O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1248 |
Resumo: | Mapear informações da produção científica e acadêmica se faz necessário para a construção de um trabalho de pesquisa e escrita como uma dissertação ou tese. Neste sentido, o presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em algumas bases de dados digitais. Objetivamos quantificar, por meio desta busca, os trabalhos que envolvem as radiações solares e sua articulação com o ensino, e também analisar qualitativamente estas pesquisas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliométrica. A análise quantitativa permitiu perceber que existem poucos materiais envolvendo radiações solares e ensino. Com a análise qualitativa, percebemos que as produções que envolvem radiação solares e ensino são produzidas por autores do campo da Física, tendo por enfoque a física e não o efeito biológico das radiações. |
id |
UFPI-5_35505989eea8ed1d61f6c4237f880ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1248 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINARRadiações solaresensinopesquisa bibliométricaMapear informações da produção científica e acadêmica se faz necessário para a construção de um trabalho de pesquisa e escrita como uma dissertação ou tese. Neste sentido, o presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em algumas bases de dados digitais. Objetivamos quantificar, por meio desta busca, os trabalhos que envolvem as radiações solares e sua articulação com o ensino, e também analisar qualitativamente estas pesquisas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliométrica. A análise quantitativa permitiu perceber que existem poucos materiais envolvendo radiações solares e ensino. Com a análise qualitativa, percebemos que as produções que envolvem radiação solares e ensino são produzidas por autores do campo da Física, tendo por enfoque a física e não o efeito biológico das radiações.Universidade Federal do Piauí2016-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1248Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 322-342Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 322-342Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 322-3422526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1248/1095Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessKEPPS DA SILVA, PETERSON FERNANDO SCHWANTES, LAVÍNIA 2021-12-16T11:17:31Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1248Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:31Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR |
title |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR |
spellingShingle |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR KEPPS DA SILVA, PETERSON FERNANDO Radiações solares ensino pesquisa bibliométrica |
title_short |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR |
title_full |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR |
title_fullStr |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR |
title_sort |
O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR |
author |
KEPPS DA SILVA, PETERSON FERNANDO |
author_facet |
KEPPS DA SILVA, PETERSON FERNANDO SCHWANTES, LAVÍNIA |
author_role |
author |
author2 |
SCHWANTES, LAVÍNIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KEPPS DA SILVA, PETERSON FERNANDO SCHWANTES, LAVÍNIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radiações solares ensino pesquisa bibliométrica |
topic |
Radiações solares ensino pesquisa bibliométrica |
description |
Mapear informações da produção científica e acadêmica se faz necessário para a construção de um trabalho de pesquisa e escrita como uma dissertação ou tese. Neste sentido, o presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em algumas bases de dados digitais. Objetivamos quantificar, por meio desta busca, os trabalhos que envolvem as radiações solares e sua articulação com o ensino, e também analisar qualitativamente estas pesquisas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliométrica. A análise quantitativa permitiu perceber que existem poucos materiais envolvendo radiações solares e ensino. Com a análise qualitativa, percebemos que as produções que envolvem radiação solares e ensino são produzidas por autores do campo da Física, tendo por enfoque a física e não o efeito biológico das radiações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1248 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1248/1095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 322-342 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 322-342 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 322-342 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442935488512 |