A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750 |
Resumo: | Resumo: Este artigo faz um levantamento bibliográfico, aqui denominado de estudo descritivo, porque mapeia o itinerário da formação em Pedagogia. É nesta perspectiva que caminha a análise da pesquisa, averiguando como a gestão democrática do ensino público colabora hermeticamente para a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Via de regra, o projeto político-pedagógico deve ser um documento democrático que revela a identidade da escola, pois o mesmo é, grosso modo, o coração da escola autônoma. Por fim, reportando-se à identidade do pedagogo, as observações demonstram uma certa indefinição da identidade desse profissional ao longo da história da educação brasileira. Sabe-se que esta indefinição permanece na contemporaneidade. E desta maneira, o pedagogo permanece contribuindo com as diferentes áreas de atuação, em particular com o ensinar e aprender.Palavras-chave: Aspectos históricos; Pedagogia; Nova LDB; Formação; Atuação. |
id |
UFPI-3_0c3754127deeba3b821d8cfd1122ac37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/13750 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógicoResumo: Este artigo faz um levantamento bibliográfico, aqui denominado de estudo descritivo, porque mapeia o itinerário da formação em Pedagogia. É nesta perspectiva que caminha a análise da pesquisa, averiguando como a gestão democrática do ensino público colabora hermeticamente para a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Via de regra, o projeto político-pedagógico deve ser um documento democrático que revela a identidade da escola, pois o mesmo é, grosso modo, o coração da escola autônoma. Por fim, reportando-se à identidade do pedagogo, as observações demonstram uma certa indefinição da identidade desse profissional ao longo da história da educação brasileira. Sabe-se que esta indefinição permanece na contemporaneidade. E desta maneira, o pedagogo permanece contribuindo com as diferentes áreas de atuação, em particular com o ensinar e aprender.Palavras-chave: Aspectos históricos; Pedagogia; Nova LDB; Formação; Atuação.ContrapontoMartins, José Geovânio Buenos AiresGentil, Mônica Maria Feitosa Braga2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750Contraponto; v. 10, n. 2 (2021): Impressos e cidades no oitocentos; 237-2472236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750/8360Direitos autorais 2022 José Geovânio Buenos Aires Martins, Mônica Maria Feitosa Braga Gentilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T19:17:00Zoai:ojs.10.22.15.19:article/13750Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2023-03-24T19:17Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico |
spellingShingle |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico Martins, José Geovânio Buenos Aires |
title_short |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title_full |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title_fullStr |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title_full_unstemmed |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title_sort |
A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico |
author |
Martins, José Geovânio Buenos Aires |
author_facet |
Martins, José Geovânio Buenos Aires Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga |
author_role |
author |
author2 |
Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, José Geovânio Buenos Aires Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Resumo: Este artigo faz um levantamento bibliográfico, aqui denominado de estudo descritivo, porque mapeia o itinerário da formação em Pedagogia. É nesta perspectiva que caminha a análise da pesquisa, averiguando como a gestão democrática do ensino público colabora hermeticamente para a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Via de regra, o projeto político-pedagógico deve ser um documento democrático que revela a identidade da escola, pois o mesmo é, grosso modo, o coração da escola autônoma. Por fim, reportando-se à identidade do pedagogo, as observações demonstram uma certa indefinição da identidade desse profissional ao longo da história da educação brasileira. Sabe-se que esta indefinição permanece na contemporaneidade. E desta maneira, o pedagogo permanece contribuindo com as diferentes áreas de atuação, em particular com o ensinar e aprender.Palavras-chave: Aspectos históricos; Pedagogia; Nova LDB; Formação; Atuação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750/8360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 José Geovânio Buenos Aires Martins, Mônica Maria Feitosa Braga Gentil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 José Geovânio Buenos Aires Martins, Mônica Maria Feitosa Braga Gentil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 10, n. 2 (2021): Impressos e cidades no oitocentos; 237-247 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1788990144754221056 |