TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1280 |
Resumo: | Este artigo discute o trabalho de professores de uma escola pertencente a um assentamento do Maranhão, a partir do trabalho “os estabelecidos e os outsiders” de Elias e Scotson. Este artigo, deste modo, encontra-se no âmbito de uma releitura da dissertação de mestrado, apresentada em 2010, tomando como base, conceitos como agente, sentido, estrutura e história discutidos pelos autores supracitados. A dissertação elegeu como questão principal, as implicações da ação política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a prática pedagógica dos professores de um assentamento no Maranhão. Atentamos para as seguintes questões: quem são as (os) professoras (es) que atuam nas escolas deste assentamento? As atividades e formações desenvolvidas pelo MST apresentam contribuições para a prática pedagógica destes professores? De que forma a participação e a militância no MST interfere na prática pedagógica das (os) professoras (es) do referido Assentamento? Qual a dimensão política da escola neste lugar? Utilizamos, deste modo, as contribuições da etnometodologia e dos seguintes dispositivos de pesquisa: entrevistas semi-estruturadas, questionário perfil e observação participante. Fundamentamos, portanto, este trabalho nos estudos de Beltrame (2000), Bezerra Neto (1999), Brandão (1983), Caldart (2004), Damasceno (1990), Elias (1994, 2000, 2001, 2006, 2008 e 2011), Fernandes (2000), Freire (1996). |
id |
UFPI-5_172bd90187ffad0b9310cd64d311e958 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1280 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS”Formação de ProfessoresEscolas ruraisEstabelecidos e OutsidersEste artigo discute o trabalho de professores de uma escola pertencente a um assentamento do Maranhão, a partir do trabalho “os estabelecidos e os outsiders” de Elias e Scotson. Este artigo, deste modo, encontra-se no âmbito de uma releitura da dissertação de mestrado, apresentada em 2010, tomando como base, conceitos como agente, sentido, estrutura e história discutidos pelos autores supracitados. A dissertação elegeu como questão principal, as implicações da ação política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a prática pedagógica dos professores de um assentamento no Maranhão. Atentamos para as seguintes questões: quem são as (os) professoras (es) que atuam nas escolas deste assentamento? As atividades e formações desenvolvidas pelo MST apresentam contribuições para a prática pedagógica destes professores? De que forma a participação e a militância no MST interfere na prática pedagógica das (os) professoras (es) do referido Assentamento? Qual a dimensão política da escola neste lugar? Utilizamos, deste modo, as contribuições da etnometodologia e dos seguintes dispositivos de pesquisa: entrevistas semi-estruturadas, questionário perfil e observação participante. Fundamentamos, portanto, este trabalho nos estudos de Beltrame (2000), Bezerra Neto (1999), Brandão (1983), Caldart (2004), Damasceno (1990), Elias (1994, 2000, 2001, 2006, 2008 e 2011), Fernandes (2000), Freire (1996).Universidade Federal do Piauí2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/128010.26694/5875Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 249-269Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 249-269Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 249-2692526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1280/1128Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO CAMARGO VIEIRA, ÁLVARO JOSÉ 2021-12-16T11:17:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1280Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS” |
title |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS” |
spellingShingle |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS” MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO Formação de Professores Escolas rurais Estabelecidos e Outsiders |
title_short |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS” |
title_full |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS” |
title_fullStr |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS” |
title_full_unstemmed |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS” |
title_sort |
TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE “OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS” |
author |
MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO |
author_facet |
MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO CAMARGO VIEIRA, ÁLVARO JOSÉ |
author_role |
author |
author2 |
CAMARGO VIEIRA, ÁLVARO JOSÉ |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO CAMARGO VIEIRA, ÁLVARO JOSÉ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Escolas rurais Estabelecidos e Outsiders |
topic |
Formação de Professores Escolas rurais Estabelecidos e Outsiders |
description |
Este artigo discute o trabalho de professores de uma escola pertencente a um assentamento do Maranhão, a partir do trabalho “os estabelecidos e os outsiders” de Elias e Scotson. Este artigo, deste modo, encontra-se no âmbito de uma releitura da dissertação de mestrado, apresentada em 2010, tomando como base, conceitos como agente, sentido, estrutura e história discutidos pelos autores supracitados. A dissertação elegeu como questão principal, as implicações da ação política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a prática pedagógica dos professores de um assentamento no Maranhão. Atentamos para as seguintes questões: quem são as (os) professoras (es) que atuam nas escolas deste assentamento? As atividades e formações desenvolvidas pelo MST apresentam contribuições para a prática pedagógica destes professores? De que forma a participação e a militância no MST interfere na prática pedagógica das (os) professoras (es) do referido Assentamento? Qual a dimensão política da escola neste lugar? Utilizamos, deste modo, as contribuições da etnometodologia e dos seguintes dispositivos de pesquisa: entrevistas semi-estruturadas, questionário perfil e observação participante. Fundamentamos, portanto, este trabalho nos estudos de Beltrame (2000), Bezerra Neto (1999), Brandão (1983), Caldart (2004), Damasceno (1990), Elias (1994, 2000, 2001, 2006, 2008 e 2011), Fernandes (2000), Freire (1996). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1280 10.26694/5875 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1280 |
identifier_str_mv |
10.26694/5875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1280/1128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 249-269 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 249-269 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 249-269 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442986868736 |