Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044 |
Resumo: | O presente artigo aborda as interconexões entre o ensinar/aprender História em tempos da Pandemia da Covid-19, apontando os desafios e possibilidades do estudo em “formato remoto” como consequência das medidas de distanciamento social, como estratégia de pensar conceitos historiográficos como tempo, espaço, sujeitos, estado, cultura, política nas aulas. Metodologicamente, o estudo centrou as análises na perspectiva da usabilidade da imagem chargética como veículo para essa presente modalidade de ensino. O percurso teórico-metodológico partiu de leituras que lançam luzes para essa realidade acerca de determinados aspectos do ensino de História com alunos da educação básica e a utilização de imagens como veículo incentivador de melhorias no processo ensino-aprendizagem em tempos do esperado “novo normal”. Tempos de fazeres e vivências virtuais que apontam uma rotina diferenciada e capaz de robustecer aprendizagens e/ou acentuar ainda mais as desigualdades socioculturais.Palavras-chave: História; Ensino; Pandemia; Charge. |
id |
UFPI-3_75c513c362cf8d6b394e2c3d0d5815f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/13044 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19O presente artigo aborda as interconexões entre o ensinar/aprender História em tempos da Pandemia da Covid-19, apontando os desafios e possibilidades do estudo em “formato remoto” como consequência das medidas de distanciamento social, como estratégia de pensar conceitos historiográficos como tempo, espaço, sujeitos, estado, cultura, política nas aulas. Metodologicamente, o estudo centrou as análises na perspectiva da usabilidade da imagem chargética como veículo para essa presente modalidade de ensino. O percurso teórico-metodológico partiu de leituras que lançam luzes para essa realidade acerca de determinados aspectos do ensino de História com alunos da educação básica e a utilização de imagens como veículo incentivador de melhorias no processo ensino-aprendizagem em tempos do esperado “novo normal”. Tempos de fazeres e vivências virtuais que apontam uma rotina diferenciada e capaz de robustecer aprendizagens e/ou acentuar ainda mais as desigualdades socioculturais.Palavras-chave: História; Ensino; Pandemia; Charge.ContrapontoFeitosa, Eronilda ResendeFontineles Filho, Pedro Pio2021-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044Contraponto; v. 10, n. 1 (2021): História da saúde e das doenças: objetos, fontes e metodologias; 5372236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044/7861Direitos autorais 2021 Eronilda Resende Feitosa, Pedro Pio Fontineles Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T19:52:29Zoai:ojs.10.22.15.19:article/13044Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2023-03-24T19:52:29Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19 |
title |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19 |
spellingShingle |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19 Feitosa, Eronilda Resende |
title_short |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19 |
title_full |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19 |
title_fullStr |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19 |
title_sort |
Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19 |
author |
Feitosa, Eronilda Resende |
author_facet |
Feitosa, Eronilda Resende Fontineles Filho, Pedro Pio |
author_role |
author |
author2 |
Fontineles Filho, Pedro Pio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Eronilda Resende Fontineles Filho, Pedro Pio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente artigo aborda as interconexões entre o ensinar/aprender História em tempos da Pandemia da Covid-19, apontando os desafios e possibilidades do estudo em “formato remoto” como consequência das medidas de distanciamento social, como estratégia de pensar conceitos historiográficos como tempo, espaço, sujeitos, estado, cultura, política nas aulas. Metodologicamente, o estudo centrou as análises na perspectiva da usabilidade da imagem chargética como veículo para essa presente modalidade de ensino. O percurso teórico-metodológico partiu de leituras que lançam luzes para essa realidade acerca de determinados aspectos do ensino de História com alunos da educação básica e a utilização de imagens como veículo incentivador de melhorias no processo ensino-aprendizagem em tempos do esperado “novo normal”. Tempos de fazeres e vivências virtuais que apontam uma rotina diferenciada e capaz de robustecer aprendizagens e/ou acentuar ainda mais as desigualdades socioculturais.Palavras-chave: História; Ensino; Pandemia; Charge. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044/7861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eronilda Resende Feitosa, Pedro Pio Fontineles Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eronilda Resende Feitosa, Pedro Pio Fontineles Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 10, n. 1 (2021): História da saúde e das doenças: objetos, fontes e metodologias; 537 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1788990144764706816 |