A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569 |
Resumo: | Este artigo foi construído a partir do referencialteórico e metodológico que dá sustentação às pesquisas colaborativas que realizamos com professores no devir do desenvolvimento da suas atividades docentes. As reflexões que apresentaremos, ao longo do texto, realçam o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos e alguns procedimentos, critérios e princípios que, segundo a perspectiva sócio-histórica, constituem-se em um referencial emancipatório de produção colaborativa voltada à transformação da realidade educacional, via pesquisa. Com o objetivo de demonstrar a importância da pesquisa colaborativa como um espaço tanto de investigação quanto de formação profissional, dividimos o texto em quatro partes, na primeira, discutimos sobre a articulação entre reflexão, pesquisa e formação docente. Na segunda são relacionados argumentos em favor do materialismo histórico dialético como método de construção da ciência educacional. Na terceira, apresentamos a pesquisa colaborativa, fundamentada na abordagem sócio-histórica, como uma modalidade de investigação em que professores e pesquisadores assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, refletir e transformar as práticas alienantes. Na última parte, reafirmamos o papel da pesquisa colaborativa na produção de conhecimentos críticos construídos a partir de práticas históricas concretas |
id |
UFPI-5_187f972b9f58991deab57a808ced9ecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1569 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICAPesquisa colaborativemancipaçãreflexãoEste artigo foi construído a partir do referencialteórico e metodológico que dá sustentação às pesquisas colaborativas que realizamos com professores no devir do desenvolvimento da suas atividades docentes. As reflexões que apresentaremos, ao longo do texto, realçam o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos e alguns procedimentos, critérios e princípios que, segundo a perspectiva sócio-histórica, constituem-se em um referencial emancipatório de produção colaborativa voltada à transformação da realidade educacional, via pesquisa. Com o objetivo de demonstrar a importância da pesquisa colaborativa como um espaço tanto de investigação quanto de formação profissional, dividimos o texto em quatro partes, na primeira, discutimos sobre a articulação entre reflexão, pesquisa e formação docente. Na segunda são relacionados argumentos em favor do materialismo histórico dialético como método de construção da ciência educacional. Na terceira, apresentamos a pesquisa colaborativa, fundamentada na abordagem sócio-histórica, como uma modalidade de investigação em que professores e pesquisadores assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, refletir e transformar as práticas alienantes. Na última parte, reafirmamos o papel da pesquisa colaborativa na produção de conhecimentos críticos construídos a partir de práticas históricas concretasUniversidade Federal do Piauí2005-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569Languages, Education and Society; No. 12 (2005); 26-38Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 12 (2005); 26-38Linguagens, Educação e Sociedade; n. 12 (2005); 26-382526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569/1413Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA SALONILDE FERREIRA, MARIA 2022-02-02T18:22:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1569Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:22:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA |
title |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA |
spellingShingle |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA Pesquisa colaborativ emancipaçã reflexão |
title_short |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA |
title_full |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA |
title_fullStr |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA |
title_sort |
A PESQUISA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA |
author |
LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA |
author_facet |
LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA SALONILDE FERREIRA, MARIA |
author_role |
author |
author2 |
SALONILDE FERREIRA, MARIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES DE MELO IBIAPINA, IVANA MARIA SALONILDE FERREIRA, MARIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa colaborativ emancipaçã reflexão |
topic |
Pesquisa colaborativ emancipaçã reflexão |
description |
Este artigo foi construído a partir do referencialteórico e metodológico que dá sustentação às pesquisas colaborativas que realizamos com professores no devir do desenvolvimento da suas atividades docentes. As reflexões que apresentaremos, ao longo do texto, realçam o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos e alguns procedimentos, critérios e princípios que, segundo a perspectiva sócio-histórica, constituem-se em um referencial emancipatório de produção colaborativa voltada à transformação da realidade educacional, via pesquisa. Com o objetivo de demonstrar a importância da pesquisa colaborativa como um espaço tanto de investigação quanto de formação profissional, dividimos o texto em quatro partes, na primeira, discutimos sobre a articulação entre reflexão, pesquisa e formação docente. Na segunda são relacionados argumentos em favor do materialismo histórico dialético como método de construção da ciência educacional. Na terceira, apresentamos a pesquisa colaborativa, fundamentada na abordagem sócio-histórica, como uma modalidade de investigação em que professores e pesquisadores assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, refletir e transformar as práticas alienantes. Na última parte, reafirmamos o papel da pesquisa colaborativa na produção de conhecimentos críticos construídos a partir de práticas históricas concretas |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1569/1413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 12 (2005); 26-38 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 12 (2005); 26-38 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 12 (2005); 26-38 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444236771328 |