Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1568 |
Resumo: | A Universidade Federal da Bahia (UFBA) forma uma parte importante dos futuros profissionais, educadores, governantes e gerentes de empresas e instituições do país. Isto implica que a mesma deve proporcionar uma formação compatível com as necessidades reais do mercado e da sociedade, incluindo, portanto, a formação em Contabilidade Social e Ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e confrontar o nível de conhecimento dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da UFBA sobre Contabilidade Social e Ambiental, partindo-se das hipóteses: i) os formandos têm um nível de conhecimento diferente sobre os conceitos de Contabilidade Social e Ambiental em relação aos ingressos; ii) existe discussão sobre este tema nos componentes curriculares obrigatórias e iii) a disciplina Contabilidade Social e Ambiental deve ser inserida na Matriz Curricular do Curso. Com o propósito de atingir o objetivo circunscrito nesta investigação e testar tais hipóteses, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2009, em dois grupos: alunos ingressos (1º ao 2º semestre) e alunos formandos (7º ou mais semestres), totalizando 129 estudantes. A análise dos dados foi realizada por meio do teste não paramétrico de Mann-whitney, a fim de comparar as médias de respostas dos dois grupos e verificar possíveis diferenças significativas entre o nível de conhecimento dos estudantes. O resultado do estudo indica que não há diferenças significativas entre as médias de conhecimento entre os grupos de estudantes, exceto o nível de conhecimento sobre evidenciações ambientais. Verificou-se também que há carência de discussão do tema de Contabilidade Social e Ambiental nos componentes obrigatórios da matriz curricular, todavia, há um interesse significativo quanto à inserção de componente curricular que discuta questões relacionadas à Contabilidade Social e Ambiental. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFBA têm pouco conhecimento sobre as questões de contabilidade social e ambiental e, que essa falta de conhecimento, possivelmente é porque esse assunto não faz parte das ementas dos componentes curriculares do curso. |
id |
UFPI-4_9fa6f4350723e7f4e15165215aa0f1b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/1568 |
network_acronym_str |
UFPI-4 |
network_name_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da BahiaCiências Contábeis; Contabilidade Social e AmbientalContabilidade Social e Ambiental, Ensino da Contabilidade Social e Ambiental, Educação ambiental.A Universidade Federal da Bahia (UFBA) forma uma parte importante dos futuros profissionais, educadores, governantes e gerentes de empresas e instituições do país. Isto implica que a mesma deve proporcionar uma formação compatível com as necessidades reais do mercado e da sociedade, incluindo, portanto, a formação em Contabilidade Social e Ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e confrontar o nível de conhecimento dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da UFBA sobre Contabilidade Social e Ambiental, partindo-se das hipóteses: i) os formandos têm um nível de conhecimento diferente sobre os conceitos de Contabilidade Social e Ambiental em relação aos ingressos; ii) existe discussão sobre este tema nos componentes curriculares obrigatórias e iii) a disciplina Contabilidade Social e Ambiental deve ser inserida na Matriz Curricular do Curso. Com o propósito de atingir o objetivo circunscrito nesta investigação e testar tais hipóteses, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2009, em dois grupos: alunos ingressos (1º ao 2º semestre) e alunos formandos (7º ou mais semestres), totalizando 129 estudantes. A análise dos dados foi realizada por meio do teste não paramétrico de Mann-whitney, a fim de comparar as médias de respostas dos dois grupos e verificar possíveis diferenças significativas entre o nível de conhecimento dos estudantes. O resultado do estudo indica que não há diferenças significativas entre as médias de conhecimento entre os grupos de estudantes, exceto o nível de conhecimento sobre evidenciações ambientais. Verificou-se também que há carência de discussão do tema de Contabilidade Social e Ambiental nos componentes obrigatórios da matriz curricular, todavia, há um interesse significativo quanto à inserção de componente curricular que discuta questões relacionadas à Contabilidade Social e Ambiental. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFBA têm pouco conhecimento sobre as questões de contabilidade social e ambiental e, que essa falta de conhecimento, possivelmente é porque esse assunto não faz parte das ementas dos componentes curriculares do curso.Universidade Federal do PiauíConceição, Mirian GomesOliveira, Nverson da CruzGomes, Sonia Maria da SilvaOliveira, Neylane dos SantosGaudêncio, Francisco2014-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/156810.26694/2358.1735.2014.v1ed21568Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 1, n. 2 (2014): Número 2; 3-222358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1568/1707info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-29T01:00:39Zoai:ojs.10.22.15.19:article/1568Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2014-11-29T01:00:39Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia |
title |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia |
spellingShingle |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia Conceição, Mirian Gomes Ciências Contábeis; Contabilidade Social e Ambiental Contabilidade Social e Ambiental, Ensino da Contabilidade Social e Ambiental, Educação ambiental. |
title_short |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia |
title_full |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia |
title_fullStr |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia |
title_full_unstemmed |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia |
title_sort |
Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia |
author |
Conceição, Mirian Gomes |
author_facet |
Conceição, Mirian Gomes Oliveira, Nverson da Cruz Gomes, Sonia Maria da Silva Oliveira, Neylane dos Santos Gaudêncio, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Nverson da Cruz Gomes, Sonia Maria da Silva Oliveira, Neylane dos Santos Gaudêncio, Francisco |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Mirian Gomes Oliveira, Nverson da Cruz Gomes, Sonia Maria da Silva Oliveira, Neylane dos Santos Gaudêncio, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Contábeis; Contabilidade Social e Ambiental Contabilidade Social e Ambiental, Ensino da Contabilidade Social e Ambiental, Educação ambiental. |
topic |
Ciências Contábeis; Contabilidade Social e Ambiental Contabilidade Social e Ambiental, Ensino da Contabilidade Social e Ambiental, Educação ambiental. |
description |
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) forma uma parte importante dos futuros profissionais, educadores, governantes e gerentes de empresas e instituições do país. Isto implica que a mesma deve proporcionar uma formação compatível com as necessidades reais do mercado e da sociedade, incluindo, portanto, a formação em Contabilidade Social e Ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e confrontar o nível de conhecimento dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da UFBA sobre Contabilidade Social e Ambiental, partindo-se das hipóteses: i) os formandos têm um nível de conhecimento diferente sobre os conceitos de Contabilidade Social e Ambiental em relação aos ingressos; ii) existe discussão sobre este tema nos componentes curriculares obrigatórias e iii) a disciplina Contabilidade Social e Ambiental deve ser inserida na Matriz Curricular do Curso. Com o propósito de atingir o objetivo circunscrito nesta investigação e testar tais hipóteses, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2009, em dois grupos: alunos ingressos (1º ao 2º semestre) e alunos formandos (7º ou mais semestres), totalizando 129 estudantes. A análise dos dados foi realizada por meio do teste não paramétrico de Mann-whitney, a fim de comparar as médias de respostas dos dois grupos e verificar possíveis diferenças significativas entre o nível de conhecimento dos estudantes. O resultado do estudo indica que não há diferenças significativas entre as médias de conhecimento entre os grupos de estudantes, exceto o nível de conhecimento sobre evidenciações ambientais. Verificou-se também que há carência de discussão do tema de Contabilidade Social e Ambiental nos componentes obrigatórios da matriz curricular, todavia, há um interesse significativo quanto à inserção de componente curricular que discuta questões relacionadas à Contabilidade Social e Ambiental. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFBA têm pouco conhecimento sobre as questões de contabilidade social e ambiental e, que essa falta de conhecimento, possivelmente é porque esse assunto não faz parte das ementas dos componentes curriculares do curso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1568 10.26694/2358.1735.2014.v1ed21568 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1568 |
identifier_str_mv |
10.26694/2358.1735.2014.v1ed21568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1568/1707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 1, n. 2 (2014): Número 2; 3-22 2358-1735 reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
collection |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756146066587648 |