O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1469 |
Resumo: | A abordagem histórica do ensino de ciências pode nos remeter à luta pelo poder que caracterizou a Europa na época da Revolução Francesa. Ao retratarmos a igreja católica na defesa pela manutenção do poder, apresentamos alguns expoentes da ciência moderna que manifestaram não só uma visão crítica da metafísica, como também, um redimensionamento da ‘verdade’. Nesta perspectiva identificamos a matemática como parâmetro do conhecimento científico. Mas, além da discordância entre a visão humanística, que valorizou o estudo das línguas, e a visão cientificista, que valorizou o conhecimento da matemática e da física, retratamos a influência da ciência moderna no brasil, particularmente no ceará, quando ocorreu a discordância entre dois jornais e a defesa da modernidade através do posicionamento das agremiações literárias. |
id |
UFPI-5_0443767cf38ffbe0018f672091e0ed59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1469 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICACiênciaMatemáticaCearáA abordagem histórica do ensino de ciências pode nos remeter à luta pelo poder que caracterizou a Europa na época da Revolução Francesa. Ao retratarmos a igreja católica na defesa pela manutenção do poder, apresentamos alguns expoentes da ciência moderna que manifestaram não só uma visão crítica da metafísica, como também, um redimensionamento da ‘verdade’. Nesta perspectiva identificamos a matemática como parâmetro do conhecimento científico. Mas, além da discordância entre a visão humanística, que valorizou o estudo das línguas, e a visão cientificista, que valorizou o conhecimento da matemática e da física, retratamos a influência da ciência moderna no brasil, particularmente no ceará, quando ocorreu a discordância entre dois jornais e a defesa da modernidade através do posicionamento das agremiações literárias.Universidade Federal do Piauí2010-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1469Languages, Education and Society; No. 23 (2010); 133-145Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 23 (2010); 133-145Linguagens, Educação e Sociedade; n. 23 (2010); 133-1452526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1469/1319Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERNANDES, GEORGE PIMENTEL 2022-02-02T17:42:10Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1469Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:42:10Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA |
title |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA |
spellingShingle |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA FERNANDES, GEORGE PIMENTEL Ciência Matemática Ceará |
title_short |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA |
title_full |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA |
title_fullStr |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA |
title_sort |
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA |
author |
FERNANDES, GEORGE PIMENTEL |
author_facet |
FERNANDES, GEORGE PIMENTEL |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, GEORGE PIMENTEL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Matemática Ceará |
topic |
Ciência Matemática Ceará |
description |
A abordagem histórica do ensino de ciências pode nos remeter à luta pelo poder que caracterizou a Europa na época da Revolução Francesa. Ao retratarmos a igreja católica na defesa pela manutenção do poder, apresentamos alguns expoentes da ciência moderna que manifestaram não só uma visão crítica da metafísica, como também, um redimensionamento da ‘verdade’. Nesta perspectiva identificamos a matemática como parâmetro do conhecimento científico. Mas, além da discordância entre a visão humanística, que valorizou o estudo das línguas, e a visão cientificista, que valorizou o conhecimento da matemática e da física, retratamos a influência da ciência moderna no brasil, particularmente no ceará, quando ocorreu a discordância entre dois jornais e a defesa da modernidade através do posicionamento das agremiações literárias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1469 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1469/1319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 23 (2010); 133-145 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 23 (2010); 133-145 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 23 (2010); 133-145 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443811049472 |