SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DO NASCIMENTO, JOSÉ MATEUS
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SARMENTO HENRIQUE, ANA LÚCIA, DAS GRAÇAS BARACHO, MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1332
Resumo: Este artigo visa analisar os objetos de estudo dos TCCs da Pós-Graduação em PROEJA, ofertado pelo IFRN, em 2008, confrontando-os com a matriz curricular do curso. É uma investigação, a partir de análise documental, de caráter exploratório realizada em 3 etapas: primeiramente, procedeu-se à análise dos projetos e relatórios da Especialização-PROEJA ofertados pelo IFRN entre os anos 2006 a 2009; em segundo lugar, foram examinados os TCCs produzidos na turma 2008; e, por fim, fez-se um estudo comparativo dos resumos desses TCCs para traçar um paralelo entre a matriz curricular, os eixos temáticos do curso e os objetos de estudo dos TCCs. O estudo mostrou que muitos trabalhos não se situavam no campo epistemológico do Proeja, convergindo para EJA ou para a Educação Básica e que, apesar de muitos TCCs usarem alunos do Proeja como sujeitos da pesquisa, focaram seu objeto em disciplinas do Ensino Médio. A análise dos objetos de estudo do Eixo Temático 1 da especialização mostrou que o trabalho foi o único princípio objeto de estudo dos TCCs. Já o Eixo Temático 2 concentrou maior número de trabalhos, cujos objetos de investigação focaram o estudo do currículo, das práticas pedagógicas e dos processos de ensino. A análise mostrou ainda que o foco das pesquisas dos alunos concentrou-se na educação de jovens e adultos, com poucas produções no campo do Proeja. É relevante destacar que como o programa fundou um novo campo epistemológico para o qual ainda não havia produção acadêmica, essa pouca produção talvez tenha influenciado na seleção dos objetos de estudo por parte dos alunos.
id UFPI-5_4fb7f19d742f9425838379850a387794
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1332
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008ProejaCurrículoTrabalho de conclusão de cursEste artigo visa analisar os objetos de estudo dos TCCs da Pós-Graduação em PROEJA, ofertado pelo IFRN, em 2008, confrontando-os com a matriz curricular do curso. É uma investigação, a partir de análise documental, de caráter exploratório realizada em 3 etapas: primeiramente, procedeu-se à análise dos projetos e relatórios da Especialização-PROEJA ofertados pelo IFRN entre os anos 2006 a 2009; em segundo lugar, foram examinados os TCCs produzidos na turma 2008; e, por fim, fez-se um estudo comparativo dos resumos desses TCCs para traçar um paralelo entre a matriz curricular, os eixos temáticos do curso e os objetos de estudo dos TCCs. O estudo mostrou que muitos trabalhos não se situavam no campo epistemológico do Proeja, convergindo para EJA ou para a Educação Básica e que, apesar de muitos TCCs usarem alunos do Proeja como sujeitos da pesquisa, focaram seu objeto em disciplinas do Ensino Médio. A análise dos objetos de estudo do Eixo Temático 1 da especialização mostrou que o trabalho foi o único princípio objeto de estudo dos TCCs. Já o Eixo Temático 2 concentrou maior número de trabalhos, cujos objetos de investigação focaram o estudo do currículo, das práticas pedagógicas e dos processos de ensino. A análise mostrou ainda que o foco das pesquisas dos alunos concentrou-se na educação de jovens e adultos, com poucas produções no campo do Proeja. É relevante destacar que como o programa fundou um novo campo epistemológico para o qual ainda não havia produção acadêmica, essa pouca produção talvez tenha influenciado na seleção dos objetos de estudo por parte dos alunos.Universidade Federal do Piauí2013-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1332Languages, Education and Society; No. 29 (2013); 85-112Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013); 85-112Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013); 85-1122526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1332/1178Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDO NASCIMENTO, JOSÉ MATEUS SARMENTO HENRIQUE, ANA LÚCIA DAS GRAÇAS BARACHO, MARIA 2022-01-13T14:56:20Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1332Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T14:56:20Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
title SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
spellingShingle SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
DO NASCIMENTO, JOSÉ MATEUS
Proeja
Currículo
Trabalho de conclusão de curs
title_short SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
title_full SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
title_fullStr SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
title_full_unstemmed SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
title_sort SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
author DO NASCIMENTO, JOSÉ MATEUS
author_facet DO NASCIMENTO, JOSÉ MATEUS
SARMENTO HENRIQUE, ANA LÚCIA
DAS GRAÇAS BARACHO, MARIA
author_role author
author2 SARMENTO HENRIQUE, ANA LÚCIA
DAS GRAÇAS BARACHO, MARIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DO NASCIMENTO, JOSÉ MATEUS
SARMENTO HENRIQUE, ANA LÚCIA
DAS GRAÇAS BARACHO, MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Proeja
Currículo
Trabalho de conclusão de curs
topic Proeja
Currículo
Trabalho de conclusão de curs
description Este artigo visa analisar os objetos de estudo dos TCCs da Pós-Graduação em PROEJA, ofertado pelo IFRN, em 2008, confrontando-os com a matriz curricular do curso. É uma investigação, a partir de análise documental, de caráter exploratório realizada em 3 etapas: primeiramente, procedeu-se à análise dos projetos e relatórios da Especialização-PROEJA ofertados pelo IFRN entre os anos 2006 a 2009; em segundo lugar, foram examinados os TCCs produzidos na turma 2008; e, por fim, fez-se um estudo comparativo dos resumos desses TCCs para traçar um paralelo entre a matriz curricular, os eixos temáticos do curso e os objetos de estudo dos TCCs. O estudo mostrou que muitos trabalhos não se situavam no campo epistemológico do Proeja, convergindo para EJA ou para a Educação Básica e que, apesar de muitos TCCs usarem alunos do Proeja como sujeitos da pesquisa, focaram seu objeto em disciplinas do Ensino Médio. A análise dos objetos de estudo do Eixo Temático 1 da especialização mostrou que o trabalho foi o único princípio objeto de estudo dos TCCs. Já o Eixo Temático 2 concentrou maior número de trabalhos, cujos objetos de investigação focaram o estudo do currículo, das práticas pedagógicas e dos processos de ensino. A análise mostrou ainda que o foco das pesquisas dos alunos concentrou-se na educação de jovens e adultos, com poucas produções no campo do Proeja. É relevante destacar que como o programa fundou um novo campo epistemológico para o qual ainda não havia produção acadêmica, essa pouca produção talvez tenha influenciado na seleção dos objetos de estudo por parte dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1332
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1332/1178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 29 (2013); 85-112
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013); 85-112
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013); 85-112
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443068657664