AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARRETO DE ABREU, SAMARA MOURA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: DA COSTA SILVA, ANDRÉA, NÓBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1234
Resumo: Este texto evidencia as recordações-referências (JOSSO, 2002) na história de vida e formação de alunos ingressos à turma de 2013 no Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir das narrativas autobiográficas. Tem como objetivo apreender as recordações-referências da história de vida e formação e suas reverberações no desenvolvimento profissional docente. Este estudo é resultado de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa para a qual se recorreu ao método do estudo de caso, tendo como instrumento de coleta a entrevista autobiográfica. O aporte teórico para as análises está fundamentado nos conceitos de autores como Ball e Goodson (1989), Finger (1989), Moita (1992), Nóvoa (1992; 1995), Josso (2002; 2007), Silva (2000), Contreras (2003). As inquietações que motivaram tal investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional: bases conceituais, experiências e trajetórias dos docentes, inserida no currículo do referido Mestrado. Adotamos como sujeitos-atores da pesquisa os mestrandos da turma 2013 do PPGE/UECE. O estudo, portanto, traz os achados acerca das recordaçõesreferências apreendidas, retratando como se formam os docentes e como se desenvolvem segundo suas próprias percepções, confrontadas à luz dos teóricos supracitados na busca de evidenciar como a história de vida e formação é reverberada no desenvolvimento profissional docente. As narrativas dos sujeitos-atores revelaram que a práxis dos mesmos no exercício da docência também é resultante da contribuição que as experiências formadoras vividas ao longo da vida se somaram aos fazeres docentes.
id UFPI-5_499cc8888fb825cb2e56c41b9000e710
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1234
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTEHistória de vidaFormação docenteRecordações-referênciasDesenvolvimento profissional docenteEste texto evidencia as recordações-referências (JOSSO, 2002) na história de vida e formação de alunos ingressos à turma de 2013 no Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir das narrativas autobiográficas. Tem como objetivo apreender as recordações-referências da história de vida e formação e suas reverberações no desenvolvimento profissional docente. Este estudo é resultado de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa para a qual se recorreu ao método do estudo de caso, tendo como instrumento de coleta a entrevista autobiográfica. O aporte teórico para as análises está fundamentado nos conceitos de autores como Ball e Goodson (1989), Finger (1989), Moita (1992), Nóvoa (1992; 1995), Josso (2002; 2007), Silva (2000), Contreras (2003). As inquietações que motivaram tal investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional: bases conceituais, experiências e trajetórias dos docentes, inserida no currículo do referido Mestrado. Adotamos como sujeitos-atores da pesquisa os mestrandos da turma 2013 do PPGE/UECE. O estudo, portanto, traz os achados acerca das recordaçõesreferências apreendidas, retratando como se formam os docentes e como se desenvolvem segundo suas próprias percepções, confrontadas à luz dos teóricos supracitados na busca de evidenciar como a história de vida e formação é reverberada no desenvolvimento profissional docente. As narrativas dos sujeitos-atores revelaram que a práxis dos mesmos no exercício da docência também é resultante da contribuição que as experiências formadoras vividas ao longo da vida se somaram aos fazeres docentes.Universidade Federal do Piauí2016-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1234Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 23-41Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 23-41Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 23-412526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1234/1081Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBARRETO DE ABREU, SAMARA MOURA DA COSTA SILVA, ANDRÉA NÓBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA 2021-12-16T11:17:31Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1234Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:31Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
title AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
spellingShingle AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
BARRETO DE ABREU, SAMARA MOURA
História de vida
Formação docente
Recordações-referências
Desenvolvimento profissional docente
title_short AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
title_full AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
title_fullStr AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
title_full_unstemmed AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
title_sort AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
author BARRETO DE ABREU, SAMARA MOURA
author_facet BARRETO DE ABREU, SAMARA MOURA
DA COSTA SILVA, ANDRÉA
NÓBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA
author_role author
author2 DA COSTA SILVA, ANDRÉA
NÓBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARRETO DE ABREU, SAMARA MOURA
DA COSTA SILVA, ANDRÉA
NÓBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv História de vida
Formação docente
Recordações-referências
Desenvolvimento profissional docente
topic História de vida
Formação docente
Recordações-referências
Desenvolvimento profissional docente
description Este texto evidencia as recordações-referências (JOSSO, 2002) na história de vida e formação de alunos ingressos à turma de 2013 no Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir das narrativas autobiográficas. Tem como objetivo apreender as recordações-referências da história de vida e formação e suas reverberações no desenvolvimento profissional docente. Este estudo é resultado de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa para a qual se recorreu ao método do estudo de caso, tendo como instrumento de coleta a entrevista autobiográfica. O aporte teórico para as análises está fundamentado nos conceitos de autores como Ball e Goodson (1989), Finger (1989), Moita (1992), Nóvoa (1992; 1995), Josso (2002; 2007), Silva (2000), Contreras (2003). As inquietações que motivaram tal investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional: bases conceituais, experiências e trajetórias dos docentes, inserida no currículo do referido Mestrado. Adotamos como sujeitos-atores da pesquisa os mestrandos da turma 2013 do PPGE/UECE. O estudo, portanto, traz os achados acerca das recordaçõesreferências apreendidas, retratando como se formam os docentes e como se desenvolvem segundo suas próprias percepções, confrontadas à luz dos teóricos supracitados na busca de evidenciar como a história de vida e formação é reverberada no desenvolvimento profissional docente. As narrativas dos sujeitos-atores revelaram que a práxis dos mesmos no exercício da docência também é resultante da contribuição que as experiências formadoras vividas ao longo da vida se somaram aos fazeres docentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1234
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1234/1081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 23-41
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 23-41
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 23-41
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442910322688