CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1372 |
Resumo: | Escrita em 1967, por oito rapazes estudantes da escola de Barbiana, na Itália, a obra é um relato não só de uma experiência educativa, mas, também, uma crítica cirrada à Educação. Em verdade, o texto foi editado por Don Lorenzo Milani, protagonista dessa experiência, o qual utilizou-se de características da personalidade, ou da história de vida de oito rapazes, que já haviam fracassado em sua vida escolar, para relatar os fatos, descobertas e reflexões acerca da experiência que tiveram em Barbiana, enfim, para descrever os conceitos sociais necessários para realizar a crítica à escola e à sociedade da época . Exemplo disso é o conceito de timidez reposto em grande parte do texto, inicialmente exposto como parte do caráter de um dos estudantes, que aos poucos vai servindo de explicação para evidenciar características das relações entre professor e aluno. |
id |
UFPI-5_061d726d171d5751db164291bdb93d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1372 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANAjovensestudantesEscrita em 1967, por oito rapazes estudantes da escola de Barbiana, na Itália, a obra é um relato não só de uma experiência educativa, mas, também, uma crítica cirrada à Educação. Em verdade, o texto foi editado por Don Lorenzo Milani, protagonista dessa experiência, o qual utilizou-se de características da personalidade, ou da história de vida de oito rapazes, que já haviam fracassado em sua vida escolar, para relatar os fatos, descobertas e reflexões acerca da experiência que tiveram em Barbiana, enfim, para descrever os conceitos sociais necessários para realizar a crítica à escola e à sociedade da época . Exemplo disso é o conceito de timidez reposto em grande parte do texto, inicialmente exposto como parte do caráter de um dos estudantes, que aos poucos vai servindo de explicação para evidenciar características das relações entre professor e aluno.Universidade Federal do Piauí2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1372Languages, Education and Society; No. 27 (2012); 273-276Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 27 (2012); 273-276Linguagens, Educação e Sociedade; n. 27 (2012); 273-2762526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1372/1222Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINEZ, DOMENICA 2022-02-02T18:41:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1372Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:41:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA |
title |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA |
spellingShingle |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA MARTINEZ, DOMENICA jovens estudantes |
title_short |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA |
title_full |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA |
title_fullStr |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA |
title_full_unstemmed |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA |
title_sort |
CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA |
author |
MARTINEZ, DOMENICA |
author_facet |
MARTINEZ, DOMENICA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINEZ, DOMENICA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jovens estudantes |
topic |
jovens estudantes |
description |
Escrita em 1967, por oito rapazes estudantes da escola de Barbiana, na Itália, a obra é um relato não só de uma experiência educativa, mas, também, uma crítica cirrada à Educação. Em verdade, o texto foi editado por Don Lorenzo Milani, protagonista dessa experiência, o qual utilizou-se de características da personalidade, ou da história de vida de oito rapazes, que já haviam fracassado em sua vida escolar, para relatar os fatos, descobertas e reflexões acerca da experiência que tiveram em Barbiana, enfim, para descrever os conceitos sociais necessários para realizar a crítica à escola e à sociedade da época . Exemplo disso é o conceito de timidez reposto em grande parte do texto, inicialmente exposto como parte do caráter de um dos estudantes, que aos poucos vai servindo de explicação para evidenciar características das relações entre professor e aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1372 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1372/1222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 27 (2012); 273-276 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 27 (2012); 273-276 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 27 (2012); 273-276 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443393716224 |