OS ÍCONES BIZANTINOS E OS SEUS ENTORNOS: A DEVOÇÃO E AS HIEROFANIAS DO DETALHE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3742 |
Resumo: | As imagens não informam sozinhas; tampouco se prestam a somente serem contempladas. Elas espiam, espreitam e diagnosticam o presente, mas também narram um passado. Nunca estão isoladas porque comungam desta responsabilidade os seus entornos a tal ponto que com elas se confundem. Este artigo, ao analisar o compósito imagético da Catedral São Demétrio, da comunidade ucraniana de Curitiba-PR, busca dar visibilidade e problematizar as figuras periféricas que compõem a sua cúpula central. Servindo-se dos aportes conceituais de Mircea Eliade e Jacques Derrida, este artigo se propõe a questionar a experiência cultural advinda da valorização dos pormenores de um conjunto de imagens, verificando o quanto são capazes de edificar hierofanias, impressões, pertencimentos e reconhecimentos coletivos em um determinado grupo étnico.Palavras-Chave: Ícone Bizantino. Hierofanias. Igreja Ucraniana. |
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OS ÍCONES BIZANTINOS E OS SEUS ENTORNOS: A DEVOÇÃO E AS HIEROFANIAS DO DETALHEAs imagens não informam sozinhas; tampouco se prestam a somente serem contempladas. Elas espiam, espreitam e diagnosticam o presente, mas também narram um passado. Nunca estão isoladas porque comungam desta responsabilidade os seus entornos a tal ponto que com elas se confundem. Este artigo, ao analisar o compósito imagético da Catedral São Demétrio, da comunidade ucraniana de Curitiba-PR, busca dar visibilidade e problematizar as figuras periféricas que compõem a sua cúpula central. Servindo-se dos aportes conceituais de Mircea Eliade e Jacques Derrida, este artigo se propõe a questionar a experiência cultural advinda da valorização dos pormenores de um conjunto de imagens, verificando o quanto são capazes de edificar hierofanias, impressões, pertencimentos e reconhecimentos coletivos em um determinado grupo étnico.Palavras-Chave: Ícone Bizantino. Hierofanias. Igreja Ucraniana.ContrapontoTamanini, Paulo Augusto2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3742Contraponto; v. 4, n. 2 (2015): História e cultura; 43-572236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3742/2153info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-25T17:49:28Zoai:ojs.10.22.15.19:article/3742Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2015-08-25T17:49:28Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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