Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Eronilda Resende
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fontineles Filho, Pedro Pio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contraponto (Teresina)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044
Resumo: O presente artigo aborda as interconexões entre o ensinar/aprender História em tempos da Pandemia da Covid-19, apontando os desafios e possibilidades do estudo em “formato remoto” como consequência das medidas de distanciamento social, como estratégia de pensar conceitos historiográficos como tempo, espaço, sujeitos, estado, cultura, política nas aulas. Metodologicamente, o estudo centrou as análises na perspectiva da usabilidade da imagem chargética como veículo para essa presente modalidade de ensino. O percurso teórico-metodológico partiu de leituras que lançam luzes para essa realidade acerca de determinados aspectos do ensino de História com alunos da educação básica e a utilização de imagens como veículo incentivador de melhorias no processo ensino-aprendizagem em tempos do esperado “novo normal”. Tempos de fazeres e vivências virtuais que apontam uma rotina diferenciada e capaz de robustecer aprendizagens e/ou acentuar ainda mais as desigualdades socioculturais.Palavras-chave: História; Ensino; Pandemia; Charge.
id UFPI-3_75c513c362cf8d6b394e2c3d0d5815f3
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/13044
network_acronym_str UFPI-3
network_name_str Contraponto (Teresina)
repository_id_str
spelling Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19O presente artigo aborda as interconexões entre o ensinar/aprender História em tempos da Pandemia da Covid-19, apontando os desafios e possibilidades do estudo em “formato remoto” como consequência das medidas de distanciamento social, como estratégia de pensar conceitos historiográficos como tempo, espaço, sujeitos, estado, cultura, política nas aulas. Metodologicamente, o estudo centrou as análises na perspectiva da usabilidade da imagem chargética como veículo para essa presente modalidade de ensino. O percurso teórico-metodológico partiu de leituras que lançam luzes para essa realidade acerca de determinados aspectos do ensino de História com alunos da educação básica e a utilização de imagens como veículo incentivador de melhorias no processo ensino-aprendizagem em tempos do esperado “novo normal”. Tempos de fazeres e vivências virtuais que apontam uma rotina diferenciada e capaz de robustecer aprendizagens e/ou acentuar ainda mais as desigualdades socioculturais.Palavras-chave: História; Ensino; Pandemia; Charge.ContrapontoFeitosa, Eronilda ResendeFontineles Filho, Pedro Pio2021-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044Contraponto; v. 10, n. 1 (2021): História da saúde e das doenças: objetos, fontes e metodologias; 5372236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044/7861Direitos autorais 2021 Eronilda Resende Feitosa, Pedro Pio Fontineles Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T19:52:29Zoai:ojs.10.22.15.19:article/13044Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2023-03-24T19:52:29Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
title Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
spellingShingle Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
Feitosa, Eronilda Resende
title_short Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
title_full Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
title_fullStr Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
title_full_unstemmed Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
title_sort Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19
author Feitosa, Eronilda Resende
author_facet Feitosa, Eronilda Resende
Fontineles Filho, Pedro Pio
author_role author
author2 Fontineles Filho, Pedro Pio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Eronilda Resende
Fontineles Filho, Pedro Pio
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente artigo aborda as interconexões entre o ensinar/aprender História em tempos da Pandemia da Covid-19, apontando os desafios e possibilidades do estudo em “formato remoto” como consequência das medidas de distanciamento social, como estratégia de pensar conceitos historiográficos como tempo, espaço, sujeitos, estado, cultura, política nas aulas. Metodologicamente, o estudo centrou as análises na perspectiva da usabilidade da imagem chargética como veículo para essa presente modalidade de ensino. O percurso teórico-metodológico partiu de leituras que lançam luzes para essa realidade acerca de determinados aspectos do ensino de História com alunos da educação básica e a utilização de imagens como veículo incentivador de melhorias no processo ensino-aprendizagem em tempos do esperado “novo normal”. Tempos de fazeres e vivências virtuais que apontam uma rotina diferenciada e capaz de robustecer aprendizagens e/ou acentuar ainda mais as desigualdades socioculturais.Palavras-chave: História; Ensino; Pandemia; Charge.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044
url https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13044/7861
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Eronilda Resende Feitosa, Pedro Pio Fontineles Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Eronilda Resende Feitosa, Pedro Pio Fontineles Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contraponto
publisher.none.fl_str_mv Contraponto
dc.source.none.fl_str_mv Contraponto; v. 10, n. 1 (2021): História da saúde e das doenças: objetos, fontes e metodologias; 537
2236-6822
reponame:Contraponto (Teresina)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Contraponto (Teresina)
collection Contraponto (Teresina)
repository.name.fl_str_mv Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com
_version_ 1788990144764706816