JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERAS SALES, CELECINA DE MARIA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1356
Resumo: A presença das relações grupais no cotidiano dos jovens e a necessidade de agrupar-se podem ser verificadas em diferentes espaços, como a rua, praça, escola, igreja. Considerando a centralidade que o grupo, o corpo e o lazer têm na vida dos/as jovens, investigamos sobre o significado de lazer para os/as jovens. As questões norteadoras da pesquisa foram: Que alternativas são oferecidas como espaços de lazer para os jovens pobres do campo e cidade? Os/as jovens estariam em seu tempo livre traçando novas formas de conexões e interações? O grupo constitui para os/as jovens uma forma de lazer e de ocupar o tempo livre? Há diferenciações do lazer entre os gêneros? Os sujeitos da pesquisa foram jovens pobres, do Assentamento Rural José Lourenço, situado no município de Chorozinho-CE e jovens da cidade, estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola, localizada no bairro Barra do Ceará, periferia de Fortaleza. Embora esta pesquisa seja qualitativa, foram aplicados questionários com o objetivo de mapear os grupos existentes na escola. Os outros procedimentos metodológicos utilizados foram: grupo de discussão, entrevistas, observação e diário de campo. Para esses/as jovens o lazer ocorre em grupo. Portanto, o lazer faz parte tanto dos desejos pessoais, como dos desejos coletivos e por isso, tem conexão com seus percursos, seus sonhos, seus corpos, seus grupos. Portanto o lazer é algo que vem associado a outras questões, pois desejar tem o sentido de construção, de construir um conjunto.
id UFPI-5_16eed5ac6787a5cf13db0850bbf289f5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1356
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling JUVENTUDES E LAZER: interações e movimentojuventudeslazercorpoA presença das relações grupais no cotidiano dos jovens e a necessidade de agrupar-se podem ser verificadas em diferentes espaços, como a rua, praça, escola, igreja. Considerando a centralidade que o grupo, o corpo e o lazer têm na vida dos/as jovens, investigamos sobre o significado de lazer para os/as jovens. As questões norteadoras da pesquisa foram: Que alternativas são oferecidas como espaços de lazer para os jovens pobres do campo e cidade? Os/as jovens estariam em seu tempo livre traçando novas formas de conexões e interações? O grupo constitui para os/as jovens uma forma de lazer e de ocupar o tempo livre? Há diferenciações do lazer entre os gêneros? Os sujeitos da pesquisa foram jovens pobres, do Assentamento Rural José Lourenço, situado no município de Chorozinho-CE e jovens da cidade, estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola, localizada no bairro Barra do Ceará, periferia de Fortaleza. Embora esta pesquisa seja qualitativa, foram aplicados questionários com o objetivo de mapear os grupos existentes na escola. Os outros procedimentos metodológicos utilizados foram: grupo de discussão, entrevistas, observação e diário de campo. Para esses/as jovens o lazer ocorre em grupo. Portanto, o lazer faz parte tanto dos desejos pessoais, como dos desejos coletivos e por isso, tem conexão com seus percursos, seus sonhos, seus corpos, seus grupos. Portanto o lazer é algo que vem associado a outras questões, pois desejar tem o sentido de construção, de construir um conjunto.Universidade Federal do Piauí2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1356Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 413-438Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 413-438Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 413-4382526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1356/1206Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVERAS SALES, CELECINA DE MARIA 2022-01-13T15:12:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1356Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T15:12:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento
title JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento
spellingShingle JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento
VERAS SALES, CELECINA DE MARIA
juventudes
lazer
corpo
title_short JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento
title_full JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento
title_fullStr JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento
title_full_unstemmed JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento
title_sort JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento
author VERAS SALES, CELECINA DE MARIA
author_facet VERAS SALES, CELECINA DE MARIA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERAS SALES, CELECINA DE MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv juventudes
lazer
corpo
topic juventudes
lazer
corpo
description A presença das relações grupais no cotidiano dos jovens e a necessidade de agrupar-se podem ser verificadas em diferentes espaços, como a rua, praça, escola, igreja. Considerando a centralidade que o grupo, o corpo e o lazer têm na vida dos/as jovens, investigamos sobre o significado de lazer para os/as jovens. As questões norteadoras da pesquisa foram: Que alternativas são oferecidas como espaços de lazer para os jovens pobres do campo e cidade? Os/as jovens estariam em seu tempo livre traçando novas formas de conexões e interações? O grupo constitui para os/as jovens uma forma de lazer e de ocupar o tempo livre? Há diferenciações do lazer entre os gêneros? Os sujeitos da pesquisa foram jovens pobres, do Assentamento Rural José Lourenço, situado no município de Chorozinho-CE e jovens da cidade, estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola, localizada no bairro Barra do Ceará, periferia de Fortaleza. Embora esta pesquisa seja qualitativa, foram aplicados questionários com o objetivo de mapear os grupos existentes na escola. Os outros procedimentos metodológicos utilizados foram: grupo de discussão, entrevistas, observação e diário de campo. Para esses/as jovens o lazer ocorre em grupo. Portanto, o lazer faz parte tanto dos desejos pessoais, como dos desejos coletivos e por isso, tem conexão com seus percursos, seus sonhos, seus corpos, seus grupos. Portanto o lazer é algo que vem associado a outras questões, pois desejar tem o sentido de construção, de construir um conjunto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1356
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1356/1206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 413-438
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 413-438
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 413-438
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443370647552