“O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Francisco Paulo de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contraponto (Teresina)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/12609
Resumo: Em 1883, o abolicionista Domingos Jaguaribe Filho divulgou no jornal antiescravista fluminense Gazeta de Notícias, uma resposta para um editorial que criticava a repercussão do movimento abolicionista do Ceará no Brasil, transcrito no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, porém, publicado por um articulista do jornal republicano paulistano A Província de S. Paulo chamado Ralph, alguns dias após a abolição na cidade de Fortaleza. Essa discussão entre o correligionário do abolicionismo cearense e o jornalista republicano no teatro do jornalismo, logo ecoou no jornal abolicionista cearense Libertador e foi apropriado em sua propaganda para a projeção do Ceará, como vanguarda da liberdade, realizada desde o seu aparecimento na imprensa cearense, em 1881. Destarte, o presente artigo discute como o jornal Libertador apropriou essa discussão no teatro do jornalismo e fomentou a propaganda da projeção do Ceará, como vanguarda do movimento abolicionista brasileiro, antes da abolição oficial  dos cativos dessa província, no dia 25 de março de 1884. A partir da metodologia da análise dialógica do discurso e dos pressupostos da história sociocultural da imprensa, foram analisados relatos de época, dicionários biográficos e algumas notícias divulgadas pelos jornais Libertador (CE), Diario do Brazil (RJ), Gazeta de Notícias (RJ), Gazeta da Tarde (RJ), Jornal do Commercio (RJ) e A Província de S. Paulo (SP), que evidenciaram como a articulação entre o jornal Libertador e os seus correligionários da imprensa brasileira, facilitou a divulgação de alguns dos símbolos que legitimaram a narrativa do protagonismo abolicionista cearense, durante este embate.Palavras-chave: História. Abolicionismo. Imprensa.
id UFPI-3_f7e75715053ebc2d296a48d1b8f78a43
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/12609
network_acronym_str UFPI-3
network_name_str Contraponto (Teresina)
repository_id_str
spelling “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)Em 1883, o abolicionista Domingos Jaguaribe Filho divulgou no jornal antiescravista fluminense Gazeta de Notícias, uma resposta para um editorial que criticava a repercussão do movimento abolicionista do Ceará no Brasil, transcrito no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, porém, publicado por um articulista do jornal republicano paulistano A Província de S. Paulo chamado Ralph, alguns dias após a abolição na cidade de Fortaleza. Essa discussão entre o correligionário do abolicionismo cearense e o jornalista republicano no teatro do jornalismo, logo ecoou no jornal abolicionista cearense Libertador e foi apropriado em sua propaganda para a projeção do Ceará, como vanguarda da liberdade, realizada desde o seu aparecimento na imprensa cearense, em 1881. Destarte, o presente artigo discute como o jornal Libertador apropriou essa discussão no teatro do jornalismo e fomentou a propaganda da projeção do Ceará, como vanguarda do movimento abolicionista brasileiro, antes da abolição oficial  dos cativos dessa província, no dia 25 de março de 1884. A partir da metodologia da análise dialógica do discurso e dos pressupostos da história sociocultural da imprensa, foram analisados relatos de época, dicionários biográficos e algumas notícias divulgadas pelos jornais Libertador (CE), Diario do Brazil (RJ), Gazeta de Notícias (RJ), Gazeta da Tarde (RJ), Jornal do Commercio (RJ) e A Província de S. Paulo (SP), que evidenciaram como a articulação entre o jornal Libertador e os seus correligionários da imprensa brasileira, facilitou a divulgação de alguns dos símbolos que legitimaram a narrativa do protagonismo abolicionista cearense, durante este embate.Palavras-chave: História. Abolicionismo. Imprensa.ContrapontoMesquita, Francisco Paulo de Oliveira2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/12609Contraponto; v. 9, n. 2 (2020): História e Literatura; 677-7002236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/12609/7436Direitos autorais 2021 Francisco Paulo de Oliveira Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-18T18:22:53Zoai:ojs.10.22.15.19:article/12609Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2024-03-18T18:22:53Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)
title “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)
spellingShingle “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)
Mesquita, Francisco Paulo de Oliveira
title_short “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)
title_full “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)
title_fullStr “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)
title_full_unstemmed “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)
title_sort “O abolicionismo do Ceará e o jornal A Província de S. Paulo”: o papel do Libertador na projeção do vanguardismo abolicionista cearense no teatro do jornalismo (1881-1883)
author Mesquita, Francisco Paulo de Oliveira
author_facet Mesquita, Francisco Paulo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Francisco Paulo de Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv
description Em 1883, o abolicionista Domingos Jaguaribe Filho divulgou no jornal antiescravista fluminense Gazeta de Notícias, uma resposta para um editorial que criticava a repercussão do movimento abolicionista do Ceará no Brasil, transcrito no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, porém, publicado por um articulista do jornal republicano paulistano A Província de S. Paulo chamado Ralph, alguns dias após a abolição na cidade de Fortaleza. Essa discussão entre o correligionário do abolicionismo cearense e o jornalista republicano no teatro do jornalismo, logo ecoou no jornal abolicionista cearense Libertador e foi apropriado em sua propaganda para a projeção do Ceará, como vanguarda da liberdade, realizada desde o seu aparecimento na imprensa cearense, em 1881. Destarte, o presente artigo discute como o jornal Libertador apropriou essa discussão no teatro do jornalismo e fomentou a propaganda da projeção do Ceará, como vanguarda do movimento abolicionista brasileiro, antes da abolição oficial  dos cativos dessa província, no dia 25 de março de 1884. A partir da metodologia da análise dialógica do discurso e dos pressupostos da história sociocultural da imprensa, foram analisados relatos de época, dicionários biográficos e algumas notícias divulgadas pelos jornais Libertador (CE), Diario do Brazil (RJ), Gazeta de Notícias (RJ), Gazeta da Tarde (RJ), Jornal do Commercio (RJ) e A Província de S. Paulo (SP), que evidenciaram como a articulação entre o jornal Libertador e os seus correligionários da imprensa brasileira, facilitou a divulgação de alguns dos símbolos que legitimaram a narrativa do protagonismo abolicionista cearense, durante este embate.Palavras-chave: História. Abolicionismo. Imprensa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/12609
url https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/12609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/12609/7436
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francisco Paulo de Oliveira Mesquita
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francisco Paulo de Oliveira Mesquita
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contraponto
publisher.none.fl_str_mv Contraponto
dc.source.none.fl_str_mv Contraponto; v. 9, n. 2 (2020): História e Literatura; 677-700
2236-6822
reponame:Contraponto (Teresina)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Contraponto (Teresina)
collection Contraponto (Teresina)
repository.name.fl_str_mv Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com
_version_ 1799756020856127488