CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE ROCHA, FABRÍCIA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: VIANA LIRA, JOYCE NAYLA, FERREIRA LEITE, MARIA DA TRINDADE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1485
Resumo: Esta pesquisa aborda, através da Historia Oral, a perspectiva histórica dos currículos do Curso de Enfermagem da UFPI (CE/UFPI) de 1973- 2007. Objetiva descrever a criação, implantação e desenvolvimento dos currículos, analisar o contexto em que eles foram criados, além de discutir a trajetória desses currículos no contexto das políticas públicas de saúde e educação vigentes no país à época do recorte histórico. As fontes primárias orais sendo ex-alunos, ex-professores, graduandos, servidores técnico-administrativos, professores que também foram alunos do CE/ UFPI e professores ativos. Também utilizamos documentos escritos do Departamento de Enfermagem e da Pró-reitoria de Ensino de Graduação. As fontes secundárias foram construídas tendo como suporte livros e teses sobre a historia do Brasil, referentes à política de educação e saúde e ao contexto político social da época. O suporte metodológico é a Historia Oral, segundo a qual é possível realizar a reconstrução histórica de determinado fenômeno recorrendo á memória das pessoas que participaram do momento histórico em que ele ocorreu. Os resultados permitiram visualizar os currículos como elementos norteadores do processo de formação, mas também podem ser instrumentos de dominação ideológica. Percebemos que a pratica curricular jamais está isolada das lutas econômicas, políticas e ideológicas da sociedade. O estudo mostrou como se deu o desenrolar dos currículos, bem como o seu processo de construção, revelando pontos de confluência da realidade nacional com o contexto local e favoreceu a visão particular dos sujeitos que vivenciaram esses currículos. 
id UFPI-5_2e1bdb70e23ddf325eb4766c4149d381
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1485
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimentoCurrículoEnfermagemHistória OralEsta pesquisa aborda, através da Historia Oral, a perspectiva histórica dos currículos do Curso de Enfermagem da UFPI (CE/UFPI) de 1973- 2007. Objetiva descrever a criação, implantação e desenvolvimento dos currículos, analisar o contexto em que eles foram criados, além de discutir a trajetória desses currículos no contexto das políticas públicas de saúde e educação vigentes no país à época do recorte histórico. As fontes primárias orais sendo ex-alunos, ex-professores, graduandos, servidores técnico-administrativos, professores que também foram alunos do CE/ UFPI e professores ativos. Também utilizamos documentos escritos do Departamento de Enfermagem e da Pró-reitoria de Ensino de Graduação. As fontes secundárias foram construídas tendo como suporte livros e teses sobre a historia do Brasil, referentes à política de educação e saúde e ao contexto político social da época. O suporte metodológico é a Historia Oral, segundo a qual é possível realizar a reconstrução histórica de determinado fenômeno recorrendo á memória das pessoas que participaram do momento histórico em que ele ocorreu. Os resultados permitiram visualizar os currículos como elementos norteadores do processo de formação, mas também podem ser instrumentos de dominação ideológica. Percebemos que a pratica curricular jamais está isolada das lutas econômicas, políticas e ideológicas da sociedade. O estudo mostrou como se deu o desenrolar dos currículos, bem como o seu processo de construção, revelando pontos de confluência da realidade nacional com o contexto local e favoreceu a visão particular dos sujeitos que vivenciaram esses currículos. Universidade Federal do Piauí2010-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1485Languages, Education and Society; No. 22 (2010); 247-270Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 22 (2010); 247-270Linguagens, Educação e Sociedade; n. 22 (2010); 247-2702526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1485/1333Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCAVALCANTE ROCHA, FABRÍCIA VIANA LIRA, JOYCE NAYLA FERREIRA LEITE, MARIA DA TRINDADE 2022-02-02T17:42:32Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1485Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:42:32Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento
title CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento
spellingShingle CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento
CAVALCANTE ROCHA, FABRÍCIA
Currículo
Enfermagem
História Oral
title_short CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento
title_full CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento
title_fullStr CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento
title_full_unstemmed CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento
title_sort CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento
author CAVALCANTE ROCHA, FABRÍCIA
author_facet CAVALCANTE ROCHA, FABRÍCIA
VIANA LIRA, JOYCE NAYLA
FERREIRA LEITE, MARIA DA TRINDADE
author_role author
author2 VIANA LIRA, JOYCE NAYLA
FERREIRA LEITE, MARIA DA TRINDADE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE ROCHA, FABRÍCIA
VIANA LIRA, JOYCE NAYLA
FERREIRA LEITE, MARIA DA TRINDADE
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Enfermagem
História Oral
topic Currículo
Enfermagem
História Oral
description Esta pesquisa aborda, através da Historia Oral, a perspectiva histórica dos currículos do Curso de Enfermagem da UFPI (CE/UFPI) de 1973- 2007. Objetiva descrever a criação, implantação e desenvolvimento dos currículos, analisar o contexto em que eles foram criados, além de discutir a trajetória desses currículos no contexto das políticas públicas de saúde e educação vigentes no país à época do recorte histórico. As fontes primárias orais sendo ex-alunos, ex-professores, graduandos, servidores técnico-administrativos, professores que também foram alunos do CE/ UFPI e professores ativos. Também utilizamos documentos escritos do Departamento de Enfermagem e da Pró-reitoria de Ensino de Graduação. As fontes secundárias foram construídas tendo como suporte livros e teses sobre a historia do Brasil, referentes à política de educação e saúde e ao contexto político social da época. O suporte metodológico é a Historia Oral, segundo a qual é possível realizar a reconstrução histórica de determinado fenômeno recorrendo á memória das pessoas que participaram do momento histórico em que ele ocorreu. Os resultados permitiram visualizar os currículos como elementos norteadores do processo de formação, mas também podem ser instrumentos de dominação ideológica. Percebemos que a pratica curricular jamais está isolada das lutas econômicas, políticas e ideológicas da sociedade. O estudo mostrou como se deu o desenrolar dos currículos, bem como o seu processo de construção, revelando pontos de confluência da realidade nacional com o contexto local e favoreceu a visão particular dos sujeitos que vivenciaram esses currículos. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1485
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1485/1333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 22 (2010); 247-270
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 22 (2010); 247-270
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 22 (2010); 247-270
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443834118144