PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535 |
Resumo: | Este artigo analisa a formação de professores proposta pela Pedagogia Católica entre as décadas de 30 e 60 do século XX através das diretrizes do Monsenhor Álvaro Negromonte em sua série de manuais intitulada GUIA DO CATEQUISTA. Tais diretrizes são analisadas, metodologicamente, associadas aos pressupostos escolanovistas para a formação de professores que vinha ganhando relevo desde a segunda década do século XX, inseridas no contexto das reformas educacionais que se instauraram na sociedade brasileira republicana. Essa série compõe uma coleção de catecismos e é destinada aos professores de catecismo do ensino primário especificamente, mas, em uma perspectiva mais ampla, esses livros põem em relevo o conceito de educação integral, o qual para os católicos compreende formação intelectual, física, moral e espiritual e o exercício da prática docente na perspectiva católica moderna. Para Negromonte, o professor católico torna-se figura imprescindível na articulação do ensino religioso aos pressupostos escolanovistas, o que revela uma faceta, geralmente, sombreada na História da Educação para a qual este artigo tem o objetivo de atentar. |
id |
UFPI-5_13bfe40e9ab30154a62c13f9904363ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1535 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educaçãoFormação de ProfessoresPedagogia CatólicaImpressosHistória da EducaçãoEscola NovaEste artigo analisa a formação de professores proposta pela Pedagogia Católica entre as décadas de 30 e 60 do século XX através das diretrizes do Monsenhor Álvaro Negromonte em sua série de manuais intitulada GUIA DO CATEQUISTA. Tais diretrizes são analisadas, metodologicamente, associadas aos pressupostos escolanovistas para a formação de professores que vinha ganhando relevo desde a segunda década do século XX, inseridas no contexto das reformas educacionais que se instauraram na sociedade brasileira republicana. Essa série compõe uma coleção de catecismos e é destinada aos professores de catecismo do ensino primário especificamente, mas, em uma perspectiva mais ampla, esses livros põem em relevo o conceito de educação integral, o qual para os católicos compreende formação intelectual, física, moral e espiritual e o exercício da prática docente na perspectiva católica moderna. Para Negromonte, o professor católico torna-se figura imprescindível na articulação do ensino religioso aos pressupostos escolanovistas, o que revela uma faceta, geralmente, sombreada na História da Educação para a qual este artigo tem o objetivo de atentar.Universidade Federal do Piauí2008-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535Languages, Education and Society; No. 18 (2008); 125-141Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 18 (2008); 125-141Linguagens, Educação e Sociedade; n. 18 (2008); 125-1412526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535/1379Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN 2022-02-02T18:00:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1535Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:00:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação |
title |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação |
spellingShingle |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN Formação de Professores Pedagogia Católica Impressos História da Educação Escola Nova |
title_short |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação |
title_full |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação |
title_fullStr |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação |
title_sort |
PEDAGOGIA CATÓLICA, IMPRESSOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma contribuição aos estudos de história da educação |
author |
DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN |
author_facet |
DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Pedagogia Católica Impressos História da Educação Escola Nova |
topic |
Formação de Professores Pedagogia Católica Impressos História da Educação Escola Nova |
description |
Este artigo analisa a formação de professores proposta pela Pedagogia Católica entre as décadas de 30 e 60 do século XX através das diretrizes do Monsenhor Álvaro Negromonte em sua série de manuais intitulada GUIA DO CATEQUISTA. Tais diretrizes são analisadas, metodologicamente, associadas aos pressupostos escolanovistas para a formação de professores que vinha ganhando relevo desde a segunda década do século XX, inseridas no contexto das reformas educacionais que se instauraram na sociedade brasileira republicana. Essa série compõe uma coleção de catecismos e é destinada aos professores de catecismo do ensino primário especificamente, mas, em uma perspectiva mais ampla, esses livros põem em relevo o conceito de educação integral, o qual para os católicos compreende formação intelectual, física, moral e espiritual e o exercício da prática docente na perspectiva católica moderna. Para Negromonte, o professor católico torna-se figura imprescindível na articulação do ensino religioso aos pressupostos escolanovistas, o que revela uma faceta, geralmente, sombreada na História da Educação para a qual este artigo tem o objetivo de atentar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1535/1379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 18 (2008); 125-141 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 18 (2008); 125-141 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 18 (2008); 125-141 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443901227008 |