REDE CONCEITUAL SOBRE PRÁTICA EDUCATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA MACHADO, RAIMUNDA NONATA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1241
Resumo: Este artigo é resultado de estudos desenvolvidos na disciplina “Prática Educativa” do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Faz uma arqueologia do conceito de prática educativa em obras pedagógicas, analisando seu processo de elaboração nas dimensões: lógica, psicológica, pedagógica e histórica, tendo como ponto de partida, principalmente, o estudo de Ferreira (2009), que analisa processos de formação de conceitos científicos, bem como, Cheptulin (2004) e Lefbvre (1983) sobre a compreensão das conexões entre as qualidades universal, particular e singular na produção de conceitos. Discute o quanto a atividade de produção de rede conceitual da prática educativa impulsiona a realização do movimento de análise e síntese; do pensar sobre o próprio pensamento e da ampliação de conhecimentos e atitudes epistemológicas sobre a realidade socioeducacional. Contribui com as reflexões sobre concepções de prática educativa para além da dialética da matéria (materialismo) e do espírito (idealismo), buscando sua complementaridade ao relacionar matéria e espírito na história da humanidade, aspecto imprescindível para se proceder a arqueologia do conceito.
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