EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562 |
Resumo: | A Pedagogia da Alternância foi criada no intuito de proporcionar aos moradores de regiões campesinas uma formação profissional voltada para atuarem no campo e para o campo. Este artigo é baseado em uma pesquisa que se desenvolveu no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada na comunidade Santo Antônio dos Pretos no município de Codó/MA. O objetivo deste, é compreender a construção histórica e social da educação/escolarização na comunidade citada bem como as singularidades da metodologia acima exposta (Pedagogia da Alternância) adotada na referida escola. Esta pesquisa foi metodologicamente construída a partir da História Oral pela qual realizamos entrevistas com moradores da comunidade, professores e pais de alunos em que a escola está inserida.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. CEQFAAM |
id |
UFPI-3_cfce651f09dfbdc30e069317c4e182f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/7562 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MAA Pedagogia da Alternância foi criada no intuito de proporcionar aos moradores de regiões campesinas uma formação profissional voltada para atuarem no campo e para o campo. Este artigo é baseado em uma pesquisa que se desenvolveu no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada na comunidade Santo Antônio dos Pretos no município de Codó/MA. O objetivo deste, é compreender a construção histórica e social da educação/escolarização na comunidade citada bem como as singularidades da metodologia acima exposta (Pedagogia da Alternância) adotada na referida escola. Esta pesquisa foi metodologicamente construída a partir da História Oral pela qual realizamos entrevistas com moradores da comunidade, professores e pais de alunos em que a escola está inserida.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. CEQFAAMContrapontoLUZ, MARIA DE JESUS MARTINSSOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVASILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562Contraponto; v. 6, n. 2 (2017): Múltiplos caminhos da História; 79-982236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562/4405Direitos autorais 2018 Contrapontoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T23:51:46Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7562Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2018-09-26T23:51:46Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA |
title |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS |
title_short |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA |
title_full |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA |
title_sort |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA |
author |
LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS |
author_facet |
LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS SOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUZ, MARIA DE JESUS MARTINS SOUSA, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A Pedagogia da Alternância foi criada no intuito de proporcionar aos moradores de regiões campesinas uma formação profissional voltada para atuarem no campo e para o campo. Este artigo é baseado em uma pesquisa que se desenvolveu no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada na comunidade Santo Antônio dos Pretos no município de Codó/MA. O objetivo deste, é compreender a construção histórica e social da educação/escolarização na comunidade citada bem como as singularidades da metodologia acima exposta (Pedagogia da Alternância) adotada na referida escola. Esta pesquisa foi metodologicamente construída a partir da História Oral pela qual realizamos entrevistas com moradores da comunidade, professores e pais de alunos em que a escola está inserida.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. CEQFAAM |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7562/4405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Contraponto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Contraponto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 6, n. 2 (2017): Múltiplos caminhos da História; 79-98 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1799756020284653568 |