A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: SALONILDE FERREIRA, MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569
Resumo: Este artigo foi construído a partir do referencialteórico e metodológico que dá sustentação às pesquisas colaborativas que realizamos com professores no devir do desenvolvimento da suas atividades docentes. As reflexões que apresentaremos, ao longo do texto, realçam o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos e alguns procedimentos, critérios e princípios que, segundo a perspectiva sócio-histórica, constituem-se em um referencial emancipatório de produção colaborativa voltada à transformação da realidade educacional, via pesquisa. Com o objetivo de demonstrar a importância da pesquisa colaborativa como um espaço tanto de investigação quanto de formação profissional, dividimos o texto em quatro partes, na primeira, discutimos sobre a articulação entre reflexão, pesquisa e formação docente. Na segunda são relacionados argumentos em favor do materialismo histórico dialético como método de construção da ciência educacional. Na terceira, apresentamos a pesquisa colaborativa, fundamentada na abordagem sócio-histórica, como uma modalidade de investigação em que professores e pesquisadores assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, refletir e transformar as práticas alienantes. Na última parte, reafirmamos o papel da pesquisa colaborativa na produção de conhecimentos críticos construídos a partir de práticas históricas concretas
id UFPI-5_187f972b9f58991deab57a808ced9ecc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1569
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICAPesquisa colaborativemancipaçãreflexãoEste artigo foi construído a partir do referencialteórico e metodológico que dá sustentação às pesquisas colaborativas que realizamos com professores no devir do desenvolvimento da suas atividades docentes. As reflexões que apresentaremos, ao longo do texto, realçam o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos e alguns procedimentos, critérios e princípios que, segundo a perspectiva sócio-histórica, constituem-se em um referencial emancipatório de produção colaborativa voltada à transformação da realidade educacional, via pesquisa. Com o objetivo de demonstrar a importância da pesquisa colaborativa como um espaço tanto de investigação quanto de formação profissional, dividimos o texto em quatro partes, na primeira, discutimos sobre a articulação entre reflexão, pesquisa e formação docente. Na segunda são relacionados argumentos em favor do materialismo histórico dialético como método de construção da ciência educacional. Na terceira, apresentamos a pesquisa colaborativa, fundamentada na abordagem sócio-histórica, como uma modalidade de investigação em que professores e pesquisadores assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, refletir e transformar as práticas alienantes. Na última parte, reafirmamos o papel da pesquisa colaborativa na produção de conhecimentos críticos construídos a partir de práticas históricas concretasUniversidade Federal do Piauí2005-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569Languages, Education and Society; No. 12 (2005); 26-38Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 12 (2005); 26-38Linguagens, Educação e Sociedade; n. 12 (2005); 26-382526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569/1413Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA SALONILDE FERREIRA, MARIA 2022-02-02T18:22:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1569Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:22:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
title A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
spellingShingle A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA
Pesquisa colaborativ
emancipaçã
reflexão
title_short A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
title_full A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
title_fullStr A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
title_full_unstemmed A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
title_sort A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
author LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA
author_facet LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA
SALONILDE FERREIRA, MARIA
author_role author
author2 SALONILDE FERREIRA, MARIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA
SALONILDE FERREIRA, MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa colaborativ
emancipaçã
reflexão
topic Pesquisa colaborativ
emancipaçã
reflexão
description Este artigo foi construído a partir do referencialteórico e metodológico que dá sustentação às pesquisas colaborativas que realizamos com professores no devir do desenvolvimento da suas atividades docentes. As reflexões que apresentaremos, ao longo do texto, realçam o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos e alguns procedimentos, critérios e princípios que, segundo a perspectiva sócio-histórica, constituem-se em um referencial emancipatório de produção colaborativa voltada à transformação da realidade educacional, via pesquisa. Com o objetivo de demonstrar a importância da pesquisa colaborativa como um espaço tanto de investigação quanto de formação profissional, dividimos o texto em quatro partes, na primeira, discutimos sobre a articulação entre reflexão, pesquisa e formação docente. Na segunda são relacionados argumentos em favor do materialismo histórico dialético como método de construção da ciência educacional. Na terceira, apresentamos a pesquisa colaborativa, fundamentada na abordagem sócio-histórica, como uma modalidade de investigação em que professores e pesquisadores assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, refletir e transformar as práticas alienantes. Na última parte, reafirmamos o papel da pesquisa colaborativa na produção de conhecimentos críticos construídos a partir de práticas históricas concretas
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569/1413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 12 (2005); 26-38
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 12 (2005); 26-38
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 12 (2005); 26-38
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444236771328