O MESTRE-ESCOLA: CULTURA, SABERES ESCOLARES E A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (GOIÁS 1930-1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SANTANA INÁCIO, FÁTIMA PACHECO
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1562
Resumo: O texto busca reconstruir a atuação dos mestresescolas em Goiás, entre 1930 a 1964, buscando: identificar aspectos cotidianos das relações estabelecidas com empregadores, com alunos, com familiares e com a sociedade onde viveram; estabelecer uma interlocução entre a dinâmica do trabalho, ou seja, as especificidades desta ocupação e as transformações encaminhadas pelo Estado, no período, momento que possibilita identificar uma concepção renovadora do ensino no país, como condição para o desenvolvimento econômico do Estado. O enfoque privilegia temáticas voltadas para a origem e relações de trabalho do mestre-escola; o processo de estadualização do trabalho do mestreescola e sua remuneração salarial; os conteúdos e práticas pedagógicas do mestre-escola; o tempo e o espaço escolar utilizado nessa dinâmica educacional.
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