AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE PROPOSTAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COÊLHO DE OLIVEIRA , SANDRA MARIA
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BANDEIRA ANDRIOLA, WAGNER
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1440
Resumo: Este estudo tevecomoobjetivo geral avaliar arepercus­ são na prática docente das propostas oficiais para a avaliação do aprendizado da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) em 2000 e 2004. Intencio­ nou­se, ademais, investigar as concepções de avalia­ ção do aprendizado que norteiam a prática docente; verificar em que medida os professores estão informa­ dos sobre os fundamentos teóricos das propostas ava­ liativas instaladas pela SEDUC e identificar a reação docente às propostas de avaliação daSEDUC de 2000 e 2004. Assim, foi realizado estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos (Fortale­ za, CE), na qual os resultados indicaram (a) que houve resistência por parte dos docentes frente à proposta avaliativa de 2000, havendo, no entanto, aceitação da de2004; (b) que astransformaçõespretendidasnocam­ po da avaliação doaprendizado devem ser qualificadas duplamente (tanto em termos de formação quanto em termos de melhoria das condições materiais).
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