PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535
Resumo: Este artigo analisa a formação de professores proposta pela Pedagogia Católica entre as décadas de 30 e 60 do século XX através das diretrizes do Monsenhor Álvaro Negromonte em sua série de manuais intitulada GUIA DO CATEQUISTA. Tais diretrizes são analisadas, metodologicamente, associadas aos pressupostos escolanovistas para a formação de professores que vinha ganhando relevo desde a segunda década do século XX, inseridas no contexto das reformas educacionais que se instauraram na sociedade brasileira republicana. Essa série compõe uma coleção de catecismos e é destinada aos professores de catecismo do ensino primário especificamente, mas, em uma perspectiva mais ampla, esses livros põem em relevo o conceito de educação integral, o qual para os católicos compreende formação intelectual, física, moral e espiritual e o exercício da prática docente na perspectiva católica moderna. Para Negromonte, o professor católico torna-se figura imprescindível na articulação do ensino religioso aos pressupostos escolanovistas, o que revela uma faceta, geralmente, sombreada na História da Educação para a qual este artigo tem o objetivo de atentar.
id UFPI-5_13bfe40e9ab30154a62c13f9904363ad
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1535
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educaçãoFormação de ProfessoresPedagogia CatólicaImpressosHistória da EducaçãoEscola NovaEste artigo analisa a formação de professores proposta pela Pedagogia Católica entre as décadas de 30 e 60 do século XX através das diretrizes do Monsenhor Álvaro Negromonte em sua série de manuais intitulada GUIA DO CATEQUISTA. Tais diretrizes são analisadas, metodologicamente, associadas aos pressupostos escolanovistas para a formação de professores que vinha ganhando relevo desde a segunda década do século XX, inseridas no contexto das reformas educacionais que se instauraram na sociedade brasileira republicana. Essa série compõe uma coleção de catecismos e é destinada aos professores de catecismo do ensino primário especificamente, mas, em uma perspectiva mais ampla, esses livros põem em relevo o conceito de educação integral, o qual para os católicos compreende formação intelectual, física, moral e espiritual e o exercício da prática docente na perspectiva católica moderna. Para Negromonte, o professor católico torna-se figura imprescindível na articulação do ensino religioso aos pressupostos escolanovistas, o que revela uma faceta, geralmente, sombreada na História da Educação para a qual este artigo tem o objetivo de atentar.Universidade Federal do Piauí2008-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535Languages, Education and Society; No. 18 (2008); 125-141Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 18 (2008); 125-141Linguagens, Educação e Sociedade; n. 18 (2008); 125-1412526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535/1379Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN 2022-02-02T18:00:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1535Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:00:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
title PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
spellingShingle PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
Formação de Professores
Pedagogia Católica
Impressos
História da Educação
Escola Nova
title_short PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
title_full PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
title_fullStr PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
title_full_unstemmed PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
title_sort PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
author DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
author_facet DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Pedagogia Católica
Impressos
História da Educação
Escola Nova
topic Formação de Professores
Pedagogia Católica
Impressos
História da Educação
Escola Nova
description Este artigo analisa a formação de professores proposta pela Pedagogia Católica entre as décadas de 30 e 60 do século XX através das diretrizes do Monsenhor Álvaro Negromonte em sua série de manuais intitulada GUIA DO CATEQUISTA. Tais diretrizes são analisadas, metodologicamente, associadas aos pressupostos escolanovistas para a formação de professores que vinha ganhando relevo desde a segunda década do século XX, inseridas no contexto das reformas educacionais que se instauraram na sociedade brasileira republicana. Essa série compõe uma coleção de catecismos e é destinada aos professores de catecismo do ensino primário especificamente, mas, em uma perspectiva mais ampla, esses livros põem em relevo o conceito de educação integral, o qual para os católicos compreende formação intelectual, física, moral e espiritual e o exercício da prática docente na perspectiva católica moderna. Para Negromonte, o professor católico torna-se figura imprescindível na articulação do ensino religioso aos pressupostos escolanovistas, o que revela uma faceta, geralmente, sombreada na História da Educação para a qual este artigo tem o objetivo de atentar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535/1379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 18 (2008); 125-141
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 18 (2008); 125-141
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 18 (2008); 125-141
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443901227008