O MESTRE-ESCOLA: CULTURA, SABERES ESCOLARES E A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (GOIÁS 1930-1964)
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1562 |
Resumo: | O texto busca reconstruir a atuação dos mestresescolas em Goiás, entre 1930 a 1964, buscando: identificar aspectos cotidianos das relações estabelecidas com empregadores, com alunos, com familiares e com a sociedade onde viveram; estabelecer uma interlocução entre a dinâmica do trabalho, ou seja, as especificidades desta ocupação e as transformações encaminhadas pelo Estado, no período, momento que possibilita identificar uma concepção renovadora do ensino no país, como condição para o desenvolvimento econômico do Estado. O enfoque privilegia temáticas voltadas para a origem e relações de trabalho do mestre-escola; o processo de estadualização do trabalho do mestreescola e sua remuneração salarial; os conteúdos e práticas pedagógicas do mestre-escola; o tempo e o espaço escolar utilizado nessa dinâmica educacional. |
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O MESTRE-ESCOLA: CULTURA, SABERES ESCOLARES E A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (GOIÁS 1930-1964)Mestre-escolaescolarizaçãosaberes escolarespráticas pedagógicasO texto busca reconstruir a atuação dos mestresescolas em Goiás, entre 1930 a 1964, buscando: identificar aspectos cotidianos das relações estabelecidas com empregadores, com alunos, com familiares e com a sociedade onde viveram; estabelecer uma interlocução entre a dinâmica do trabalho, ou seja, as especificidades desta ocupação e as transformações encaminhadas pelo Estado, no período, momento que possibilita identificar uma concepção renovadora do ensino no país, como condição para o desenvolvimento econômico do Estado. O enfoque privilegia temáticas voltadas para a origem e relações de trabalho do mestre-escola; o processo de estadualização do trabalho do mestreescola e sua remuneração salarial; os conteúdos e práticas pedagógicas do mestre-escola; o tempo e o espaço escolar utilizado nessa dinâmica educacional.Universidade Federal do Piauí2006-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1562Languages, Education and Society; No. 14 (2006); 85-104Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 14 (2006); 85-104Linguagens, Educação e Sociedade; n. 14 (2006); 85-1042526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1562/1407Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SANTANA INÁCIO, FÁTIMA PACHECO 2022-02-02T18:14:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1562Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:14:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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