POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE ALMEIDA, ELMIR
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: DA SILVA RAMOS, TIAGO HENRIQUE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1237
Resumo: O texto baseia-se em resultados de pesquisa acadêmica que investigou o encontro de duas gerações distintas de professoras, vinculadas a uma mesma instituição pública de ensino fundamental, visando a compreender os conteúdos das trocas socializadoras e formativas que elas empreendem no interior do mundo escolar. O campo empírico do estudo foi um estabelecimento público de ensino fundamental, situado no interior nordeste do Estado de São Paulo; naquele universo dialogamos com duas distintas gerações de docentes: a geração adulta e a jovem geração de docentes. Além do fator etário, à apreensão das docentes como partícipes de gerações distintas, consideramos vivências pertinentes à escolarização básica das docentes e também seus processos de formação inicial para o exercício do magistério, nas circunstâncias e temporalidades históricas, sociais e políticas que eles ocorreram na sociedade brasileira. De natureza qualitativa, a pesquisa beneficiou-se de aportes teóricos encontrados em obras de autores vinculados aos domínios da Educação e da Sociologia. A observação direta, o registro em caderno de campo, a aplicação de formulário com questões abertas e fechadas e a realização de “entrevista reflexiva”, foram as atividades de campo mais utilizadas. Na análise dos resultados obtidos nas diferentes etapas do estudo, pudemos compreender que a partir dos laços e experiências que tecem conjuntamente sob um mesmo teto, elas produzem e reproduzem respostas às demandas e aos problemas do cotidiano escolar, aqueles que elas consideram ser os mais desafiadores nas interações sociais com os alunos, nas relações de ensinoaprendizagem em sala de aula, no emaranhado de relações administrativas e burocráticas que invadem o mundo da escola e nas interações com as famílias de origem das crianças-estudantes que educam. Entretanto, os resultados do estudo também evidenciaram que os conteúdos das trocas que as docentes conformam não possuem potência suficiente para produzirem respostas às inquietações que partilham quanto às mudanças sociais, culturais e geracionais que invadem a escola, provocando, entre outras situações, a perda da centralidade da educação escolar na formação das novas gerações de estudantes, e o que denominaram de “desvalorização” da figura e da autoridade do professor na atualidade.
id UFPI-5_48abb7671ee057e1601fc451640c72b1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1237
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS Professores do ensino fundamentalGeraçãoTrocas intergeracionaisFormação continuada em serviçoO texto baseia-se em resultados de pesquisa acadêmica que investigou o encontro de duas gerações distintas de professoras, vinculadas a uma mesma instituição pública de ensino fundamental, visando a compreender os conteúdos das trocas socializadoras e formativas que elas empreendem no interior do mundo escolar. O campo empírico do estudo foi um estabelecimento público de ensino fundamental, situado no interior nordeste do Estado de São Paulo; naquele universo dialogamos com duas distintas gerações de docentes: a geração adulta e a jovem geração de docentes. Além do fator etário, à apreensão das docentes como partícipes de gerações distintas, consideramos vivências pertinentes à escolarização básica das docentes e também seus processos de formação inicial para o exercício do magistério, nas circunstâncias e temporalidades históricas, sociais e políticas que eles ocorreram na sociedade brasileira. De natureza qualitativa, a pesquisa beneficiou-se de aportes teóricos encontrados em obras de autores vinculados aos domínios da Educação e da Sociologia. A observação direta, o registro em caderno de campo, a aplicação de formulário com questões abertas e fechadas e a realização de “entrevista reflexiva”, foram as atividades de campo mais utilizadas. Na análise dos resultados obtidos nas diferentes etapas do estudo, pudemos compreender que a partir dos laços e experiências que tecem conjuntamente sob um mesmo teto, elas produzem e reproduzem respostas às demandas e aos problemas do cotidiano escolar, aqueles que elas consideram ser os mais desafiadores nas interações sociais com os alunos, nas relações de ensinoaprendizagem em sala de aula, no emaranhado de relações administrativas e burocráticas que invadem o mundo da escola e nas interações com as famílias de origem das crianças-estudantes que educam. Entretanto, os resultados do estudo também evidenciaram que os conteúdos das trocas que as docentes conformam não possuem potência suficiente para produzirem respostas às inquietações que partilham quanto às mudanças sociais, culturais e geracionais que invadem a escola, provocando, entre outras situações, a perda da centralidade da educação escolar na formação das novas gerações de estudantes, e o que denominaram de “desvalorização” da figura e da autoridade do professor na atualidade.Universidade Federal do Piauí2016-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1237Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 81-104Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 81-104Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 81-1042526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1237/1084Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE ALMEIDA, ELMIR DA SILVA RAMOS, TIAGO HENRIQUE 2021-12-16T11:17:31Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1237Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:31Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS
title POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS
spellingShingle POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS
DE ALMEIDA, ELMIR
Professores do ensino fundamental
Geração
Trocas intergeracionais
Formação continuada em serviço
title_short POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS
title_full POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS
title_fullStr POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS
title_full_unstemmed POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS
title_sort POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS
author DE ALMEIDA, ELMIR
author_facet DE ALMEIDA, ELMIR
DA SILVA RAMOS, TIAGO HENRIQUE
author_role author
author2 DA SILVA RAMOS, TIAGO HENRIQUE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE ALMEIDA, ELMIR
DA SILVA RAMOS, TIAGO HENRIQUE
dc.subject.por.fl_str_mv Professores do ensino fundamental
Geração
Trocas intergeracionais
Formação continuada em serviço
topic Professores do ensino fundamental
Geração
Trocas intergeracionais
Formação continuada em serviço
description O texto baseia-se em resultados de pesquisa acadêmica que investigou o encontro de duas gerações distintas de professoras, vinculadas a uma mesma instituição pública de ensino fundamental, visando a compreender os conteúdos das trocas socializadoras e formativas que elas empreendem no interior do mundo escolar. O campo empírico do estudo foi um estabelecimento público de ensino fundamental, situado no interior nordeste do Estado de São Paulo; naquele universo dialogamos com duas distintas gerações de docentes: a geração adulta e a jovem geração de docentes. Além do fator etário, à apreensão das docentes como partícipes de gerações distintas, consideramos vivências pertinentes à escolarização básica das docentes e também seus processos de formação inicial para o exercício do magistério, nas circunstâncias e temporalidades históricas, sociais e políticas que eles ocorreram na sociedade brasileira. De natureza qualitativa, a pesquisa beneficiou-se de aportes teóricos encontrados em obras de autores vinculados aos domínios da Educação e da Sociologia. A observação direta, o registro em caderno de campo, a aplicação de formulário com questões abertas e fechadas e a realização de “entrevista reflexiva”, foram as atividades de campo mais utilizadas. Na análise dos resultados obtidos nas diferentes etapas do estudo, pudemos compreender que a partir dos laços e experiências que tecem conjuntamente sob um mesmo teto, elas produzem e reproduzem respostas às demandas e aos problemas do cotidiano escolar, aqueles que elas consideram ser os mais desafiadores nas interações sociais com os alunos, nas relações de ensinoaprendizagem em sala de aula, no emaranhado de relações administrativas e burocráticas que invadem o mundo da escola e nas interações com as famílias de origem das crianças-estudantes que educam. Entretanto, os resultados do estudo também evidenciaram que os conteúdos das trocas que as docentes conformam não possuem potência suficiente para produzirem respostas às inquietações que partilham quanto às mudanças sociais, culturais e geracionais que invadem a escola, provocando, entre outras situações, a perda da centralidade da educação escolar na formação das novas gerações de estudantes, e o que denominaram de “desvalorização” da figura e da autoridade do professor na atualidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1237
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1237/1084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 81-104
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 81-104
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 81-104
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442915565568