EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1394
Resumo: Este artigo apresenta a coleção de catecismos Monsenhor Álvaro Negromonte, produzida entre os anos de 1930 e 1960, analisando-a como um projeto educacional que renovou as bases do ensino de catecismo no Brasil, incorporando pressupostos das correntes escolanovistas. Do ponto de vista metodológico, esses livros são analisados na perspectiva proposta por Chartier, considerando o texto em seu suporte material e atentando ainda para o seu formato de coleção como estratégia editorial constituída para aumentar a circulação desse objeto que sempre fez parte do mercado editorial. Este trabalho busca, ainda, compreender a representação que esses livros tiveram na sociedade brasileira, destacando sua importância para a educação católica e a formação moral que se pretendia como base do projeto de recristianização da nação empreendido pelos católicos com mais fôlego a partir dos anos vinte. Essa análise traz ainda para o debate a relação que se estabeleceu entre Igreja e modernidade através dos impressos, apontando para a apropriação de novas técnicas e dos novos saberes pedagógicos na produção de uma coleção de catecismos que deveria alcançar com maior eficácia o público escolar. A Coleção Monsenhor Álvaro Negromonte marcou a História da Educação Católica, erigindo uma memória em relação ao seu autor como o arauto da renovação do ensino de catecismo que vem passando ao largo da historiografia educacional brasileira.
id UFPI-5_3ec27f0d842b46fc3aca6ceb4bb2b8a2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1394
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTECatecismos católicosEducaçãoHistóriaEste artigo apresenta a coleção de catecismos Monsenhor Álvaro Negromonte, produzida entre os anos de 1930 e 1960, analisando-a como um projeto educacional que renovou as bases do ensino de catecismo no Brasil, incorporando pressupostos das correntes escolanovistas. Do ponto de vista metodológico, esses livros são analisados na perspectiva proposta por Chartier, considerando o texto em seu suporte material e atentando ainda para o seu formato de coleção como estratégia editorial constituída para aumentar a circulação desse objeto que sempre fez parte do mercado editorial. Este trabalho busca, ainda, compreender a representação que esses livros tiveram na sociedade brasileira, destacando sua importância para a educação católica e a formação moral que se pretendia como base do projeto de recristianização da nação empreendido pelos católicos com mais fôlego a partir dos anos vinte. Essa análise traz ainda para o debate a relação que se estabeleceu entre Igreja e modernidade através dos impressos, apontando para a apropriação de novas técnicas e dos novos saberes pedagógicos na produção de uma coleção de catecismos que deveria alcançar com maior eficácia o público escolar. A Coleção Monsenhor Álvaro Negromonte marcou a História da Educação Católica, erigindo uma memória em relação ao seu autor como o arauto da renovação do ensino de catecismo que vem passando ao largo da historiografia educacional brasileira.Universidade Federal do Piauí2012-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1394Languages, Education and Society; No. 26 (2012); 65-86Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 26 (2012); 65-86Linguagens, Educação e Sociedade; n. 26 (2012); 65-862526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1394/1244Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN 2022-02-02T18:45:56Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1394Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:45:56Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE
title EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE
spellingShingle EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE
DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
Catecismos católicos
Educação
História
title_short EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE
title_full EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE
title_fullStr EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE
title_sort EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE
author DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
author_facet DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE ALMEIDA ORLANDO, EVELYN
dc.subject.por.fl_str_mv Catecismos católicos
Educação
História
topic Catecismos católicos
Educação
História
description Este artigo apresenta a coleção de catecismos Monsenhor Álvaro Negromonte, produzida entre os anos de 1930 e 1960, analisando-a como um projeto educacional que renovou as bases do ensino de catecismo no Brasil, incorporando pressupostos das correntes escolanovistas. Do ponto de vista metodológico, esses livros são analisados na perspectiva proposta por Chartier, considerando o texto em seu suporte material e atentando ainda para o seu formato de coleção como estratégia editorial constituída para aumentar a circulação desse objeto que sempre fez parte do mercado editorial. Este trabalho busca, ainda, compreender a representação que esses livros tiveram na sociedade brasileira, destacando sua importância para a educação católica e a formação moral que se pretendia como base do projeto de recristianização da nação empreendido pelos católicos com mais fôlego a partir dos anos vinte. Essa análise traz ainda para o debate a relação que se estabeleceu entre Igreja e modernidade através dos impressos, apontando para a apropriação de novas técnicas e dos novos saberes pedagógicos na produção de uma coleção de catecismos que deveria alcançar com maior eficácia o público escolar. A Coleção Monsenhor Álvaro Negromonte marcou a História da Educação Católica, erigindo uma memória em relação ao seu autor como o arauto da renovação do ensino de catecismo que vem passando ao largo da historiografia educacional brasileira.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1394
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1394/1244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 26 (2012); 65-86
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 26 (2012); 65-86
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 26 (2012); 65-86
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443424124928