O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Regilan Deusamar Barbosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contraponto (Teresina)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9519
Resumo: Com o objetivo de popularizar teorias e técnicas que compõem as artes técnicas da cena, para que uma parcela cada vez maior da população possa desfrutar e compreender a humanização da arte e da técnica produzidas nas oficinas de teatro, este estudo propôs inicialmente um atento olhar sobre parte dos desenhos técnicos e artísticos do cenógrafo Helio Eichbauer para a encenação de Rei Lear, 1996, Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, direção de Ulysses Cruz. Portanto, primeiramente, fez-se uma apreensão cognitiva por meio do olhar atento sobre as formas no desenho. Em seguida relatou-se a experiência de aprendizado na sala de aula de Helio Eichbauer e a relação desta com a arte e a cidade. A terceira etapa desta trajetória pela arte técnica do teatro compreendeu uma análise da encenação de Rei Lear, 1996. Este estudo tem como fundamento um olhar crítico sobre a indústria cultural e a estratégia artística para construção de novas realidades mais humanizadas.Palavras-chave: Helio Eichbauer. Oficina de Cenografia. Rei Lear
id UFPI-3_90010587cf3b8a9998c1b0077123e387
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/9519
network_acronym_str UFPI-3
network_name_str Contraponto (Teresina)
repository_id_str
spelling O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William ShakespeareCom o objetivo de popularizar teorias e técnicas que compõem as artes técnicas da cena, para que uma parcela cada vez maior da população possa desfrutar e compreender a humanização da arte e da técnica produzidas nas oficinas de teatro, este estudo propôs inicialmente um atento olhar sobre parte dos desenhos técnicos e artísticos do cenógrafo Helio Eichbauer para a encenação de Rei Lear, 1996, Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, direção de Ulysses Cruz. Portanto, primeiramente, fez-se uma apreensão cognitiva por meio do olhar atento sobre as formas no desenho. Em seguida relatou-se a experiência de aprendizado na sala de aula de Helio Eichbauer e a relação desta com a arte e a cidade. A terceira etapa desta trajetória pela arte técnica do teatro compreendeu uma análise da encenação de Rei Lear, 1996. Este estudo tem como fundamento um olhar crítico sobre a indústria cultural e a estratégia artística para construção de novas realidades mais humanizadas.Palavras-chave: Helio Eichbauer. Oficina de Cenografia. Rei LearContrapontoPereira, Regilan Deusamar Barbosa2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9519Contraponto; v. 8, n. 1 (2019): O teatro e o popular2236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9519/5517Direitos autorais 2019 Regilan Deusamar Barbosa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-25T18:10:15Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9519Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2020-06-25T18:10:15Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare
title O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare
spellingShingle O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare
Pereira, Regilan Deusamar Barbosa
title_short O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare
title_full O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare
title_fullStr O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare
title_full_unstemmed O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare
title_sort O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare
author Pereira, Regilan Deusamar Barbosa
author_facet Pereira, Regilan Deusamar Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Regilan Deusamar Barbosa
dc.subject.none.fl_str_mv
description Com o objetivo de popularizar teorias e técnicas que compõem as artes técnicas da cena, para que uma parcela cada vez maior da população possa desfrutar e compreender a humanização da arte e da técnica produzidas nas oficinas de teatro, este estudo propôs inicialmente um atento olhar sobre parte dos desenhos técnicos e artísticos do cenógrafo Helio Eichbauer para a encenação de Rei Lear, 1996, Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, direção de Ulysses Cruz. Portanto, primeiramente, fez-se uma apreensão cognitiva por meio do olhar atento sobre as formas no desenho. Em seguida relatou-se a experiência de aprendizado na sala de aula de Helio Eichbauer e a relação desta com a arte e a cidade. A terceira etapa desta trajetória pela arte técnica do teatro compreendeu uma análise da encenação de Rei Lear, 1996. Este estudo tem como fundamento um olhar crítico sobre a indústria cultural e a estratégia artística para construção de novas realidades mais humanizadas.Palavras-chave: Helio Eichbauer. Oficina de Cenografia. Rei Lear
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9519
url https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9519/5517
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Regilan Deusamar Barbosa Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Regilan Deusamar Barbosa Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contraponto
publisher.none.fl_str_mv Contraponto
dc.source.none.fl_str_mv Contraponto; v. 8, n. 1 (2019): O teatro e o popular
2236-6822
reponame:Contraponto (Teresina)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Contraponto (Teresina)
collection Contraponto (Teresina)
repository.name.fl_str_mv Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com
_version_ 1799756020283604992