“MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAIKA E SILVA LIMA, MARCIA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1145
Resumo: O presente artigo tem sua gênese na interlocução entre as autoras sobre a atividade de ensinoaprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, tendo por base a tese de que as vivências de professores do Ensino Médio com alunos com NEEs podem produzir significados e sentidos acerca da atividade de ensino-aprendizagem que possibilitam a inclusão escolar. A pesquisa desenvolvida é de natureza histórico-crítica e objetivou investigar significados e sentidos produzidos por professores de Ensino Médio sobre a atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica é sustentada no Materialismo Histórico Dialético, na Psicologia Sócio-Histórica e na discussão sobre inclusão escolar. A participante da pesquisa foi uma professora com formação em História e com alunos da educação especial em sala de aula do Ensino Médio. Os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva para produção da informação e, para análise, a proposta dos Núcleos de Significação. Os resultados discutidos desvelaram que a participante da pesquisa, ao significar a educação inclusiva por “Meu mundo caiu”, no desenvolvimento da atividade de ensino-aprendizagem foi superando os sentimentos de angústias desencadeados ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula. Essa superação ocorreu conforme a professora se propôs à transformação e à ampliação de sua atividade de ensino-aprendizagem com esses alunos, quando realizou formação contínua para profissionalizar-se e para refletir criticamente sobre sua atividade profissional e para apresentar alternativas de ensino-aprendizagem aos alunos com NEEs em sala de aula regular, propiciando a educação inclusiva.
id UFPI-5_434d379d7b2cc0ebe8a395821d530576
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1145
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISFormação ContínuaSignificado e SentidosEducação EspecialEducação InclusivaO presente artigo tem sua gênese na interlocução entre as autoras sobre a atividade de ensinoaprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, tendo por base a tese de que as vivências de professores do Ensino Médio com alunos com NEEs podem produzir significados e sentidos acerca da atividade de ensino-aprendizagem que possibilitam a inclusão escolar. A pesquisa desenvolvida é de natureza histórico-crítica e objetivou investigar significados e sentidos produzidos por professores de Ensino Médio sobre a atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica é sustentada no Materialismo Histórico Dialético, na Psicologia Sócio-Histórica e na discussão sobre inclusão escolar. A participante da pesquisa foi uma professora com formação em História e com alunos da educação especial em sala de aula do Ensino Médio. Os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva para produção da informação e, para análise, a proposta dos Núcleos de Significação. Os resultados discutidos desvelaram que a participante da pesquisa, ao significar a educação inclusiva por “Meu mundo caiu”, no desenvolvimento da atividade de ensino-aprendizagem foi superando os sentimentos de angústias desencadeados ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula. Essa superação ocorreu conforme a professora se propôs à transformação e à ampliação de sua atividade de ensino-aprendizagem com esses alunos, quando realizou formação contínua para profissionalizar-se e para refletir criticamente sobre sua atividade profissional e para apresentar alternativas de ensino-aprendizagem aos alunos com NEEs em sala de aula regular, propiciando a educação inclusiva.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/114510.26694/les.v1i1.8239Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 159-179Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 159-179Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 159-1792526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1145/995Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess RAIKA E SILVA LIMA, MARCIACOSME DE CARVALHO, MARIA VILANI 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1145Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
spellingShingle “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
RAIKA E SILVA LIMA, MARCIA
Formação Contínua
Significado e Sentidos
Educação Especial
Educação Inclusiva
title_short “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title_full “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title_fullStr “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title_full_unstemmed “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title_sort “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
author RAIKA E SILVA LIMA, MARCIA
author_facet RAIKA E SILVA LIMA, MARCIA
COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI
author_role author
author2 COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAIKA E SILVA LIMA, MARCIA
COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Contínua
Significado e Sentidos
Educação Especial
Educação Inclusiva
topic Formação Contínua
Significado e Sentidos
Educação Especial
Educação Inclusiva
description O presente artigo tem sua gênese na interlocução entre as autoras sobre a atividade de ensinoaprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, tendo por base a tese de que as vivências de professores do Ensino Médio com alunos com NEEs podem produzir significados e sentidos acerca da atividade de ensino-aprendizagem que possibilitam a inclusão escolar. A pesquisa desenvolvida é de natureza histórico-crítica e objetivou investigar significados e sentidos produzidos por professores de Ensino Médio sobre a atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica é sustentada no Materialismo Histórico Dialético, na Psicologia Sócio-Histórica e na discussão sobre inclusão escolar. A participante da pesquisa foi uma professora com formação em História e com alunos da educação especial em sala de aula do Ensino Médio. Os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva para produção da informação e, para análise, a proposta dos Núcleos de Significação. Os resultados discutidos desvelaram que a participante da pesquisa, ao significar a educação inclusiva por “Meu mundo caiu”, no desenvolvimento da atividade de ensino-aprendizagem foi superando os sentimentos de angústias desencadeados ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula. Essa superação ocorreu conforme a professora se propôs à transformação e à ampliação de sua atividade de ensino-aprendizagem com esses alunos, quando realizou formação contínua para profissionalizar-se e para refletir criticamente sobre sua atividade profissional e para apresentar alternativas de ensino-aprendizagem aos alunos com NEEs em sala de aula regular, propiciando a educação inclusiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1145
10.26694/les.v1i1.8239
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1145
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i1.8239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1145/995
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 159-179
Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 159-179
Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 159-179
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442495086592