UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, JANINE
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1451
Resumo: Este artigo é fruto de reflexões de uma palestra proferida em um curso de Educação Continuada para professores de uma instituição universitária. Objetiva problematizar a situação da pesquisa como atividade mitificada na vivência do professor universitário, distanciando-o desta que é considerada uma atividade nobre. Está em questão o argumento de que nem a pesquisa, nem a educação problematizadora, conseguirão se estabelecer no cotidiano da vida docente se a universidade não conseguir se organizar de modo a dar espaço para a inquietação, a ousadia, a busca de respostas que não se prendam ao “medo de errar”, enfim, se a universidade não se acercar dos valores que compõem a vida. E vida implica em diferentes linguagens e saberes, implica em valorizar o belo, o poético, o desejo, o que faz sentido na vida de pessoas concretas.
id UFPI-5_304e49a2b29baf5ce7c97d1dbf856fbd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1451
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científicoPesquisaProfessorUniversidadeSaberesEste artigo é fruto de reflexões de uma palestra proferida em um curso de Educação Continuada para professores de uma instituição universitária. Objetiva problematizar a situação da pesquisa como atividade mitificada na vivência do professor universitário, distanciando-o desta que é considerada uma atividade nobre. Está em questão o argumento de que nem a pesquisa, nem a educação problematizadora, conseguirão se estabelecer no cotidiano da vida docente se a universidade não conseguir se organizar de modo a dar espaço para a inquietação, a ousadia, a busca de respostas que não se prendam ao “medo de errar”, enfim, se a universidade não se acercar dos valores que compõem a vida. E vida implica em diferentes linguagens e saberes, implica em valorizar o belo, o poético, o desejo, o que faz sentido na vida de pessoas concretas.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1451Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 26-36Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 26-36Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 26-362526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1451/1302Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMOREIRA, JANINE 2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1451Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico
title UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico
spellingShingle UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico
MOREIRA, JANINE
Pesquisa
Professor
Universidade
Saberes
title_short UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico
title_full UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico
title_fullStr UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico
title_sort UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico
author MOREIRA, JANINE
author_facet MOREIRA, JANINE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, JANINE
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Professor
Universidade
Saberes
topic Pesquisa
Professor
Universidade
Saberes
description Este artigo é fruto de reflexões de uma palestra proferida em um curso de Educação Continuada para professores de uma instituição universitária. Objetiva problematizar a situação da pesquisa como atividade mitificada na vivência do professor universitário, distanciando-o desta que é considerada uma atividade nobre. Está em questão o argumento de que nem a pesquisa, nem a educação problematizadora, conseguirão se estabelecer no cotidiano da vida docente se a universidade não conseguir se organizar de modo a dar espaço para a inquietação, a ousadia, a busca de respostas que não se prendam ao “medo de errar”, enfim, se a universidade não se acercar dos valores que compõem a vida. E vida implica em diferentes linguagens e saberes, implica em valorizar o belo, o poético, o desejo, o que faz sentido na vida de pessoas concretas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1451
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1451/1302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 26-36
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 26-36
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 26-36
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443780640768