IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1590
Resumo: Este artigo procura refletir sobre os paradigmas educacionais abordados por Durkheim e Marx, a partir da realidade que se materializa no contexto da Revolução Industrial. Tem por objetivo, num primeiro momento, analisar o modelo do consenso defendido por Durkheim. em que a educação caracteriza-se por ser um fenômeno eminentemente social, orientada no sentido da socialização metódica das novas gerações. Num segundo momento retoma a discussão em torno da união trabalho-instrução proposta por Marx, discutindo os diversos fatores que envolvem este processo.
id UFPI-5_43360fff5c41758a6da8c2a4d85b97f2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1590
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marxeducaçãomoral socialadaptaçãodominaçãoconsciênciaEste artigo procura refletir sobre os paradigmas educacionais abordados por Durkheim e Marx, a partir da realidade que se materializa no contexto da Revolução Industrial. Tem por objetivo, num primeiro momento, analisar o modelo do consenso defendido por Durkheim. em que a educação caracteriza-se por ser um fenômeno eminentemente social, orientada no sentido da socialização metódica das novas gerações. Num segundo momento retoma a discussão em torno da união trabalho-instrução proposta por Marx, discutindo os diversos fatores que envolvem este processo.Universidade Federal do Piauí2004-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1590Languages, Education and Society; No. 10 (2004); 56-66Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 10 (2004); 56-66Linguagens, Educação e Sociedade; n. 10 (2004); 56-662526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1590/1435Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO 2022-02-02T18:29:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1590Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:29:50Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
title IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
spellingShingle IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
educação
moral social
adaptação
dominação
consciência
title_short IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
title_full IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
title_fullStr IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
title_full_unstemmed IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
title_sort IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
author BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
author_facet BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
dc.subject.por.fl_str_mv educação
moral social
adaptação
dominação
consciência
topic educação
moral social
adaptação
dominação
consciência
description Este artigo procura refletir sobre os paradigmas educacionais abordados por Durkheim e Marx, a partir da realidade que se materializa no contexto da Revolução Industrial. Tem por objetivo, num primeiro momento, analisar o modelo do consenso defendido por Durkheim. em que a educação caracteriza-se por ser um fenômeno eminentemente social, orientada no sentido da socialização metódica das novas gerações. Num segundo momento retoma a discussão em torno da união trabalho-instrução proposta por Marx, discutindo os diversos fatores que envolvem este processo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1590
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1590/1435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 10 (2004); 56-66
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 10 (2004); 56-66
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 10 (2004); 56-66
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444268228608