A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José Geovânio Buenos Aires
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contraponto (Teresina)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750
Resumo: Resumo: Este artigo faz um levantamento bibliográfico, aqui denominado de estudo descritivo, porque mapeia o itinerário da formação em Pedagogia. É nesta perspectiva que caminha a análise da pesquisa, averiguando como a gestão democrática do ensino público colabora hermeticamente para a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Via de regra, o projeto político-pedagógico deve ser um documento democrático que revela a identidade da escola, pois o mesmo é, grosso modo, o coração da escola autônoma. Por fim, reportando-se à identidade do pedagogo, as observações demonstram uma certa indefinição da identidade desse profissional ao longo da história da educação brasileira. Sabe-se que esta indefinição permanece na contemporaneidade. E desta maneira, o pedagogo permanece contribuindo com as diferentes áreas de atuação, em particular com o ensinar e aprender.Palavras-chave: Aspectos históricos; Pedagogia; Nova LDB; Formação; Atuação.
id UFPI-3_0c3754127deeba3b821d8cfd1122ac37
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/13750
network_acronym_str UFPI-3
network_name_str Contraponto (Teresina)
repository_id_str
spelling A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógicoResumo: Este artigo faz um levantamento bibliográfico, aqui denominado de estudo descritivo, porque mapeia o itinerário da formação em Pedagogia. É nesta perspectiva que caminha a análise da pesquisa, averiguando como a gestão democrática do ensino público colabora hermeticamente para a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Via de regra, o projeto político-pedagógico deve ser um documento democrático que revela a identidade da escola, pois o mesmo é, grosso modo, o coração da escola autônoma. Por fim, reportando-se à identidade do pedagogo, as observações demonstram uma certa indefinição da identidade desse profissional ao longo da história da educação brasileira. Sabe-se que esta indefinição permanece na contemporaneidade. E desta maneira, o pedagogo permanece contribuindo com as diferentes áreas de atuação, em particular com o ensinar e aprender.Palavras-chave: Aspectos históricos; Pedagogia; Nova LDB; Formação; Atuação.ContrapontoMartins, José Geovânio Buenos AiresGentil, Mônica Maria Feitosa Braga2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750Contraponto; v. 10, n. 2 (2021): Impressos e cidades no oitocentos; 237-2472236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750/8360Direitos autorais 2022 José Geovânio Buenos Aires Martins, Mônica Maria Feitosa Braga Gentilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T19:17:00Zoai:ojs.10.22.15.19:article/13750Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2023-03-24T19:17Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
title A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
spellingShingle A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
Martins, José Geovânio Buenos Aires
title_short A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
title_full A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
title_fullStr A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
title_full_unstemmed A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
title_sort A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico
author Martins, José Geovânio Buenos Aires
author_facet Martins, José Geovânio Buenos Aires
Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga
author_role author
author2 Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, José Geovânio Buenos Aires
Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga
dc.subject.none.fl_str_mv
description Resumo: Este artigo faz um levantamento bibliográfico, aqui denominado de estudo descritivo, porque mapeia o itinerário da formação em Pedagogia. É nesta perspectiva que caminha a análise da pesquisa, averiguando como a gestão democrática do ensino público colabora hermeticamente para a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Via de regra, o projeto político-pedagógico deve ser um documento democrático que revela a identidade da escola, pois o mesmo é, grosso modo, o coração da escola autônoma. Por fim, reportando-se à identidade do pedagogo, as observações demonstram uma certa indefinição da identidade desse profissional ao longo da história da educação brasileira. Sabe-se que esta indefinição permanece na contemporaneidade. E desta maneira, o pedagogo permanece contribuindo com as diferentes áreas de atuação, em particular com o ensinar e aprender.Palavras-chave: Aspectos históricos; Pedagogia; Nova LDB; Formação; Atuação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750
url https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13750/8360
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 José Geovânio Buenos Aires Martins, Mônica Maria Feitosa Braga Gentil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 José Geovânio Buenos Aires Martins, Mônica Maria Feitosa Braga Gentil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contraponto
publisher.none.fl_str_mv Contraponto
dc.source.none.fl_str_mv Contraponto; v. 10, n. 2 (2021): Impressos e cidades no oitocentos; 237-247
2236-6822
reponame:Contraponto (Teresina)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Contraponto (Teresina)
collection Contraponto (Teresina)
repository.name.fl_str_mv Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com
_version_ 1788990144754221056