EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA, SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contraponto (Teresina)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562
Resumo: A Pedagogia da Alternância foi criada no intuito de proporcionar aos moradores de regiões campesinas uma formação profissional voltada para atuarem no campo e para o campo. Este artigo é baseado em uma pesquisa que se desenvolveu no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada na comunidade Santo Antônio dos Pretos no município de Codó/MA. O objetivo deste, é compreender a construção histórica e social da educação/escolarização na comunidade citada bem como as singularidades da metodologia acima exposta (Pedagogia da Alternância) adotada na referida escola. Esta pesquisa foi metodologicamente construída a partir da História Oral pela qual realizamos entrevistas com moradores da comunidade, professores e pais de alunos em que a escola está inserida.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.  CEQFAAM
id UFPI-3_cfce651f09dfbdc30e069317c4e182f2
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/7562
network_acronym_str UFPI-3
network_name_str Contraponto (Teresina)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MAA Pedagogia da Alternância foi criada no intuito de proporcionar aos moradores de regiões campesinas uma formação profissional voltada para atuarem no campo e para o campo. Este artigo é baseado em uma pesquisa que se desenvolveu no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada na comunidade Santo Antônio dos Pretos no município de Codó/MA. O objetivo deste, é compreender a construção histórica e social da educação/escolarização na comunidade citada bem como as singularidades da metodologia acima exposta (Pedagogia da Alternância) adotada na referida escola. Esta pesquisa foi metodologicamente construída a partir da História Oral pela qual realizamos entrevistas com moradores da comunidade, professores e pais de alunos em que a escola está inserida.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.  CEQFAAMContrapontoLUZ, MARIA DE JESUS MARTINSSOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVASILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562Contraponto; v. 6, n. 2 (2017): Múltiplos caminhos da História; 79-982236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562/4405Direitos autorais 2018 Contrapontoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T23:51:46Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7562Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2018-09-26T23:51:46Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
title EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
spellingShingle EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS
title_short EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
title_full EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
title_fullStr EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
title_sort EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
author LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS
author_facet LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS
SOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA
SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E
author_role author
author2 SOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA
SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS
SOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA
SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E
dc.subject.none.fl_str_mv
description A Pedagogia da Alternância foi criada no intuito de proporcionar aos moradores de regiões campesinas uma formação profissional voltada para atuarem no campo e para o campo. Este artigo é baseado em uma pesquisa que se desenvolveu no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada na comunidade Santo Antônio dos Pretos no município de Codó/MA. O objetivo deste, é compreender a construção histórica e social da educação/escolarização na comunidade citada bem como as singularidades da metodologia acima exposta (Pedagogia da Alternância) adotada na referida escola. Esta pesquisa foi metodologicamente construída a partir da História Oral pela qual realizamos entrevistas com moradores da comunidade, professores e pais de alunos em que a escola está inserida.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.  CEQFAAM
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562
url https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562/4405
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Contraponto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Contraponto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contraponto
publisher.none.fl_str_mv Contraponto
dc.source.none.fl_str_mv Contraponto; v. 6, n. 2 (2017): Múltiplos caminhos da História; 79-98
2236-6822
reponame:Contraponto (Teresina)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Contraponto (Teresina)
collection Contraponto (Teresina)
repository.name.fl_str_mv Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com
_version_ 1799756020284653568