O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2664 |
Resumo: | Neste artigo abordaremos sobre a participação de Movimentos Negro na educação escolar, enfatizando as suas contribuições neste processo, especialmente no tocante a Pedagogia Interetnica (Cruz, 1989). Como intervenção pedagógica, este método enfatiza o estudo e a pesquisa do etnocentrismo, preconceito racial, e do racismo transmitidos durante a socialização ou escolarização, indicando medidas educativas de combate destes fenômenos negativos. Consideramos esta proposta teórico-metodológica critica, importante porque desmarcara a escola como espaço de conflitos e construções sociais que envolvem aspectos socioculturais, políticos, econômicos e raciais. Ela enfatiza a totalidade no tratamento das diversidades, como na comunicação sobre as mesmas. Verificamos que a escola necessita prestigiar os valores das minorais sociais, procurando assegurar a construção de uma autentica democracia racial e social. |
id |
UFPI-5_142a0742950f73146ee42310d5c83e20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2664 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA Movimento NegroescolarizaçãominoraisNeste artigo abordaremos sobre a participação de Movimentos Negro na educação escolar, enfatizando as suas contribuições neste processo, especialmente no tocante a Pedagogia Interetnica (Cruz, 1989). Como intervenção pedagógica, este método enfatiza o estudo e a pesquisa do etnocentrismo, preconceito racial, e do racismo transmitidos durante a socialização ou escolarização, indicando medidas educativas de combate destes fenômenos negativos. Consideramos esta proposta teórico-metodológica critica, importante porque desmarcara a escola como espaço de conflitos e construções sociais que envolvem aspectos socioculturais, políticos, econômicos e raciais. Ela enfatiza a totalidade no tratamento das diversidades, como na comunicação sobre as mesmas. Verificamos que a escola necessita prestigiar os valores das minorais sociais, procurando assegurar a construção de uma autentica democracia racial e social.Universidade Federal do Piauí2022-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2664Languages, Education and Society; No. 5 (2000)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 5 (2000)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 5 (2000)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2664/2417Copyright (c) 2000 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Gomes, Ana Beatriz 2022-05-21T19:18:03Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2664Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-21T19:18:03Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA |
title |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA |
spellingShingle |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA Sousa Gomes, Ana Beatriz Movimento Negro escolarização minorais |
title_short |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA |
title_full |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA |
title_fullStr |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA |
title_full_unstemmed |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA |
title_sort |
O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA |
author |
Sousa Gomes, Ana Beatriz |
author_facet |
Sousa Gomes, Ana Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Gomes, Ana Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento Negro escolarização minorais |
topic |
Movimento Negro escolarização minorais |
description |
Neste artigo abordaremos sobre a participação de Movimentos Negro na educação escolar, enfatizando as suas contribuições neste processo, especialmente no tocante a Pedagogia Interetnica (Cruz, 1989). Como intervenção pedagógica, este método enfatiza o estudo e a pesquisa do etnocentrismo, preconceito racial, e do racismo transmitidos durante a socialização ou escolarização, indicando medidas educativas de combate destes fenômenos negativos. Consideramos esta proposta teórico-metodológica critica, importante porque desmarcara a escola como espaço de conflitos e construções sociais que envolvem aspectos socioculturais, políticos, econômicos e raciais. Ela enfatiza a totalidade no tratamento das diversidades, como na comunicação sobre as mesmas. Verificamos que a escola necessita prestigiar os valores das minorais sociais, procurando assegurar a construção de uma autentica democracia racial e social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2664 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2664/2417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2000 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2000 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 5 (2000) Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 5 (2000) Linguagens, Educação e Sociedade; n. 5 (2000) 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444657250304 |