PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Christiano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Karine Kely Soares de, Silva, Jéssica Kelly Alves da, Silva, Arthur William Pereira da, Santos, Helaine Cristine Carneiro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
DOI: 10.26694/2358.1735.2018.v5ed26557
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/6557
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a prática docente do curso de Ciências Contábeis de uma universidade do Nordeste. A pesquisa classifica-se como: descritiva, pois apresentou características da prática docente do curso; abordagem qualitativa, uma vez que analisou a percepção dos contadores atuantes no mercado de trabalho e professores em relação à prática docente do curso. Quanto aos procedimentos, tratou-se de um estudo bibliográfico com embasamento em literaturas publicadas, pois foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas para comparação dos resultados com as literaturas. No que diz respeito aos resultados, foram analisados a partir dos discursos e sentimentos transmitidos pelos entrevistados. Os dados revelaram a insatisfação dos contadores com relação à ausência de práticas contábeis durante as aulas, o que dificulta o ingresso dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Relataram ainda que o curso está mais voltado à formação de acadêmicos. Identificou-se na pesquisa que os contadores e professores acreditam ser necessário que estes últimos obtenham experiências profissionais além do magistério, para aperfeiçoar suas práticas de ensino no curso de contabilidade.
id UFPI-4_38f9c192f7975cfc8de0b30bc395c3e5
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/6557
network_acronym_str UFPI-4
network_name_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
spelling PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTECiências Contábeis; ContabilidadePrática docente. Ciências Contábeis. EgressosEste trabalho objetiva analisar a prática docente do curso de Ciências Contábeis de uma universidade do Nordeste. A pesquisa classifica-se como: descritiva, pois apresentou características da prática docente do curso; abordagem qualitativa, uma vez que analisou a percepção dos contadores atuantes no mercado de trabalho e professores em relação à prática docente do curso. Quanto aos procedimentos, tratou-se de um estudo bibliográfico com embasamento em literaturas publicadas, pois foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas para comparação dos resultados com as literaturas. No que diz respeito aos resultados, foram analisados a partir dos discursos e sentimentos transmitidos pelos entrevistados. Os dados revelaram a insatisfação dos contadores com relação à ausência de práticas contábeis durante as aulas, o que dificulta o ingresso dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Relataram ainda que o curso está mais voltado à formação de acadêmicos. Identificou-se na pesquisa que os contadores e professores acreditam ser necessário que estes últimos obtenham experiências profissionais além do magistério, para aperfeiçoar suas práticas de ensino no curso de contabilidade.Universidade Federal do PiauíCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal da Paraíba - UFPBCoelho, ChristianoOliveira, Karine Kely Soares deSilva, Jéssica Kelly Alves daSilva, Arthur William Pereira daSantos, Helaine Cristine Carneiro dos2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/655710.26694/2358.1735.2018.v5ed26557Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 5, n. 2 (2018): Volume 2; p.55-782358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/6557/4887Direitos autorais 2018 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T00:27:00Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6557Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2018-12-18T00:27Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
title PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
spellingShingle PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
Coelho, Christiano
Ciências Contábeis; Contabilidade
Prática docente. Ciências Contábeis. Egressos
Coelho, Christiano
Ciências Contábeis; Contabilidade
Prática docente. Ciências Contábeis. Egressos
title_short PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
title_full PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
title_fullStr PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
title_full_unstemmed PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
title_sort PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
author Coelho, Christiano
author_facet Coelho, Christiano
Coelho, Christiano
Oliveira, Karine Kely Soares de
Silva, Jéssica Kelly Alves da
Silva, Arthur William Pereira da
Santos, Helaine Cristine Carneiro dos
Oliveira, Karine Kely Soares de
Silva, Jéssica Kelly Alves da
Silva, Arthur William Pereira da
Santos, Helaine Cristine Carneiro dos
author_role author
author2 Oliveira, Karine Kely Soares de
Silva, Jéssica Kelly Alves da
Silva, Arthur William Pereira da
Santos, Helaine Cristine Carneiro dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Christiano
Oliveira, Karine Kely Soares de
Silva, Jéssica Kelly Alves da
Silva, Arthur William Pereira da
Santos, Helaine Cristine Carneiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Contábeis; Contabilidade
Prática docente. Ciências Contábeis. Egressos
topic Ciências Contábeis; Contabilidade
Prática docente. Ciências Contábeis. Egressos
description Este trabalho objetiva analisar a prática docente do curso de Ciências Contábeis de uma universidade do Nordeste. A pesquisa classifica-se como: descritiva, pois apresentou características da prática docente do curso; abordagem qualitativa, uma vez que analisou a percepção dos contadores atuantes no mercado de trabalho e professores em relação à prática docente do curso. Quanto aos procedimentos, tratou-se de um estudo bibliográfico com embasamento em literaturas publicadas, pois foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas para comparação dos resultados com as literaturas. No que diz respeito aos resultados, foram analisados a partir dos discursos e sentimentos transmitidos pelos entrevistados. Os dados revelaram a insatisfação dos contadores com relação à ausência de práticas contábeis durante as aulas, o que dificulta o ingresso dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Relataram ainda que o curso está mais voltado à formação de acadêmicos. Identificou-se na pesquisa que os contadores e professores acreditam ser necessário que estes últimos obtenham experiências profissionais além do magistério, para aperfeiçoar suas práticas de ensino no curso de contabilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/6557
10.26694/2358.1735.2018.v5ed26557
url https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/6557
identifier_str_mv 10.26694/2358.1735.2018.v5ed26557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/6557/4887
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 5, n. 2 (2018): Volume 2; p.55-78
2358-1735
reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
collection Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository.name.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br
_version_ 1822182685275062272
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26694/2358.1735.2018.v5ed26557