AS LINHAS DO PENSAMENTO DOS JOVENS SOBRE O SER JOVEM: UMA PESQUISA SOCIOPOÉTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA ADAD, SHARA JANE HOLANDA
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: TEIXEIRA CARNEIRO, CRISTIANNE, PIAUILINO SANTOS, KATHIA RAQUEL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1366
Resumo: Nesse texto, apresentamos o momento filosófico da pesquisa sociopoética sobre “o que é ser jovem” para alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Técnico de Bom Jesus, CTBJ/PI. Esses alunos despertaram nossos interesses porque em sua maioria estão com idades entre 15 e 17 anos, migraram de suas pequenas cidades para Bom Jesus a fim de cursarem o Ensino Médio concomitante ao Ensino Técnico de Enfermagem. O objetivo geral da pesquisa: analisar o pensamento dos jovens estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do CTBJ por meio da produção de confetos (conceitos+afetos) sobre o tema “o que é ser jovem”. Tendo como objetivos específicos: identificar os confetos sobre o ser jovem; perceber as principais problemáticas vivenciadas por estes jovens sobre o que é ser jovem; identificar outros modos de pensar o ser jovem para além das representações construídas historicamente. A pesquisa foi fundamentada em: Abramo (1994), Bourdieu (1998), Ariès (1986), Bomfim (1996), Levi e Schmitt (1996), Melucci (1998), Schindler (1996), Silveira (2004), Pais (2003), dentre outros. O pensamento do grupo expresso nos confetos e problemáticas apresentou-se em duas linhas. A primeira linha Jeitos de ser jovem problematizou o jovem em bando, o jovem nas relações de ficar e/ou namorar, a dimensão do tempo e da liberdade. A segunda linha, As problemáticas dos Alunos sobre Ser Jovem, se apresentou em duas dimensões: Relação dos jovens com os pais e a Relação dos jovens com os estudos. Esse trabalho possibilitou conhecer e adentrar em parte do universo pretendido, interferindo diretamente nas práticas das pesquisadoras enquanto professoras desta instituição de ensino.
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