CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1589 |
Resumo: | Este artigo trata de uma análise no contexto metodológico do campo de conhecimento do currículo escolar a partir da teoria dos Estudos Culturais, das possibilidades e da necessidade da implantação de currículos multiculturalistas ou contextualizados, que, ao não hierarquizarem os diversos tipos de conhecimentos sociais, podem contribuir para que crianças e jovens na escola, principalmente, aquelas pertencentes às camadas menos favorecias de nossa sociedade, possam participar efetivamente da construção de sua própria identidade, desconstruindo significações construídas pelo “Outro” hegemônico, tornando material e humano determinadas representações político-culturais naturalizadas e essencializadas. Neste sentido, utiliza-se da capoeira, enquanto cultura de resistência negra contra a opressão da escravidão imposta no Brasil colônia e de suas possibilidades de desconstrução de muitos dos discursos hegemônicos e dominantes presentes nos currículos escolares. |
id |
UFPI-5_32ed7b13637b93800111b3a1bc615038 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1589 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicasRepresentação político-culturalCurrículoEstudos CulturaisCapoeiraEste artigo trata de uma análise no contexto metodológico do campo de conhecimento do currículo escolar a partir da teoria dos Estudos Culturais, das possibilidades e da necessidade da implantação de currículos multiculturalistas ou contextualizados, que, ao não hierarquizarem os diversos tipos de conhecimentos sociais, podem contribuir para que crianças e jovens na escola, principalmente, aquelas pertencentes às camadas menos favorecias de nossa sociedade, possam participar efetivamente da construção de sua própria identidade, desconstruindo significações construídas pelo “Outro” hegemônico, tornando material e humano determinadas representações político-culturais naturalizadas e essencializadas. Neste sentido, utiliza-se da capoeira, enquanto cultura de resistência negra contra a opressão da escravidão imposta no Brasil colônia e de suas possibilidades de desconstrução de muitos dos discursos hegemônicos e dominantes presentes nos currículos escolares.Universidade Federal do Piauí2004-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1589Languages, Education and Society; No. 10 (2004); 43-55Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 10 (2004); 43-55Linguagens, Educação e Sociedade; n. 10 (2004); 43-552526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1589/1434Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, ROBSON CARLOS ARAÚJO DE CARVALHO, MARLENE 2022-02-02T18:29:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1589Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:29:50Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas |
title |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas |
spellingShingle |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas DA SILVA, ROBSON CARLOS Representação político-cultural Currículo Estudos Culturais Capoeira |
title_short |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas |
title_full |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas |
title_fullStr |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas |
title_full_unstemmed |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas |
title_sort |
CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas |
author |
DA SILVA, ROBSON CARLOS |
author_facet |
DA SILVA, ROBSON CARLOS ARAÚJO DE CARVALHO, MARLENE |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO DE CARVALHO, MARLENE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA, ROBSON CARLOS ARAÚJO DE CARVALHO, MARLENE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação político-cultural Currículo Estudos Culturais Capoeira |
topic |
Representação político-cultural Currículo Estudos Culturais Capoeira |
description |
Este artigo trata de uma análise no contexto metodológico do campo de conhecimento do currículo escolar a partir da teoria dos Estudos Culturais, das possibilidades e da necessidade da implantação de currículos multiculturalistas ou contextualizados, que, ao não hierarquizarem os diversos tipos de conhecimentos sociais, podem contribuir para que crianças e jovens na escola, principalmente, aquelas pertencentes às camadas menos favorecias de nossa sociedade, possam participar efetivamente da construção de sua própria identidade, desconstruindo significações construídas pelo “Outro” hegemônico, tornando material e humano determinadas representações político-culturais naturalizadas e essencializadas. Neste sentido, utiliza-se da capoeira, enquanto cultura de resistência negra contra a opressão da escravidão imposta no Brasil colônia e de suas possibilidades de desconstrução de muitos dos discursos hegemônicos e dominantes presentes nos currículos escolares. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1589 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1589/1434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 10 (2004); 43-55 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 10 (2004); 43-55 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 10 (2004); 43-55 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444266131456 |