OS DISCURSOS DA ELITE INTELECTUAL E A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCACIONAL PARA O PIAUÍ INFLUENCIADO PELOS IDEAIS DA ESCOLA NOVA
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1400 |
Resumo: | Este artigo resulta da pesquisa histórica desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Piauí, procurei compreender o processo histórico de elaboração do ideário pedagógico brasileiro, suas particularidades a partir de uma realidade específica, focando nos discursos da elite intelectual local de forma a identificar a presença dos ideais da Escola Nova na educação piauiense, relacionando-os à construção de um projeto educacional elaborado pela elite intelectual. Procurei destacar como se fizeram presentes e foram incorporados estes ideais na educação piauiense. O estudo foi motivado por ser a historiografia sobre o tema restrita em relação aos estados do nordeste, principalmente em relação ao Piauí gerando muitos questionamentos em aberto. A delimitação temporal teve por referência os anos de 1920 a 1947, neste período o ideário renovador foi sistematicamente divulgado no Brasil servindo de referência para as políticas reformistas de então. As fontes usadas foram os discursos da elite intelectual local divulgados em jornais e livros da época. A pesquisa seguiu a perspectiva da históriaproblema, na abordagem da Nova História Cultural, fundamentando-se em Chartier (1990), Dosse (1994). Quanto à historiografia nacional e regional as Referências foram Brandão (1999), Cavalcante (2000), Monarcha (1989), Queiroz (1994, 1998, 2008), Lopes (1996, 2001). As fontes primárias foram o Jornal O Piauhy (1921, 1928), Diário Oficial (1942), SOCIEDADE... (1922), Neves (1943) e Mendes (1921a, b, c) Constatou-se que o movimento reformador ocorrido no Piauí decorreu do envolvimento da elite intelectual que elaborou um projeto de educação popular fundamentado na Pedagogia Moderna sob forte influência dos ideais da Escola Nova. |
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