográfica, cartográfica, com pesquisa em documentos governamentais e da sociedade civil. O potencial transformador no espaço maranhense, em que a lógica desenvolvimentista colide com as das populações tradicionais, transformando territórios, repercutindo no acesso à terra, à água, e aos recursos naturais, gerando, de um lado, um panorama de empobrecimento e vulnerabilidade de populações rurais, de outro, a instalação de grandes projetos em espaços periféricos apresenta uma diferença considerável em termos de salários e condições de trabalho, além, de ocorrências de trabalho escravo nesses empreendimentos, desmistificando a ideia de que eles são antagônicos a situações de precariedade do trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9340
10.26694/equador.v9i1.9340
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9340
identifier_str_mv 10.26694/equador.v9i1.9340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9340/5642
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 1 (2020); 196 - 214
2317-3491
10.26694/equador.v9i1
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063813140480