Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/11502 |
Resumo: | O trabalho em pauta aponta reflexões acerca do modelo educacional presente em Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno. Nesse sentido, objetivou-se identificar o modelo educativo, a similaridade docente, o perfil do educando, caracterizando os conteúdos trabalhados no processo ensinar e aprender presente no romance, de Claúdio Moreno. Teóricos como Marrou (1975), Jaeger (2003), Almeida (2012), Queiroz (2012), entre outros foram extremamente importantes para a compreensão do modelo educacional presente na obra literária. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de delineamento bibliográfico. Essa investigação priorizou uma obra literária brasileira para conceituar o modelo de educação homérica, por outro lado, a cultura homérica é estudada na história, na filosofia, na sociologia, nas artes, no ensino religioso, na antropologia, dentre outras ciências.Palavras-chave: História da Educação Grega; Guerra de Tróia; Aprendizagem. |
id |
UFPI-3_d4d42902049d21773d624877a0f27023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/11502 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio MorenoO trabalho em pauta aponta reflexões acerca do modelo educacional presente em Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno. Nesse sentido, objetivou-se identificar o modelo educativo, a similaridade docente, o perfil do educando, caracterizando os conteúdos trabalhados no processo ensinar e aprender presente no romance, de Claúdio Moreno. Teóricos como Marrou (1975), Jaeger (2003), Almeida (2012), Queiroz (2012), entre outros foram extremamente importantes para a compreensão do modelo educacional presente na obra literária. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de delineamento bibliográfico. Essa investigação priorizou uma obra literária brasileira para conceituar o modelo de educação homérica, por outro lado, a cultura homérica é estudada na história, na filosofia, na sociologia, nas artes, no ensino religioso, na antropologia, dentre outras ciências.Palavras-chave: História da Educação Grega; Guerra de Tróia; Aprendizagem.ContrapontoMelo, Rayana Maria LopesSilva, Fabiana Cristina daFigueiredo, Luciano SilvaMartins, José Geovânio Buenos Aires2020-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/11502Contraponto; v. 9, n. 1 (2020): Inquisição, justiça eclesiástica, religião e religiosidades na Época Moderna; 674-6882236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/11502/6589Direitos autorais 2020 Rayana Maria Lopes Melo, Fabiana Cristina da Silva, Luciano Silva Figueiredo, José Geovânio Buenos Aires Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T12:56:14Zoai:ojs.10.22.15.19:article/11502Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2020-09-14T12:56:14Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno |
title |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno |
spellingShingle |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno Melo, Rayana Maria Lopes |
title_short |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno |
title_full |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno |
title_fullStr |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno |
title_full_unstemmed |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno |
title_sort |
Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno |
author |
Melo, Rayana Maria Lopes |
author_facet |
Melo, Rayana Maria Lopes Silva, Fabiana Cristina da Figueiredo, Luciano Silva Martins, José Geovânio Buenos Aires |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fabiana Cristina da Figueiredo, Luciano Silva Martins, José Geovânio Buenos Aires |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Rayana Maria Lopes Silva, Fabiana Cristina da Figueiredo, Luciano Silva Martins, José Geovânio Buenos Aires |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O trabalho em pauta aponta reflexões acerca do modelo educacional presente em Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno. Nesse sentido, objetivou-se identificar o modelo educativo, a similaridade docente, o perfil do educando, caracterizando os conteúdos trabalhados no processo ensinar e aprender presente no romance, de Claúdio Moreno. Teóricos como Marrou (1975), Jaeger (2003), Almeida (2012), Queiroz (2012), entre outros foram extremamente importantes para a compreensão do modelo educacional presente na obra literária. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de delineamento bibliográfico. Essa investigação priorizou uma obra literária brasileira para conceituar o modelo de educação homérica, por outro lado, a cultura homérica é estudada na história, na filosofia, na sociologia, nas artes, no ensino religioso, na antropologia, dentre outras ciências.Palavras-chave: História da Educação Grega; Guerra de Tróia; Aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/11502 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/11502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/11502/6589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 9, n. 1 (2020): Inquisição, justiça eclesiástica, religião e religiosidades na Época Moderna; 674-688 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1788990144010780672 |